Programa da Romaria da Senhora d’Agonia 2013

terça-feira, Fevereiro 26, 2013 15 Comentários

Segundo o programa da Romaria d'Agonia de 2013, ainda provisório, a festa realiza-se este ano entre 16 e 20 de agosto.
A procissão ao mar, considerada por muitos a mais simbólica realização das Festas da Agonia, em Viana do Castelo, ocorre no dia 20 de Agosto, dia dedicado à padroeira dos pescadores.
A Romaria começa a 16 de agosto, sexta-feira, com a habitual saída à rua do Desfile da Mordomia, às 10h00 e a Procissão Solene da Senhora da Agonia, às 16h00. O dia seguinte é marcado pelo Cortejo Etnográfico, às 16h00 e a Festa do Traje, às 22h00. No domingo, dia 18 de agosto, o destaque vai para o Desfile "Vamos para a Serenata”, às 21h00 e o fogo-de-artifício às 24h00. Na segunda-feira, pelas 21h00, realiza-se o Desfile “Vamos para o Festival” e às 22h00 há Exibições de Grupos Folclóricos, dando-se início às 24h00 à confecção dos “Tapetes Floridos", nas ruas da Ribeira. Para terça-feira, dia 20, feriado municipal, dia da Senhora d’Agonia, padroeira dos pescadores locais, fica reservada a partir da 09h00, a visita às ruas da Ribeira para admirar os “Tapetes Floridos”, prosseguindo com a Solene Celebração Eucarística (no adro da Senhora da Agonia), às 14h30, seguida de Procissão ao Mar.

CLIQUE AQUI  E VEJA O PROGRAMA DEFINITIVO

15 comentários:

Jose Marinho disse...

Sou vianense emigrado. Vou todos os anos a Viana por altura das festas da Agonia. Obrigado por nos manter informados. Sempre em cima do acontecimento. Continue.

Rosa Laranjeiro disse...

Sempre em cima do acontecimento.
Obrigado por nos manter informados.

Anónimo disse...

Para mim como sempre não tem novidade nenhuma!! Até podiam nem dizer qual é programa das festas por eu já sei decór. Se quiserem eu posso dizer qual vai ser o programa das Festas D´agonia de 2020...não é necessário fazer muitas contas!!!!

Anónimo disse...

Se quer ver uma romaria bem portuguesa tem de ir a Viana do castelo

Artur (Rio de Janeiro) disse...


O anonimo que comentou que podia prever o roteiro das festas do 2020 deve ser um pastor de cabras em Tras os Montyes e nunca foi a Viana
muito menos ás festas da Agonia,Deus perdoa a quem não sabe o que diz,vai lá? eu vou.

Sossego precisa-se disse...

Ontem dia 26 de Abril um grupo de bombos da casa dos rapazes resolveu ir para o Jardim Publico anunciar que as Festas da Sra da Agonia estão prontas para serem realizadas daqui a 4 meses.
Reconheço que é de louvar o empenho dos mesmos mas por favor respeitam o sossego, não façam barulho junto á zona de habitações; perturbam o sossego dos mais velhos,as crianças não podem estudar, os escritórios e consultórios não funcionam e depois de um dia atribulado as pessoas desejam mais o sossego do que ver uns bombos a fazer barulho.
A marina é grande , a praça da Liberdade sempre será um local mais apropriado, mas por favor não vá acontecer o mesmo que o ano de 2012 tivemos a aturar os bombos, todos os dias , até ao periodo das festas.

Duarte disse...

ouvi dizer que o Quim Roscas ia estar na Festa da Agonia no dia 15 mas aqui não aparece...

Fernando Viana disse...

O meu coração estará sempre em viana embora longe de viana, no entanto não vejo o momento e o orgulho de voltar a viana este ano mais uma vez para presenciar a minhas festas.
Viana é Viana e sempre será para mim e para meu coração a minha alma de vianense.
Amo-te Viana

O que se compra por aí ,- disse...

No dia 29 de Junho de 2013 desloquei-me ao Pingo Doce.
Fiz uma paragem na padaria e para espanto meu vi uma pessoa a pedir uma encomenda para o Rancho Folclórico de ....deparei-me com o seguinte ;- A broa comprada era nada mais que uma broa industrial!
Pensei sempre que os produtos comprados nos feirões tinham um caris particular, eram caseiros, afinal enganei-me são caros e não são de todo caseiros , mas sim " tipo caseiro ", o que é vem diferente do que para aí se apregoa !
Lembro que no próximo dia 20 de Julho em S. Lourenço da Montaria, vai haver uma amostra de broa caseira.
Para aqueles que são exigentes e não gostam de comer"gato por lebre" sugiro um passeio a esta aldeia onde podem apreciar as delicias e comeres tradicionais.

Anónimo disse...

Boa noite, gostaria de saber quando é o conhecido cortejo (dia e hora), com os trajes tradicionais e os carros...

Desde já muito obrigado.

Cumprimentos!

Anónimo disse...

O cortejo histórico-etnográfico realiza-se no dia 17 de agosto, sábado, às 16H00.

Anónimo disse...

ola, alguem me pode informar em que dia é o fogo na ponte? obrigada

Anónimo disse...

Respondendo ao comentário anterior, informo que segundo o programa, a "Serenata" onde está incluído o fogo na ponte realiza-se no domingo, dia 18 às 00H00.

João Correia disse...

Sou de viana, adorava estar ai, mas o trabalho não me permite. Não faz mal vou dia 24-08 ainda vou ver algo. para todos vocês umas boas festas. Gozem há brava.

jacinto disse...

Sempe foi meu propósito ir as festas de Viana mas kuando tento encontrar alojamento dou com tudo superlotadonão não necessita ser mesmo na cidade basta até um raio de ação de 4 /5 kmagradeço ajuda para programar p 2014 obrigado