Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Energia do vento é maior empregador do distrito

Notícia publicada no Jornal Diário de Notícias, de 2009-09-22.

O consórcio das eólicas liderado pela multinacional alemã Enercon prepara-se para suplantar os Estaleiros Navais de Viana do Castelo e o Centro Hospitalar do Alto Minho no título de maior empregador do distrito e para isso muito vai contribuir a sexta unidade do grupo, que até final do ano vai começar a nascer em Lanheses.

Trata-se de mais 500 postos de trabalho para a fábrica de pás de rotor, a sexta unidade a instalar pela multinacional em Viana do Castelo no âmbito do cluster apelidado de "AutoEuropa do Vento". Actualmente estão em funcionamento no concelho cinco unidades da Enercon, distribuídas pelo Parque Empresarial da Praia Norte e Parque Empresarial de Lanheses. São já cerca de mil postos de trabalho distribuídos pelas fábricas de pás de rotor, que já produz dez unidades por semana, e as de torres de betão, com 83 metros de altura, para instalação dos aerogeradores. Há ainda a somar as fábricas de Mecatrónica e de Geradores, para além de uma unidade de formação e gestão dos parques eólicos do grupo, cujo "nível salarial médio" varia entre 500 e 900 euros.

A instalação da Enercon em Viana do Castelo é vista como um dos marcos mais importantes na história do concelho, que, baseando-se na tecnologia alemã, passou a desenvolver e produzir no Minho o aerogerador mais moderno do mundo. A instalação deste cluster, ao abrigo da vitória do consórcio Eólicas de Portugal na concessão de 1000 MW de potência eólica a distribuir pelo Pais, resultou de contrapartidas instituídas pelo Ministério da Economia e representa um investimento global de 200 milhões de euros. Entre fábricas directa e indirectamente ligadas ao cluster estima-se em cerca de 2500 os postos de trabalho que serão criados em Viana no ramo das eólicas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | A Praça da República já foi assim...

VIANA | Sugestões para o fim de semana