Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Requalificação da Frente Ribeirinha da Praia Norte - Praia do Coral

O concurso público para a elaboração do projecto requalificação da Frente Ribeirinha da Praia Norte – Praia do Coral acaba de ser publicado em Diário da República, naquele que é mais um passo para a qualificação dos 24 quilómetros de frente de mar de Viana do Castelo até 2013. Integrado no Programa de Requalificação e Valorização da Orla Costeira – Polis Litoral Norte, que agrega os Municípios de Viana do Castelo, Caminha e Esposende, o concurso público tem prevista a abertura de propostas a 09 de Novembro próximo.
Em causa está a elaboração do projecto de requalificação da Frente Ribeirinha da Praia Norte – Praia do Coral com vista à valorização paisagística e ambiental da zona adjacente à área da praia e que integra também a qualificação do espaço público (pontão e mobiliário urbano) e ainda o ordenamento do estacionamento e construção de estruturas de apoio turístico.
Recorde-se que este é o terceiro concurso público em decurso, depois de ter sido também publicado o concurso relativo à qualificação do núcleo da frente marítima da Amorosa (Chafé) e Pedra Alta (Castelo de Neiva). Para breve, está previsto o concurso público de Cabedelo (Darque) e decorrem já os concursos públicos nos Planos de Praia de Ínsua, Afife e Paçô.
O Polis Litoral Norte, que prevê requalificar a frente marítima até 2013, integra em Viana do Castelo a valorização dos aglomerados populacionais da orla costeira, a beneficiação das vias de acesso e reordenamento das áreas de estacionamento, a criação de espaços verdes, a protecção costeira, a beneficiação das vias de circulação interna, a execução de estacionamento de retaguarda, a requalificação do espaço público e paisagístico do aglomerado e a criação de passadiços, para além de uma ciclovia, da criação de apoios de prática balnear e de apoio à prática desportiva náutica.
Assim, está prevista a valorização das frentes marítimas da praia Norte/Coral, Cabedelo, Chafé/Amorosa, Castelo Neiva/Pedra Alta com o reordenamento e qualificação mediante a valorização dos aglomerados populacionais, a beneficiação da via de acesso e reordenamento da área de estacionamento, a criação de espaços verdes, a protecção costeira, a beneficiação das vias de circulação interna, a requalificação do espaço público e a criação de passadiços, para além da ciclovia que atravessa toda a faixa litoral dos três concelhos e ainda a requalificação dos armazéns de aprestos dos pescadores (na freguesia de Castelo de Neiva).
Estão também previstas estruturas de apoio balnear (Planos de Praia) na praia da Ínsua, Afife, Arda /Bico, Paçô/Carreço, Amorosa/Chafé e Pedra Alta/Castelo de Neiva. Este eixo define a qualificação das infra-estruturas de apoio ao uso balnear com a criação de infra-estruturas de apoio aos acessos viários, estacionamento, acessos pedonais, apoios de praia de qualidade, criando uma imagem de referência associada ao valor ambiental do Litoral Norte.

A notícia é da Rádio Alto Minho, de Viana do Castelo, datada de 2009.09.24.
As fotos são minhas.


Praia Norte


Praia do Coral

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | A Praça da República já foi assim...

VIANA | Sugestões para o fim de semana