Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Requalificação da Frente Ribeirinha da Praia Norte - Praia do Coral

O concurso público para a elaboração do projecto requalificação da Frente Ribeirinha da Praia Norte – Praia do Coral acaba de ser publicado em Diário da República, naquele que é mais um passo para a qualificação dos 24 quilómetros de frente de mar de Viana do Castelo até 2013. Integrado no Programa de Requalificação e Valorização da Orla Costeira – Polis Litoral Norte, que agrega os Municípios de Viana do Castelo, Caminha e Esposende, o concurso público tem prevista a abertura de propostas a 09 de Novembro próximo.
Em causa está a elaboração do projecto de requalificação da Frente Ribeirinha da Praia Norte – Praia do Coral com vista à valorização paisagística e ambiental da zona adjacente à área da praia e que integra também a qualificação do espaço público (pontão e mobiliário urbano) e ainda o ordenamento do estacionamento e construção de estruturas de apoio turístico.
Recorde-se que este é o terceiro concurso público em decurso, depois de ter sido também publicado o concurso relativo à qualificação do núcleo da frente marítima da Amorosa (Chafé) e Pedra Alta (Castelo de Neiva). Para breve, está previsto o concurso público de Cabedelo (Darque) e decorrem já os concursos públicos nos Planos de Praia de Ínsua, Afife e Paçô.
O Polis Litoral Norte, que prevê requalificar a frente marítima até 2013, integra em Viana do Castelo a valorização dos aglomerados populacionais da orla costeira, a beneficiação das vias de acesso e reordenamento das áreas de estacionamento, a criação de espaços verdes, a protecção costeira, a beneficiação das vias de circulação interna, a execução de estacionamento de retaguarda, a requalificação do espaço público e paisagístico do aglomerado e a criação de passadiços, para além de uma ciclovia, da criação de apoios de prática balnear e de apoio à prática desportiva náutica.
Assim, está prevista a valorização das frentes marítimas da praia Norte/Coral, Cabedelo, Chafé/Amorosa, Castelo Neiva/Pedra Alta com o reordenamento e qualificação mediante a valorização dos aglomerados populacionais, a beneficiação da via de acesso e reordenamento da área de estacionamento, a criação de espaços verdes, a protecção costeira, a beneficiação das vias de circulação interna, a requalificação do espaço público e a criação de passadiços, para além da ciclovia que atravessa toda a faixa litoral dos três concelhos e ainda a requalificação dos armazéns de aprestos dos pescadores (na freguesia de Castelo de Neiva).
Estão também previstas estruturas de apoio balnear (Planos de Praia) na praia da Ínsua, Afife, Arda /Bico, Paçô/Carreço, Amorosa/Chafé e Pedra Alta/Castelo de Neiva. Este eixo define a qualificação das infra-estruturas de apoio ao uso balnear com a criação de infra-estruturas de apoio aos acessos viários, estacionamento, acessos pedonais, apoios de praia de qualidade, criando uma imagem de referência associada ao valor ambiental do Litoral Norte.

A notícia é da Rádio Alto Minho, de Viana do Castelo, datada de 2009.09.24.
As fotos são minhas.


Praia Norte


Praia do Coral

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Geoparque Litoral de Viana do Castelo finalista no Green Project Awards

VIANA | Novo melhoramento em Santa Luzia

Concurso para a nova Praça Viana publicado em Diário da República

Chove no mais famoso monumento de Viana