Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Igreja de São Domingos (Séc. XVI)

A Igreja de S. Domingos, que subsiste do antigo convento de Santa Cruz fundado pelo Dominicano D. Frei Bartolomeu dos Mártires, o Arcebispo Santo, recentemente beatificado pelo Papa João Paulo II, célebre pela sua participação no Concílio de Trento, é um templo quinhentista, edificado entre 1566 e 1576, sob risco do dominicano Frei Julião Romero, o mesmo que já traçara a igreja de S. Gonçalo de Amarante. No interior podem admirar-se vários altares de belíssima talha dourada, com destaque para o grandioso retábulo do braço norte do transepto, em "talha gorda", entalhado pelo mestre bracarense José Alvares de Araújo, a partir do desenho encomendado pela confraria do Rosário, em 1760, ao mestre André Soares e que recebeu do prestigiado especialista Robert Smith a classificação de "obra-prima do estilo rocaille de toda a Europa".

Texto retirado do site da C. M. Viana do Castelo.

Mais informação: aqui e aqui







Comentários

  1. olah!! bem eu sou uma estudante e estou a fazer um trabalho sobre a Igreja de Sao Domingos!! e gostava imenso que me pudesse exclarecer uma duvidas pois nao sou de viana e nao encontro muita coisa sobre a Igreja!!
    bem eu gostava de saber a que estilo pretence cada um dos altares da igreja 2 deles eu sei e obvio mas os restantes nao tenho bem acreteza se me pudesse exclarecer a duvida!
    fico a espera de resposta beijo e obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olharvianadocastelo.blogspot.com22 de novembro de 2010 às 12:07

    Lamento não poder ajudá-la, pois não tenho conhecimentos sobre o assunto.
    Juntei dois "links" (ver no fim deste "post" em mais informação) que contêm alguma informação sobre a Igreja de S. Domingos. Espero que ajudem em alguma coisa.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Hoje é o dia da LUZIA, a Santa dos Olhos

VIANA | À beira da estrada

“Sentidos de Viana” promete animação de Natal e Ano Novo para vianenses e turistas