Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Viana quer produzir maior aerogerador do mundo

Notícia publicada no Diário de Notícias, datada de 2009-11-14.

A fábrica da Enercon de Viana do Castelo está na corrida para receber a produção do novo aerogerador desenvolvido pela multinacional alemã, que vai aumentar em 50% a capacidade do actual modelo, de 2 MegaWatts (MW) de energia produzida por cada torre. "É um modelo de 3 MW, que aumenta a capacidade em 50%, com padrões de tecnologia avançados. Será muito bem-vindo para o mercado", disse Francisco Laranjeira, administrador da Enercon/Viana. 
Este novo modelo resulta da "evolução" do actual, de 2MW, tido como o aerogerador "mais moderno do mundo" e que já é produzido em Viana do Castelo. "Estamos a falar de uma tecnologia muito avançada e um protótipo a lançar em todo o mundo", acrescentou o responsável português, admitindo a possibilidade de exportação do modelo que representará a evolução do que é produzido em Viana. 
O anúncio foi feito após a realização, em Viana do Castelo, do Fórum da Enercon. "É a primeira vez que o fórum se realiza fora da Alemanha. É um sinal de reconhecimento da importância do projecto em Portugal e da sua visibilidade para a comunidade internacional", sublinhou Francisco Laranjeira. Há mais de 25 anos no mercado, o grupo Enercon, com sede na Alemanha, é líder em termos de geradores eólicos, instalados em mais de 30 países. Conta com unidades de produção em Portugal, Alemanha, Brasil, Turquia e Suécia. Em Viana do Castelo, o grupo tem em funcionamento cinco unidades, distribuídas pelo Parque Empresarial da Praia Norte e Parque Empresarial de Lanheses. São já de cerca de mil postos de trabalho distribuídos pelas fábricas de pás de rotor e as de torres de betão, para instalação dos aerogeradores e as fábricas de Mecatrónica e de Geradores. Até ao final do ano avançará uma sexta unidade, de aerogeradores, que vai gerar mais 500 postos de trabalho.

Sobre a fábrica da ENERCON, instalada em Viana do Castelo, veja a reportagem que passou recentemente na SIC.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | A Praça da República já foi assim...

Símbolos da construção naval de Viana