Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Árvores de Interesse Público em Viana do Castelo

Devido ao clima propício, existem em Portugal árvores que se distinguem doutras das suas espécies pelo porte, desenho, idade, raridade, interesse histórico ou paisagístico e são estas árvores que a Autoridade Florestal Nacional considera como “Monumentais” classificando-as de Interesse Público.
Estas árvores apresentam um valor patrimonial elevado, tendo algumas delas ligações directas com a nossa história e cultura. Trata-se de exemplares que se encontram isolados ou em conjunto, localizados muitas vezes em jardins públicos, no meio urbano e em diversos locais emblemáticos, tais como igrejas, ermidas, fontes, etc.
Segundo dados da AFN que publica no seu site a lista de “Árvores de Interesse Público”, no concelho de Viana do Castelo existem 14 árvores com essa classificação.
Dessas 14 árvores, a mais velha tem 300 anos, é um sobreiro que fica em S. Silvestre, na freguesia de Cardielos, concelho de Viana do Castelo.
No mapa em baixo, pode consultar alguns dados sobre essas Árvores “Monumentais” existentes no concelho de Viana do Castelo (para mais pormenores sobre cada árvore, clique aqui e consulte a coluna “Nº Processo”).



Tilias prateadas, existentes no Cemitério Municipal de Viana do Castelo, classificadas de Interesse Público

Comentários

Anónimo disse…
Sempre achei esta árvore um espectáculo (principalmente quando está coberta de folhas).
Acho curioso o pormenor de a copa das duas árvores juntas, quem observar de longe, parecer uma única árvore.

Mensagens populares deste blogue

Viana prepara-se para a Festa

Romaria D’Agonia 2017 | Programa provisório

ROMARIA D’AGONIA | Começa a 17 de agosto e já tem programa