Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Imagem do Sagrado Coração de Jesus

Imagem do Sagrado Coração de Jesus, feita em bronze, da autoria do escultor Aleixo Queirós Ribeiro. Esta imagem encontra-se na fachada do Templo de Santa Luzia, em Viana do Castelo.
Há quem designe o Templo de Santa Luzia (como sempre foi conhecido pelos Vianenses e não só) como Templo do Sagrado Coração de Jesus.
Há referências em escritos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde realmente aparece a designação umas vezes Templo de Santa Luzia outras Templo do Sagrado Coração de Jesus, qual será o correcto? Numa inscrição na entrada do Museu do Templo, podemos ler Templo-Monumento de Santa Luzia, por isso acho que será este o termo mais correcto.
Se porventura alguém ler este "post" e tiver conhecimentos sobre este assunto, agradecia que comentasse aqui, para um melhor esclarecimento.

Comentários

Anónimo disse…
Sou natural e residente em Viana do Castelo (zona da Ribeira) há 45 anos. Desde que me conheço sempre ouvi os meus pais e meus avós, referirem-se a Templo de Santa Luzia e nunca a Templo Sagrado Coração Jesus.
Fiquei curioso e vou estar atento a este assunto, na eventualidade de alguém aqui comentar.
Bom blogue.
Parabéns.

Mensagens populares deste blogue

Viana prepara-se para a Festa

Romaria D’Agonia 2017 | Programa provisório

ROMARIA D’AGONIA | Começa a 17 de agosto e já tem programa