Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Aprovado Projecto de Execução do futuro Arquivo Municipal

Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na reunião de executivo de ontem, o projecto de execução da Remodelação e Ampliação do Antigo Matadouro Municipal, que irá acolher o Arquivo Municipal. O equipamento, actualmente a funcionar em três edifícios distintos (um na sede dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico, outro na Encosta do Elevador e outro na antiga biblioteca), vai ter modernas instalações, que deverão custar cerca de cinco milhões de euros.
O projecto, que será agora alvo de candidatura a fundos comunitários, integra a requalificação do actual edifício do matadouro e ainda a criação de um novo edifício em “U” para armazenamento de documentação que, por seu lado, terá capacidade para mais dez quilómetros lineares de prateleiras, respondendo assim às exigências do actual Arquivo e garantindo capacidade para mais cinquenta anos, com as novas tecnologias de registo.
O projecto integra ainda zonas de consulta de documentação e para investigação, para além de possuir todas as condições modernas de armazenamento de documentos antigos.
Recorde-se que o Arquivo Municipal de Viana do Castelo tem vindo a mostrar cada vez maior apetência para os que pretendem efectuar investigações. O Arquivo Municipal tem um fundo documental de grande valor patrimonial desde 1262. Possui 2086 peças documentais e, no fundo legislativo, contam 2600 volumes, entre os quais as Ordenações Filipinas de 1602.
Possui também 89 bens arquivísticos de valor excepcional, devidamente classificados pelo Programa de Inventariação de Bens Culturais Móveis e, na sua posse, está também o Foral de D. Manuel de 1512 e quatro iluminuras divulgadas no Inventário dos Códices Iluminados até 1500.
Do seu fundo documental, constam também 167.550 peças fotográficas e 1398 postais. Actualmente, a documentação do Arquivo Municipal ocupa 6800 metros lineares, mas o ritmo de crescimento é de 200 metros lineares por ano.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Veja imagens do estado actual do antigo Matadouro Municipal aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | A Praça da República já foi assim...

VIANA | Sugestões para o fim de semana