Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Escola Primária de Fonte Grossa

O actual edifício da Escola Primária de Fonte Grossa, situado na Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, Concelho de Viana do Castelo, integra o pacote de Escolas conhecidas como "Escolas Dr. Alfredo de Magalhães". Não se trata de escolas de um tipo, mas sim de escolas projectadas na República, que foram despachadas em 1927, pelo ministro da Instrução da Ditadura Militar, Dr. Alfredo de Magalhães, donde lhes vem o nome.
Está previsto para o próximo dia 25 de Janeiro, a inauguração do novo Centro Escolar de Santa Marta de Portuzelo, o que originará o encerramento da actual Escola Primária de Fonte Grossa.

Cronologia deste edifício:
1920, década - construção da escola; 1933 - feitura dos painéis de azulejos alusivos à pedagogia da autoria de Francisco Macedo e fabricados na Corticeira, no Porto.


Escola Primária da Fonte Grossa, Viana do Castelo

Escola Primária da Fonte Grossa, Viana do Castelo

Escola Primária da Fonte Grossa, Viana do Castelo

Comentários

Anónimo disse…
Andei nessa Escola há 20 anos atrás.
É um edifício antigo mas muito bonito. Espero que com a mudança dos alunos para o novo Centro Escolar, utilizem as instalações antigas para lá instalarem uma Biblioteca ou um Museu que Santa Marta não tem e que muito valorizava a Freguesia.

Mensagens populares deste blogue

VIANA | A Praça da República já foi assim...

VIANA | Sugestões para o fim de semana

Viana e o Mar inspira concurso fotográfico