Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Ainda há lavadeiras em Viana do Castelo

Em pleno século XXI, ainda há quem utilize os lavadouros públicos para lavar a roupa à mão. 
Diz quem usa o tanque (assim é designado o lavadouro) que este é mais prático para lavar peças de roupa grandes, nomeadamente colchas e tapetes. 
Este lavadouro, na freguesia de Monserrate, em Viana do Castelo, é maioritariamente frequentado por lavadeiras que lavam roupa para fora, sendo para algumas delas este serviço, a sua única fonte de rendimento. 
Até há poucos anos atrás, este tanque era abastecido por água de uma nascente, que saia por uma grande bica em pedra. Após as obras no Campo da Agonia, passaram a ser duas torneiras que fornecem o tanque de água da rede pública. 
Penso que este lavadouro público é único na cidade de Viana do Castelo, pelo que seria bom que se preservasse como património colectivo e para que os mais jovens saibam que nem sempre existiram máquinas de lavar roupa.



Comentários

Anónimo disse…
Sempre que posso venho aqui ver o blog que está muito interessante e nos deixa actualizados nas mudanças da Nossa Cidade...
Quanto ao lavadouro aqui referenciado como único na Cidade,quero dizer que conheço outros dois,um na freguesia de Santa Maria Maior(área da Abelheira)e outro no Lugar da Cova.

Mensagens populares deste blogue

Viana prepara-se para a Festa

Romaria D’Agonia 2017 | Programa provisório

ROMARIA D’AGONIA | Começa a 17 de agosto e já tem programa