Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Fonte de Mergulho da Abelheira

Esta Fonte localiza-se no Lugar da Abelheira, Freguesia de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo.
"As fontes de mergulho, também conhecidas por fontes de chafurdo ou de afaga-caneco, conhecidas já na época clássica, proliferaram principalmente durante a idade média, perdurando mesmo até aos nossos dias, por constituírem um método seguro, rápido e eficaz de abastecimento de água às populações.
Claro que uma fonte com estas características necessitava de um veio de água de razoável caudal, para que a água da pia nunca estagnasse, tornando-a imprópria para consumo. Além disso, só se justificava a sua construção, razoavelmente complexa, no seio de uma comunidade com aceitável número de habitações, pelo que a existência desta fonte, neste lugar, cuja cronologia, pelos fragmentos cerâmicos encontrados, remontará aos finais do Século XV início do Século XVI, indicia que a ocupação humana do lugar da Abelheira se terá intensificado a partir desta época, fruto não só do notável desenvolvimento que Viana e o seu porto de mar sofreram na centúria de quinhentos (o porto de Viana era o segundo do país em número de entradas e saídas da barra).
A estrutura hoje visível corresponde já a uma profunda reestruturação operada, provavelmente, nos finais do Século XVIII..."

Texto retirado de uma placa que se encontra junto à Fonte.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Sugestões para o fim de semana

VIANA | A Praça da República já foi assim...