Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Requalificação da Estrada da Abelheira avança na próxima semana

As obras de reabilitação da Estrada da Abelheira (EN 302-2) vão começar na próxima semana, estando já no terreno os preparativos para a empreitada, que implica a reparação do tapete betuminoso numa extensão de quatro quilómetros entre a Abelheira (freguesia de Santa Maria Maior) e a Cova (freguesia da Meadela). Esta intervenção de emergência antecede um projecto de correcção do traçado da via, que a Autarquia pretende levar a cabo em articulação com os futuros acessos ao Estádio Municipal Manuela Machado.
Ontem, decorreu uma reunião com as empresas concessionárias dos transportes públicos que servem aquela zona, que agora irão utilizar um circuito alternativo. Ficou igualmente acordado arrancar com a empreitada já na próxima semana, dada a urgência da intervenção.
A empreitada, levada a cabo pela Câmara Municipal, está orçada em 125 mil euros mas a Autarquia está a preparar um projecto mais abrangente que irá implicar a correcção do traçado da EN302-2 e que irá ser efectuado em articulação com o novo acesso ao Estádio Manuela Machado, com uma rotunda na ligação entre estas duas vias. Esta intervenção implicará melhoria do sistema de águas pluviais, o reforço da iluminação pública e a sinalização rodoviária, transformando a EN302-2 numa via mais urbana e com maior segurança.
Recorde-se que esta via está ainda sob a alçada da empresa Estradas de Portugal uma vez que se encontra para homologação da Secretaria de Estado o acordo entre aquela empresa pública e a autarquia para transferir a empreitada de reparação para a Câmara Municipal.
O processo de transferência desta estrada nacional e da sua reparação foi, no entanto, alvo de diversas solicitações no passado por parte da Câmara Municipal à antiga Direcção de Estradas de Viana do Castelo e, em 2009, foi efectuado o protocolo de colaboração entre as duas entidades para a transferência daquela via para o património municipal depois de efectuada a empreitada de recuperação do tapete betuminoso. No entanto, por dificuldades da EP, o protocolo foi reformulado e, em seu lugar, nasceu este acordo que aguarda homologação.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | A Praça da República já foi assim...

VIANA | Sugestões para o fim de semana