Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Salva-vidas ''Atento''

O «Atento», que está ancorado no porto de Viana do Castelo, é um navio salva-vidas made in Portugal, integralmente projectado e construído no Arsenal do Alfeite e considerado um topo de gama mundial. 
Esta embarcação, de estrutura em liga de alumínio, com 14,5 metros de comprimento total e 4,3 metros de boca, deslocamento máximo de 18 toneladas e propulsão por dois motores propulsores SCANIA que accionam através de veios universais, atinge uma velocidade máxima de 28 nós. 
Consegue fazer a rotação sobre si próprio no caso de se virar no mar, voltando à tona da água e mantendo em simultâneo a segurança dos náufragos que transporta. 
Virtualmente inafundável e capaz de se deslocar a elevadas velocidades, este salva-vidas permite, em condições de razoável conforto, o reboque de outras embarcações e a recuperação até onze náufragos em mares de grandes alturas de onda. 
Com esta embarcação salva-vidas, a zona marítima de Viana do Castelo aumenta consideravelmente a capacidade de salvamentos no mar.







Comentários

Anónimo disse…
Pelas características desse salva-vidas, parece ter todas as condições para actuar em circunstâncias muito difíceis, era bom que nunca fosse preciso.
Infelizmente nos últimos tempos aqui na zona de Viana do Castelo, tem havido alguns naufrágios.

Mensagens populares deste blogue

Viana prepara-se para a Festa

Romaria D’Agonia 2017 | Programa provisório

ROMARIA D’AGONIA | Começa a 17 de agosto e já tem programa