Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Dia Mundial do Livro em Viana do Castelo

Dia Mundial do Livro
(Dia 23.04.2010, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo)
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo vai assinalar, na próxima sexta-feira (dia 23 de Abril), o Dia Mundial do Livro e Direitos de Autor, com a oferta de um livro da Autarquia por cada leitor que visita a Biblioteca durante o dia.
A iniciativa pretende assinalar o dia, celebrado em cem países a 23 de Abril. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia como Cervantes, Shakespeare ou Inca Garcilaso de La Vega. A celebração procura também encorajar as pessoas "a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade" (UNESCO).
“Contornos da Palavra”
De recordar que a iniciativa integra a semana dos “Contornos da Palavra”, uma iniciativa dirigida a educadores de infância, professores do ensino básico e secundário, professores bibliotecários, professores de educação especial e todos os interessados em pedagogia da leitura, mediadores da leitura e animadores socioculturais.
O programa tem como principais objectivos reflectir sobre a leitura e a escrita no contexto da literatura infanto-juvenil, interpretar a leitura infanto-juvenil e o seu público-alvo, compreender o imaginário da literatura escrita e da ilustração na educação para os valores, contribuir para formar novos leitores da escrita e da ilustração e formar para a cidadania.
Para o último dia, sábado, pelas 10h00, está agendada a partilha de boas práticas de leituras das Bibliotecas Municipais do concelho e, pelas 12h00, decorre a entrega de prémios aos alunos vencedores da fase distrital do Concurso Nacional de Leitura. À noite, pelas 22h00 na Biblioteca Municipal, o convite é para “Cyrano de Bergerac”, um texto adaptado da obra de Edmond Rostand e música para dois pianos de Yuri Popov interpretado pela voz de Pedro Lamares e piano de Eugénia Moura e Olga Baranova.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | À beira da estrada

“Sentidos de Viana” promete animação de Natal e Ano Novo para vianenses e turistas

Viana festeja o Natal e Ano Novo com vasto programa