Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Postais comemorativos dos 750 Anos da Fundação de Viana do Castelo

No âmbito das comemorações dos 750 Anos da Fundação de Viana do Castelo, que decorreram de 20 de Janeiro de 2008 a 18 de Junho de 2009, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu diversas edições comemorativas sobre a História de Viana do Castelo, nomeadamente uma colecção de postais retratando monumentos da cidade, imagens essas captadas por seis fotógrafos profissionais Vianenses.
Dessa colecção de 18 postais, mostro de seguida mais um.


Praça da República fotografada por José Manuel Dias

A Praça da República é, há quinhentos anos, o centro cívico de Viana do Castelo e os edifícios do topo nascente constituem um emblemático tríptico monumental de elevado valor arquitectónico: o elegante chafariz, o edifício da Misericórdia e os Antigos Paços do concelho, cuja construção teve lugar na primeira metade do século XVI.
Inicialmente designada Campo do Forno, Praça da Rainha a partir do século XIX e agora Praça da República, o espaço foi alvo de um projecto de requalificação da autoria do arquitecto Viana de Lina no final do século XX. No último dia de 2008, no âmbito das Comemorações dos 750 Anos do foral Afonsino, foi inaugurado uma escultura/monumento a Caramuru ou Diogo Álvares Correia, navegante de Viana do Castelo que naufragou na Bahia de Todos os Santos, no Brasil, em 1508, e que está intimamente ligado à história daquele país.
Também na Praça da República está situado o Museu do Traje, criado em 1997 e ocupando um edifício de arquitectura  tipicamente "Estado Novo" construído entre 1954 e 1958 para albergar o Banco de Portugal sob o traço de Sousa Araújo, José Cabral e Moura Alves. Adquirido em 1997 pela Câmara Municipal, o edifício funcionou precariamente durante uma década, tendo recebido profundas obras de adaptação às funções museológicas em 2008.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | A Praça da República já foi assim...

VIANA | Sugestões para o fim de semana