Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Cerca de 1500 alunos passaram pela Caravela Vera Cruz

A Caravela Vera Cruz, a réplica quinhentista que está ancorada até amanhã junto ao antigo edifício do Instituto de Socorros a Náufragos em Viana do Castelo, já recebeu a visita de cerca de 1500 alunos das escolas do concelho, tendo acolhido igualmente diversos eventos culturais, como o espectáculo de João Ricardo e “The Insiders” do Grupo de Marionetas.
A caravela, uma embarcação inventada e usada pelos Portugueses durante a Era dos Descobrimentos nos séculos XV e XVI, tem como principais características a rapidez, o facto de fácil manobra, apta para a bolina, de proporções modestas e que, em caso de necessidade, podia ser movida a remos. Foi numa Caravela que Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, em 1488 e uma réplica pode agora ser visitada em viana do Castelo.
A Caravela Vera Cruz é uma réplica exacta das antigas Caravelas usadas pelos Portugueses na Era dos Descobrimentos. Foi construída no ano 2000 no estaleiro naval de Vila do Conde no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil e destina-se a possibilitar o treino de vela e experiências de mar, sobretudo a jovens, a participar em provas e outros eventos náuticos e à investigação do comportamento e manobra das antigas Caravelas.
Até amanhã, a Vera Cruz acolhe diversas iniciativas, como é o caso de “Tripulassom” de João Ricardo, uma instalação de intervenção sonora do artista vianense. Pela embarcação passaram muitas das escolas do concelho, que puderam visitar a caravela e mergulhar na época quinhentista.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | À beira da estrada

“Sentidos de Viana” promete animação de Natal e Ano Novo para vianenses e turistas

Viana festeja o Natal e Ano Novo com vasto programa