Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Dia Europeu do Mar em Viana do Castelo

A Câmara Municipal e a Fundação Gil Eannes assinalam amanhã (20 de Maio), o Dia Europeu do Mar com uma palestra sobre o mar e uma exposição sobre “O Sargaço no Litoral Vianense: Tradição e Novos Usos”. A iniciativa está integrada num evento mais abrangente da União Europeia, que celebra a data em toda a Europa para evidenciar “o papel fundamental que os Oceanos e os mares desempenham na sociedade, na vida do Planeta e nos vários sectores marítimos”.
Em Viana do Castelo, o programa tem início pelas 18h00 no navio hospital Gil Eannes com uma palestra sobre o mar onde estão previstas intervenções diversas. Depois da abertura do Presidente da Câmara Municipal, Pedro Gomes da Universidade do Minho falará sobre o Litoral de Viana do Castelo como recurso educativo a explorar e Guilherme Guimarães da Intercéltica falará sobre a náutica como factor de desenvolvimento da região Norte. A sessão termina com a intervenção de Duarte Figueiredo do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade sobre o Programa Polis Litoral Norte.
Paralelamente, está patente a exposição “O Sargaço no Litoral Norte: Tradições e Novos Usos”, uma mostra temática que estará no navio até 15 de Junho.
Esta iniciativa, que tem o apoio do European Maritime Day e integra o seu programa, justifica-se pelo facto da Europa ter mais de setenta mil quilómetros de costa, porque 22 dos seus 27 países membros serem estados costeiros ou ilhas, porque mais de dois terços das fronteiriças são marítimas, porque é nelas que se deve intervir para a sustentabilidade e porque o mar é fulcral para a qualidade de vida e sempre uniu os povos europeus.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | A Praça da República já foi assim...

VIANA | Sugestões para o fim de semana