Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Monumentos de Viana do Castelo

Monumento ao Caramuru
Conjunto escultórico implantado na Praça da República, da autoria do Mestre José Rodrigues, inaugurado em 01 de Janeiro de 2009, representando o vianense Caramuru e a sua mulher Paraguaçú. Caramuru, recorde-se, foi um destemido navegador que naufragou na Bahia de Todos os Santos, no Brasil, em 1508, e que está intimamente ligado à história daquele país. Quando, a seguir ao naufrágio, usou a sua arma de fogo e matou um pássaro, surpreendeu de tal modo os índios que estes lhe atribuíram poderes divinos. Casou depois com a filha do chefe da tribo Tupinambá, Paraguaçu, tendo tido grande influência quer na miscigenação que caracteriza a nação brasileira quer no acolhimento dos portugueses em terras de Vera Cruz.


Monumento ao Folclore Vianense
Está implantado no Largo da Estação, é da autoria de Jaime Azinheira e foi inaugurado em 18 de Junho de 2000. Representa um casal de bailarinos envergando traje vianês, envolvidos num passo de dança.


Monumento ao Pescador
Este monumento, que pretende homenagear a classe piscatória, é da autoria do escultor José Rodrigues e foi inaugurado em Dezembro de 1989. É composto por uma peça de bronze assente numa taça, com movimentos alusivos ao labor do mar e encontra-se implantado na rotunda do Campo da Agonia.

Comentários

Fatima disse…
Não me parece que o da Praça da República esteja no lugar correcto.
Deveria ter sido pensado um local para a colocação da escultura, fora da Praça.

Mensagens populares deste blogue

Viana prepara-se para a Festa

Romaria D’Agonia 2017 | Programa provisório

ROMARIA D’AGONIA | Começa a 17 de agosto e já tem programa