Avançar para o conteúdo principal

Solheiro anuncia que milhões de Viana estão “intactos” para o novo membro da CIM

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto-Minho anunciou que Viana do Castelo, que esta semana passa a integrar aquele organismo, não perdeu qualquer verba dos cerca de 12 milhões de contratualizações previstas no âmbito do QREN e geridas pela CIM. Isto porque, garante Rui Solheiro, os restantes nove municípios preveniram o interesse da capital de distrito, acreditando na integração. “Tivemos o cuidado de não consumir verbas que colocassem em causa os interesses de Viana. Hoje podemos afirmar que não vai perder nenhum euro daquilo a que tinha direito porque este processo tinha de se resolvido, inevitavelmente, desta forma, com a adesão de Viana”, anunciou Solheiro, garantindo que a partir desta quinta-feira a capital passa a participar “de corpo inteiro” na CIM e com “acesso a todos os concursos”.
O presidente da CIM lembra que desde a constituição daquele organismo já foram adjudicados concursos, relativos a fundos comunitários, no valor de 31 milhões de euros, de um total de 79 milhões previstos pelo QREN para o distrito. O valor até agora adjudicado corresponde apenas aos nove municípios, mas a parte de Viana “está intacta”. “Não há qualquer problema de Viana não ter direito à sua fatia. A única coisa que se perdeu foi o tempo dos concursos, que já podiam ter sido feitos”, disse ainda Solheiro, assumindo que “rapidamente” serão abertos vários concursos para novos investimentos, já com Viana, nomeadamente em áreas de Atractividade Comercial, Ciclo Urbano da Água, Centros Escolares, entre outros. Com a salvaguarda dos interesses de Viana, nomeadamente a fatia de 12 milhões de euros, Solheiro afirma que se torna “inevitável” o abandono, por parte da capital de distrito, do processo judicial encetado pelo município ainda com Defensor Moura e para reclamar, nos tribunais, aquele valor. “É inevitável. Viana do Castelo está de corpo inteiro e não há nenhuma razão para continuar a haver tribunal, depois da adesão”, disse ainda Solheiro que sobre as afirmações de Moura de “chantagem” da CIM sobre Viana, apenas comentou: “Há declarações que têm a ver com o passado, nós estamos preocupados é com o futuro”. A partir desta quinta-feira, Viana do Castelo passa a integrar a CIM e entram em vigor os novos estatutos, cuja alteração principal se prende com a necessidade de tomar decisões por consenso dos municípios.

Fonte: Rádio Geice (2010.05.05)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Sabe o que vai acontecer de 20 a 28 de abril?

É o “ LER EM VIANA – Festa do Livro e das Artes ”, iniciativa que integra a 44ª FEIRA DO LIVRO . Durante 9 dias, predominantemente no Centro Cultural de Viana do Castelo (algumas iniciativas vão decorrer no edifício dos Antigos Paços do Concelho e na Biblioteca Municipal) vai acontecer uma programação rica e diversificada, contemplando uma exposição sobre o 25 de abril de 1974, sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, cientistas e artistas, espetáculos, teatro, concertos e a 44ª Feira do Livro, com 32 expositores, que estará disponível todos os dias, das 14h30 às 23h30, com entrada gratuita. Para os concertos, a lotação máxima é de 300 lugares. Os bilhetes têm um custo de 5 euros. Toda a programação AQUI .

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. NOTA: Por deliberação da comissão organizadora das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, o Desfile da Mordomia, agendado inicialmente para quinta-feira, 15 de agosto, transitou para sexta-feira, dia 16, à mesma hora. (Publicação atualizada em 24 de abril de 2024) Pode consultar o programa oficial AQUI .

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.