Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010


Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010.
Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Comentários

Anónimo disse…
Podia ser mais bonita a modelo!!
Anónimo disse…
Não se trata da modelo. Loira ou morena...mais ou menos bonita... Trata-se do princípio (errado)adoptado há anos de que o cartaz das Festas tem de ser baseado na fotografia de uma kk moça trajada com mais ou menos ouro....com um fundo mal trabalhado com as tradições da terra... trata-se da falta de originalidade dos cartazes das festas (e até das próprias festas)....trata-se da falta de bom gosto e da falta de saber fazer cartazes... trata-se de não se dever entregar um trabalho de design gráfico a um fotógrafo...trata-se de abandonar este lobby dos fotografos do cartaz das festas...trata-se, por exemplo, (e este é apenas um dos exemplos possíveis para mudar este lobby) de abrir concurso aos alunos finalistas de design do IPVC...ou aos designers gráficos da terra... com uma clausula obrigatoria de não concorrer com fotografia :-)Trata-se de perceber que um CARTAZ é muito mais que a fotografia. Trata-se que VIANA não muda enquanto se pensar que tradição é manter princípios errados de não modernidade. Este cartaz (como todos os dos ultimos anos) é um horror, um atentado gráfico...e não é por causa das modelos, seguramente, nem por causa da fotografia. É por causa de uma ilusória TRADIÇÃO.
tAMA disse…
Até o tipo de letra podia ser mais bonito... eheheh
Anónimo disse…
Sinto muita vergonha deste cartaz! Só espero que não seja muito divulgado!
Qualquer pessoa que desconheça a Romaria de Nossa Senhora d'Agonia, ao olhar para o cartaz seguramente vai pensar que se trata de uma festinha sem importância, com meia dúzia de "campónios"...

O mais vergonhoso de tudo é que a jovem do cartaz é uma promissora estudante de design que inclusivamente ficou em terceiro lugar num concurso europeu para a elaboração de um cartaz. Esta jovem certamente teria feito um trabalho muitíssimo melhor!

Infelizmente, como tudo funciona por cunhas, a jovem do cartaz é neta do antigo presidente da VianaFestas (o qual era presidente ainda no ano passado).
Por outro lado, o fotografo é um grande amigo da família e de muitos membros da VianaFestas, e por isso decidiram convida-lo, mais uma vez, para fazer o cartaz das Festas. (Já é o segundo cartaz feito por este senhor)

É pena que por capricho de alguns se envergonhem todos os vianenses que tanto orgulho têm nas suas "Festas d'Agonia".
Anónimo disse…
Se assim é a jovem devia recusar-se a fazer parte do cartaz. Mas....
E se fosse uma festa de "campónios" era TUDO bem mais original certamente.
Anónimo disse…
VIVAM AS CUNHAS!
NETA DO RIBEIRO COMISSÃO DE FESTAS!
DA!
Anónimo disse…
O cartaz não é preocupante. Parece que o mundo acaba em 2012 e com um bocadinho de sorte só irá existir mais um igual a este.

Eu obrigava a menina rosadinha da foto a vender o ouro e oferecer ao gajo que fez a suposta foto-composição um suite da Adobe.

Cremem-me esta gente toda.
Anónimo disse…
Olhar Viana do Castelo dando uma imagem fraca e de mau gosto. Imagino que a produtora, se posso assim chamar, não possua qualquer formação ou conhecimento sobre produção de eventos.

Não se deve apenas à falta de qualidade das pessoas que organizam esta festinha, das quais acredito estarem empenhadas no que fazem. Algumas para encher os bolsos e outras mais honestas. Deve-se também ao organismo Cultural da Autarquia de Viana do Castelo. Estes é que, em primeira instância, são os culpados dessa falta de qualidade e imagem que transparece para o País. Fechados nesse núcleo (in)cultural, pensando que o que traz gente é bom. 420 mil € transformados, com má gestão, em lixo social.

Também concordo que uma imagem não passa pelo modelo, mas o que fazemos dele.
Anónimo disse…
APOSTO QUE FOI O SR JOSÉ MARIA, O PRESIDENTE DA CAMARA QUE FEZ ISTO NO PAINT...

VIVA VIANA E AS ALDEIAS...

JAMAIS SAIRÁ DA CEPA TORTA..
Anónimo disse…
Como já foi dito, a modelo é neta do agora secretário da Viana Festas, o Sr. Joaquim Ribeiro. Para quem não sabe, um senhor que sendo apenas secretário, detém todo o poder dentro da Viana Festas. Ele põe e dispõe, toma decisões sem dar conhecimento à comissão, lança ideias que vetou anteriormente a outros elementos... Para finalizar, sempre fez tudo o que pôde para "promover" os seus, conseguindo finalmente ao fim de tantos anos a colocar uma foto da neta em cada um dos livros anuais da Romaria, promove-la a cartaz. Como já alguém disse, esta modelo não promove em nada a grandiosidade da nossa romaria, nem tão pouco o cartaz em si... Existem nesta bela cidade, raparigas que espelhariam a um nível muito superior a beleza das mulheres Minhotas. Nesta comissão, existem vários elementos que têm medo de falar ou intervir, pois temem perder o seu tacho. Sou da mesma opinião que outros. FORA COM OS LOBBYS!!!! Transparência do que realmente as coisas são...
Carlos Lourenço disse…
Apesar de a Diana ser minha amiga, este cartaz não dignifica nem 1/10 da Romaria da Senhora da Agonia. Quanto ao resto... estamos em Portugal caros amigos...
Anónimo disse…
"Estamos em Portugal" não é bem assim.. Em Portugal faz-se muito com qualidade! Em Viana é que nem por isso. Falta de Profissionais ou pouco profissionalismo é do que se trata. Gente pouco culta ou com pouca aculturação. Não querendo generalizar, evidentemente.
Anónimo disse…
Basta ver que a VianaFestas nem um site tem. fail!
Anónimo disse…
Nunca pensei que um cartaz pudesse levantar tanta polémica. O que se está a passar em relação a este assunto pode alargar-se a toda a nossa sociedade.Sabemos que as cunhas e os conhecimentos estão acima da competência e da qualidade, mas infelizmente é assim. Penso que já se falou bastante, se criticou e agora é esperar que no próximo ano as coisas mudem.Para alguma coisa serviu este polémico cartaz que, a meu ver, não vai prejudicar a nossa festa. Não gostaria de estar no lugar da modelo, pois a sua participação no cartaz em nada a beneficia. Uma vianense
Anónimo disse…
Talvez ainda estejam a tempo de mudar o cartaz. com 420 mil € era o que faria ou bastaria poupar num par de foguetes que são parecidos, se não os mesmos, todos os anos.
Anónimo disse…
Respondendo a um(a) anónimo, a Viana Festas tem site (isto só para informação), quanto ao cartaz...bem, a ideia de transmitir a tradição, a cultura minhota não passa disso mesmo..uma ideia.. não sendo eu um profissional da produção de eventos ou critico de design, só me resta o gosto como consumidor e olhando para este cartaz não fico de todo convencido(até fico tentado a pedir aos comerciantes para o retirar das montras)..pior é se olhar para ele com os olhos de um habitante de qualquer cidade portuguesa ou galega(sim esses também devem cá estar) e penso que não vou a Viana a festinha dos pescadores(o mar em pano de fundo..que lindo..) quanto a jovem?pelo menos esta é de Viana...
Anónimo disse…
Existem empresas especializadas de pirotecnia e audiovisuais em portugal mt criativos e com uma qualidade técnica extrema. O que vemos em viana é o mesmo projecto todos os anos. vamos até cerveira ou paredes de coura e é muito mais apetecível ver os fogos com cache mais barato.
Anónimo disse…
www.vianafestas.com

este é o site de VianaFestas????
então nem design, nem webdesign!
Ricardo A. P. disse…
Alguém falou que espera que para o ano mude...Meu amigo, para o ano nada irá mudar...o poder está estabelecido e uma grande maioria da Viana Festas nem sequer ousa pensar para si, afastar o Sr. Joaquim Ribeiro de secretário...Ele, que se auto-propôs secretário com uma "pequena" gratificação de 120 contos...600 euros!! Alguém que recebe paralelamente uma reforma de bancário... Digam-me como é que havendo uma acomodação deste tipo se conseguirá avançar e progredir? Sim, sou Vianense, e tenho orgulho nas minhas festas, nas quais já muito participei, por dentro e por for. Concordo com o que foi dito acerca dos fogos de artifício, são sempre o mesmo, não há nada surpreendente ano após ano... Na comissão da Viana Festas há uma tendência "colorida", e quem não "pinta" da mesma côr é tentado reprimir... Viana está cada vez mais atrasada em relação às outras regiões, não há progresso, não se vislumbra evolução... Temos potencial, simplesmente ninguém quer fazer nada para o utilizar. Como eu costumo dizer, em Viana se houver almoçarada faz-se, caso contrário, "ui...isso dá muito trabalho...."
Anónimo disse…
Esta cidade está presa aos tachos, sempre teve, uma cidade destas nao se ve nada para os jovens nao ha nada, gostava de saber o que faz a senhora da cabeleira durante o dia, k nao organiza nada para a juventude. Anda enfiada nos cabeleireiros!O presidente tinha k ser médico, pois claro os enfermeiros não tem capacidade nem os professores para dirigir uma cidade. Depois vê-mos velhadas a implementar sem qualquer primor por viana e seus cidadaos, esta figura de cartaz que mais parece na terra dos matarruanos.Por favor alguém que faça algo pk isto vai ser motivo de gozo durante o verão, em nome da estabilidade psíquica desta moça, retirem isso.
Ricardo. A. P. disse…
Tanto quanto eu sei, está a haver uma grande manifestação de desagrado para com o cartaz escolhido, o que sinceramente não me surpreende... Esta cidade qualquer dia vê Ponte de Lima a ser elevada e a sede de distrito a transitar para lá... Já estivemos mais longe... Viana aos poucos tem vindo a perder tudo. Vejamos, a linha principal do Minho vai do Porto para Braga, onde termina, esta continua aqui porque não deve haver possibilidade de leva-la para Braga, temos vindo a perder serviços, microradiografias agora só em Barcelos. Entre outras coisas. Esta história das portagens, só vem mais uma vez mostrar os bananas que metemos (eu posso dizer que não contribui para isso) na direcção da autarquia. Mas o paspalho mor em Lisboa diz paga, e o paspalho subdito diz, pois sim, lá terá de ser... Bem faz o Alberto João Jardim, aqui mando eu! Ele é que a sabe toda... Quanto às capacidades de liderança...acho que o poder devia pertencer ao povo, tudo ser votado. Mas deixamos ao cuidado dos senhores doutores (alguns nem isso...) e eles protegeram-se para fazerem o que quisessem...
Anónimo disse…
Penso que manifestação de desagrado já nem é pelo cartaz. É, sim, por uma série de questões.
A Cultura em viana é pobre. Pode muito bem ser popular, mas pobre.
Que haja potenciais para fazer frente a isso, há. Que não vejam nisso apenas lucro também há.
Mas vamos ver onde isto pode chegar:
- Patrocínios
- Aluguer de espaço de venda de produtos artesanais e não só.
- Aluguer de espaço para entretenimento.
- Música de Amália Hoje (em repeat) a passar durante o fogo de artifício.
- Estacionamentos subterrâneos
- Etc, etc.

Pensam que isto não é pago?
420 mil é quanto dispõem para as festas da agonia (diga-se agonizante)
1.000.000 (um milhão) de pessoas passam pelas festas.


para onde vai o dinheiro?
bastante para o mesmo fogo de sempre já se sabe. estruturas, limpeza, segurança, wathever..

mas de resto, façam as contas.
Anónimo disse…
Meus amigos Viana tem k acordar, estamos presos ainda na idade média, julgo por ironia que a feira medieval foi apenas um espelho do presente vianense.O poder pomposo dos últimos lideres que nada fizeram senão encher o bolso com grandes negócios que só vieram a prejudicar o comercio e a canalizar o povo como carneiros para um espaço só( já devem adivinhar do que falo) Para perceberem um pouco daquilo que se passa em Viana , basta olhar para o prédio Coutinho, sem ofensa ao moradores, e percebemos de imediato "la máfia". As vezes temos de olhar para o passado para perceber o futuro. Temos situações em Viana em matéria de anormalidades arquitectónicas que dava seguramente para encher uma semana de programa no "nós por cá" na sic. Enfim gostaria de um futuro melhor para viana e que o povo corta-se por fim as ervas daninhas que nos repreendem do desenvolvimento.Acabo ao dizer que o cartaz está vergonhoso em matéria técnica no que diz respeito a rapariga nem se devia de falar dela, foi vitima dum tachinho forçado, que só tinha boas intenções. Ficou ali junto de alguns adereços mais parece algum tipo feitiçaria africana com uma pitada de festas da agonia, com um fundo da serie miami vice que se devem lembrar. Cumprimentos vianenses.
Anónimo disse…
A Olhar para cartaz senti muito medo
Anónimo disse…
Isso mesmo!
Acordem para a vida que essa gente é incompetente e trafulha!
Anónimo disse…
Já há um grupo no facebook contra o cartaz deste ano:

"Pessoas que NÃO GOSTAM do Cartaz da Romaria da Sra da Agonia 2010"
Anónimo disse…
http://www.facebook.com/search/?flt=1&q=agonia+2010&o=69&s=20#!/group.php?gid=140125409335679
Anónimo disse…
Não percebo como é que um cartaz de tão má qualidade foi aprovado.
desde o design à escolha da modelo
quando é que se decidem a abrir concurso aos vianenses e fazer uma exposião com todos os concorrentes para que haja uma votação?
Anónimo disse…
O cartaz devia ser boicotado e se nao houver alteraçao espero que haja muito booo e assobio durante o cortejo na parte em que ela aparecer.
Mas que cartaz ridiculo é este, nao merecemos isto.
Uma cidade que traz milhares de pessoas às festas não devia ter a cara manchada com este cartaz nojento.
Anónimo disse…
este cartaz, alem da miúda não presar pela beleza tem um design muito feio mesmo..nao há ponta por onde se lhe pegue..
até eu que sou de comunicação e não de design era capaz de fazer muito mas muito melhor que isto..gostava de saber quanto guito metem ao bolso os estúpidos que estão a estragar a já não muito boa imagem dos cartazes feitos ao longo dos anos para as festas(é só porque eu faço melhor por apenas metade..ou até de borla faço por amor a terra!!!) !!!
Anónimo disse…
Alguém perguntou como foi possível chegar a esta "obra de arte"; que critérios foram seguidos para a elaboração do cartaz das FESTAS que,deveria ser e, apenas só, o mensageiro (ou o anunciador) da maior Romaria de Portugal?!...
Anónimo disse…
3,5 Milhões para construir 2 novas igrejas, isto é o cúmulo da roubalheira que paira em Viana,num concelho em que existem 4 igrejas por cada raio de um klm, não chegava é preciso mais...mesmo sabendo que isto das igrejas já era, continuam a meter ao bolso uns kts milhares em nome dos pobres coitados idosos que nem dinheiro tem para medicação tão necessária e cara que tem k adquirir. Nao desejaria deus que esse dinheiro fosse canalizado para o bem estar de idosos e de famílias em apuros??Falo de deus para os que acreditam que fazer dois espaços no valor de 3.5milhoes vai resolver ou melhorar a pobreza que anda nas famílias vianenses. Sem duvida um atentado ás gentes de viana do castelo.Outra questão de riso é o facto de estas igrejas serem equipadas de paneis fotovoltaico, que por sua vez custam uma fortuna( mais um a encher os bolsos) e que so tem um defeito ´q que quando mais precisamos dos paineis( inverno) é qd eles falham ( pq nao ha sol) ou muito menos sol. Estas empresas..( as igrejas) pq nao passam de empresas e os padres sao os empregados, desde sempre andaram a escabixar nos bolsos das pessoas.Deixo um aviso, IDE MAMANDO ENQUANTO PODEM, IDE ROUBANDO ENQUANTO AINDA EXISTE UNS QUANTOS POBRES CRENTES QUE AINDA SUSTENTAM ESTAS LOUCURAS,MAS A IGREJA É PASSADO, E ACABA NA MINHA GERAÇÃO.comecem a procurar trabalho pq os vossos dias estão contados. CUMPRIMENTOS VIANENSES "para olhar viana do castelo é preciso abrir os olhos"
VE disse…
Vá lá pessoal... não descarreguem em cima da miúda as vossas frustrações! Concordo com a má qualidade do cartaz e com todos esses supostos "tachos", mas a mulher minhota não é forçosamente uma modelo de revistas! Afinal que critérios tem que ter a modelo do cartaz? Medidas 85-36-85? Dentes perfeitos? Vá lá... Este cartaz podia ter a mesma menina mas ser um cartaz de óptima qualidade! Por isso, salvaguardem a moça...
Anónimo disse…
Afinal há alguém que não fala mal do cartaz...
Anónimo disse…
Penso que de facto a modelo não foi nada bem escolhida, para alem de ser a neta do Ribeiro, ela é bem feia e não tem comparação como muitas raparigas desta cidade. Para alem disto tudo, se observarem bem o cartaz e acreditem eu mesma já o fiz, porque não acreditava quando me disseram que ela nem o buço teve a decência de fazer, devia pensar que o tiravam com o fotoshop : )
Anónimo disse…
Eu nao sou Vianense, mas costumo ir muito a viana e vou a todas as festas de Agonia, este foi o pior cartaz feito até agora que vi. Eu sou designer e penso que este cartaz ta muito fraco. Em relaçao à rapariga, ela nao é muito bonita, mas o trage e a roupa nao facilitam nada
Vieira disse…
Porque não se deu seguimento ao excelente trabalho realizado nos cartazes feitos anteriormente durante este ano ?

http://www.cm-viana-castelo.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1427 --> isto sim, é um cartaz bonito, atractivo e decente !
Anónimo disse…
concordo com tudo o que aqui foi dito, pois apesar da rapariga ser feia ainda tem a mania , para a vossa informaçao esta rapariga estava no mesmo carrao que eu nas festas da agonia, e quis o lugar da frente pois era a neta do prisidente da festa e tinha esse lugar por direito!palavras dela , tristeza :P
quando vi o cartaz deu me uma enorme vontade de rir da cara dela por amor de deus ela é uma tentativa de aborto falhado !
Anónimo disse…
Para ficar tudo bem, o melhor será pegar no cartaz e dar-lhe LUME. Depois fazer um outro, até sem rapariga. Com o sr. Ribeiro e culpados deste dito cartaz, fazer deles os famosos ciclistas do famoso fogo preso. POR OS DITOS CUJOS A PEDALAR......
Anónimo disse…
Existem gajas feias e hà a NETA DO RIBEIRO.

Eu, desde já como anónimo comprometo-me a elaborar o proximo cartaz, no paint é claro, com a «personagem» k o presidente da camara ou o Ribeiro quiserem. É claro que por uma modesta quantia, uns 10% do orçamento, já k é desperdiçado em tanta coisa por k não na elaboração de um cartaz decente.
Anónimo disse…
O cartaz está de facto original....
Coitada da rapariguinha...que faz morrer de inveja...muitas... e convencidas...vianenses....!!!
As tais que...adorariam...estar neste lugar....!!!
Mas coitadas...até o flash....fugia...!!!
Julgam-se tão bonitas....e...depois é vê-las....!!!
Feias que dói....
E queriam ser elas a figurinha do cartaz...
Para refugo...já basta o que temos...
Anónimo disse…
Este Cartaz está uma BOSTA...
A menina...até nem tem culpa nenhuma...
O avô..é que nunca deveria ter existido...
Vivam as MERDAS das FESTAS DE VIANA
nada desta vida disse…
primeira palavra que me atravessou a mente: demência. segunda: medo.
Anónimo disse…
ai meu deus!
este cartaz é somente o retrato da mentalidade do vianense...bem pequenina!!!
José Maria Costa disse…
Sugestão de melhoria.
Botem a Florinha no Cartaz.
Anónimo disse…
As Festas da Agonia merecia um melhor cartaz...
Aurora do Lima disse…
A minha filha chegou a ser falada.
Mas como está um pouco gordinha, da pílula que anda a tomar, dos dias todos seguintes, não pode estar presente na sessão Casting.
Mas é pena, porque tirando o buço, tinha jeito a moça.
Para o ano, prometo recomendar a filha do Moura.
Vai ser o Cartaz da Agonia da Lusofonia.
Ou então, digo ao amigo Euclides, para convencer uma das filhas.
José Negativo disse…
Sejam positivos.
Anónimo disse…
Já é tempo de não dizermos nada.
Ou melhor, em vez de criticarmos, aceitar.
Anónimo disse…
VERGONHA...... A BAIXO CARTAZ.....
Luis disse…
Pessoalmente não questiono a beleza da modelo "escolhida". A menina até pode ser a mais simpática da cidade, mas a fotografia em si é terrível. E depois a qualidade da composição geral do cartaz amadora. Não é um cartaz que faça jus às nossas festas, muito pelo contrário.

Todos os anos faço questão em comparar o cartaz, mas desta vez não.
Anónimo disse…
Lamentavelmente, os comentários baixam de nível... tal como o lobby das festas e do cartaz das festas.... o lobby dos que têm dor de cotovelo...!! :-( É a alma pura da inveja vianense. É por isso que nada mudará. Uma coisa é a qualidade GRÁFICA do cartaz, outro assunto é os interesses que ele move e as cunhas que lhe estão adjacentes e que para o caso de uma mudança qualitativa não interessa nada, ou até interessa tudo. O mentor deste blog deveria apelar ao respeito e sensibilidade dos vianenses. Comentários com ofensas pessoais não constroem nem levam a uma reflexão justa sobre esta situação que não sendo correcta não vai mudar apenas porque "se diz mal"... mas mal com muito baixo nível. Os "visados" já terão percebido que os vianenses não dormem nem são lorpas e todos sabem que toda a gente percebe que existem cunhas e o lobby está instituido. Que haja coragem para mudar e em proximos anos ABRIR as portas (e o espirito) da comissão de festas às ideias inovadoras de tantos críticos vianenses. Mas não é preciso que alguém morra, nem mesmo os adamastores desta terra. Haja conquistadores corajosos.
Anónimo disse…
Ja repararam que os barcos estao todos a fujir da gaja?
Anónimo disse…
Deixem as vossas revoltas e criticas em nervosemfranja.blogspot.com
Malaquias disse…
O problema não é a falta de nível.
É a saturação destas merdentas vianidades obsoletas.
Já chega de letra. De poesia.
Os Vianenses já não acreditam em vocês.
A minha geração, a do futuro, não precisa de vós para nada.
Até o boneco, que faz papel de santinha que tantos veneram, está com cara de assustada.
Viana o Rock and Roll.
Anónimo disse…
Eu não quero saber de cunhas, compadrios ou outros assuntos que tal. Sou de Viana, adoro as Festas e acho que merecem algo bem melhor que as apresente do que esse aborto gráfico criado em cima do joelho por alguém que nada percebe da arte.

Comparem: http://olharvianadocastelo.blogspot.com/2009/07/cartazes-da-romaria-da-sr-dagonia.html
A disse…
Faz anos que não vejo um cartaz das Festas de Viana tão bonito e tão expressivo...Queriam a Mona Lisa??? Povinho que nunca esta' contente...Tenho a certeza que nenhum dos comentaristas faz algo de voluntário pelas festas de Viana, e se faz, esta de certeza na mira do lucro fácil como e' a norma de qualquer politico que se prese...Tantas palavras bonitas para que??? Porque e' que em vez de criticarem não pegam nas vossas mentes férteis e vão ate' a' comissão de festas dar o vosso contributo em vez de só' denegrirem e destruírem o trabalho de alguns (poucos) carolas que dão o cu ao manifesto para que todos os anos Viana tenha a sua festa tradicional e que o "pobao" possa ver o nosso "arder" todo consolado (nos dias em que o nevoeiro o permite, claro). Quem gosta gosta e quem esta' de fora racha lenha...
E aqui vai ficar o meu muito obrigado a todos aqueles que trabalham e tentam fazer todos os anos umas Festas da Senhora da Agonia o melhor que sabem e o melhor que podem (sabe la' Deus ate', com o sacrifício de suas famílias)...Para que^??? Para terem uns almoços ou jantares regados a Ponte da Barca???
Bem haja, quem ainda trabalhe por carolice.
Lucinda Coroiu disse…
Durante muitos anos representei num grupo folclorico,Viana do Castelo, nunca vi isto, onde esta o gosto dos antigos cartazes, ultimamente repete-se sempre o mesmo cenario...
Lucia Santos disse…
Depois do fantastico Cartaz de 2009
vejo a desgraça do cartaz de 2010.
Com tantos bons profissionais foram logo colocar esta rapariga e este cartaz que em nada dignifica as vianenses
Anónimo disse…
Sinceramente não sei o que está errado neste Cartaz para tanta polémica e tanto comentário.Os anteriores estivera melhor?
Penso que não. Cada um, difere por isso mesmo em tudo, ou quase tudo.
Dizerem mal da rapariga, do fotógrafo, do design, etc,etc, só demonstra realmente o que somos. Pequeninos. Aliás, uma característica tão Vianense que até faz impressão.
O que gostariam de ver? Moças bonitas? Então meus caros, em Viana do Castelo essa rara espécie simplesmente não existe.Temos de começar a importar caras bonitas, vistosas mas, fundamentalmente, caras que vendam Viana e as suas Festas.
Dou uma sugestão: para o ano, falem com a Professora de Mirandela.
É que, as tais meninas bonitas que gostariam de ver no Cartaz, estão ocupadas nas fotografias semi-nuas a concorrerem para a Maxmen.
Estão lá sete ou oito.
Mais que conhecidas. E quando se referem à cidade de origem, dizem Póvoa.
Anónimo disse…
O cartaz TODO ele é de mau gosto... Antigamente os cartazes eram muito mais bonitos...cheguei até a fazer quadros de alguns deles. Este cartaz em nada dignifica a romaria, a cidade e o povo vianense. Que vergonha!!!!
Anónimo disse…
que gaja mais feia. nao sabiam por uma rapariga bonita. assim uem ver este cartaz ja nem vai as festas com uma rapariga tao feia as pessoas assustamse. ainda por cima so ta no cartaz porque tem uma cunha
Anónimo disse…
Não boicotem a liberdade de expressão.
Assim não vale.
Anónimo disse…
Não acredito! Quanta inveja existe nestes comentários!
Anónimo disse…
Qual liberdade de expressão? Liberdade de expressão é insultar, dizer palavrões? Acho muito bem acabar com os excessos de linguagem que muitos comentários continham.
Para se merecer a liberdade de expressão há que se saber comportar.
Anónimo disse…
Pessoalmente não penso que seja inveja os comentários que aqui se têm escrtito. Penso mais que é a opinião de pessoas que estão descontentes com a forma como as festas da cidade irão ser promovidas... Costuma-se dizer que uma imagem vale mais que mil palavras, e por muito que as pessoas conheçam já as festas da Sra d' Agonia, este cartaz em nada as promove, e é disso mesmo que se trata, promoção... Que dirão as pessoas quando virem este cartaz? Ai que lindo cartaz, vamos lá que deve ser ainda melhor... tem todo o ar de ser uma festa grandiosa com uma tradição secular...hum hum...
Trata-se igualmente de injustiças que se vêm a acontecer todos os anos, os "iluminados" dão as ideias e os cachorrinhos vão atrás... Enquanto as coisas não forem transparentes nada mudará. Se alguém não tivesse aqui denunciado que a "modelo" é familiar da pessoas mais influente da comissão de festas, talvez ninguém o viesse a saber, ou então seria abafado, tal como outras situações que já foram aqui referidas por outros comentadores. Sejam sinceros, votariam neste cartaz para cartaz das festas de Viana? Sejam sinceros com vocês próprios... Eu não votaria!! Concordo com o sistema de quem quisesse concorrer com um cartaz, que depois seria exibido publicamente e por votação popular seria eleito. Não se deveria restringir a escolha do cartaz à comissão de festas, ou melhor, a parte dela, pois nem toda a comissão participa na escolha, um grupo escolhe e depois dá a conhecer à outra parte a sua decisão. As festas são do povo, portanto deveria ser ele a decidir. Deixo já a mesma sugestão para os fogos de artifício, principalmente os da serenata. Porque não várias empresas pirotécnicas virem à vez a Viana proporem-se, e as pessoas votarem? Outras zonas do país fazem isso, e não se dão mal... A bem das festas, é preciso mudar algumas coisas...!!
Anónimo disse…
Mas alguém chegou ao fim desta montagem e achou que estava bem? O fundo horrivel, a senhora d´Agonia metida a um canto, a moça ali de frente, abaixo da linha de água, qual afogamento catastrofico...... Letra Areal????? Mas que cartaz horrivel... Eu já tenho Viana como uma aldeia, agora com este cartaz... Nem o de Serreleis é tao mau lololololol
Ainda vao a tempo de trabalhar melhor o cartaz, vá lá esforcem-se um bocadinho.....
Anónimo disse…
Boas noticias.
Hoje andei pela cidade e só vi 2 cartazes expostos. Um na tabacaria da Praça da Republica e o outro na Lavandaria Vianense, que pertence a familiares da rapariga.
Anónimo disse…
Não sou vianense, mas moro em Viana e não gosto do cartaz deste ano. Não gosto nada. Mas, julgo que devem ser feitas críticas construtivas. Sugiro que se convidem mulheres famosas a nível nacional a trajarem-se como vianenses e que pelo seu papel na cultura portuguesa, valorizem o ser de Viana.
Anónimo disse…
Mas o que é isto? Está tudo cego prós lados de Viana? Até chegar à tipografia não houve ninguém com o mínimo de gosto que travasse esta catastrofe? Quem é que se contentou com este resultado? O presidente viu isto? Flora? Sampaio? Não gozem comigo nem com as pessoas... Comparem cartaz de 2008 com este por exemplo.... Que incrivel falta de gosto... Que desfeita para a jovem vianense que se vê aqui, certamente a concretizar um sonho, e no fim o cartaz deu nisto... Que montagem rasca... Só gostava de saber quanto ganhou o "artista" com isto? Mas que vergonha...
Anónimo disse…
Realmente este cartaz não tem absolutamente nada de bonito nem original.Sem dúvida eram muito mais bonitos enquanto o Sr.Francisco Cruz esteve à frente da comissão de festas.Agora que na verdade existem caras que além de mais bonitas são mais fotogénicas, isso há...calc
Anónimo disse…
Eu acho que a miúda até podia ser a mais bonita que pela sessão de fotos passou, mas sendo a neta do Sr. Ribeiro, já nem devia lá ter ido e muito menos ser escolhida. Longe vai o tempo em que se faziam até serigrafias dos cartazes, e que andava toda a gente à procura dos mesmos, para mandar para familiares no estrangeiro, para assim poderem mostrar lá fora toda a beleza da nossa linda terra e das suas lindas minhotas.
Maria Lomba disse…
CARTAZ A CONCURSO
A realização dos cartazes da Romaria da Senhora da Agonia deveria ser aberta a todo o público vianense. A Comissão de Festas poderia abrir um concurso, em que poderiam participar instituições, escolas, particulares etc. E toda a gente poder votar, pela Internet ou por outro meio.
Anónimo disse…
Tenho acompanhado este blogue com atenção e constatei, que a partir do dia 2 de Julho, os comentários são moderados. Isto só prova que nem todas as pessoas possuem o mínimo de respeito e de educação pois estavam a utilizar este blogue (que considero bom) para fazerem comentários insultuosos revelando falta de civismo. Podemos dar a nossa opinião, fazer críticas sem ofender ninguém e sem demonstrar falta de educação.
Frederico disse…
Este cartaz apenas demmonstra a excelência dos cartazes anteriores...
É tudo uma questão de marketing, alguém "vendeu" este grafismo com todos os argumentos e mais alguns e lá houve alguém que se deixou convencer e convenveu os restantes. Devem-se contar pelos dedos de uma mão os que até conseguem achar algo de interessante no respectivo, mas depois quando vêem de perto juntam-se aos restantes que incrédulos ficam com tamanha mediocridade na escolha.
Tenho dito.
Anónimo disse…
A melhor ideia era poupar 400 euros que se gasta no fogo e fazer um novo cartaz. Quadno vi o cartaz pensei que fosse de uma aldeia ou algo do genero . Esta rapariga vai ser assobiada no cortejo,porque á pessoas que mostram dessa maneira o seu desagrado. Coragem .
Anónimo disse…
Tanta polémica e tantos comentários.
Para quê?
Contestando este ou aquele pormenor. Discordando. Não temos o direito da negação.
O que está a acontecer, é lamentável. Absolutamente lamentável.
Quantas coisas estão erradas em Viana?
Quantas, continuam erradas?
É agora um Cartaz, que faz a diferença?
Os de Viana, deveriam, sempre, ter orgulho, nas suas origens, nas suas raízes.
Falam do fotógrafo, da rapariga, do design.De tudo.
É um bota-abaixo incrível.
Mas que é isto de design? Quem são eles? Que fazem? Será assim tão importante, darmos importância a esta gente?
Eu, tirei um Curso Superior de Design. Não faço nada do que aprendi. Se é que aprendi alguma coisa.
Observar, este ou aquele pormenor, só é criticável, se estiver exposto.
Este, pelo melhor ou pior, executou.
O razoável seria, não enfadarmos na mediocridade. Dos comentários e das observações.
Quantas vezes, estes de Viana, que agora criticam, foram chamados a dizerem alguma coisa pela sua terra e, silenciosamente, ficaram silenciados?
Acomodados!!!!!!!!!
É nisto que Viana, as suas gentes, vão ter de evoluir.
Mais importante que o cartaz e toda a sua estruturação gráfica, é a dignidade do que pretendemos ser, apresentar e ter.
A melhor prova e demonstração da representatividade verdadeiramente Vianense, é a Diana, representar-nos ao nível do melhor que somos, e temos para oferecer.
Simpatia.
Tudo o resto, são e sempre serão modernices das redes sociais, desastrosamente passíveis da delinquência a que nos habituaram os tempos, ditos actuais.
Não é disto que Viana necessita.
Força Diana, que saibas ser, na tua simplicidade, a verdadeira e única razão de nos sentirmos orgulhosos.
Quem nos vai admirar, não são e serão os de Viana.
São todos os que, por todos os motivos, gostam de nós, não sendo de cá.
Anónimo disse…
Olá a todos.
Eu, no lugar da Comissão de Festas, propunha imediatamente a demissão em bloco de todos os organizadores desta Romaria.
Quem quiser que faça melhor.
Sinceramente, depois de tudo, Viana e os Vianenses mereciam exactamente isso.
Tanta polémica. Inacreditável.
Com tanto que fazer e dizer!!!
Meus amigos da Comissão de Festas.
Demitam-se e façam com que, sejam estes criticáveis, a fazerem melhor.
Esta seria, a melhor forma, de denegrirem a imagem da pobre cidade que temos.
Os Vianenses,que se organizem e façam mais, e melhor.
Paulo Ribeiro disse…
há mulheres bonitas em todo o lado, era preciso isto?
em 2007 meteram uma miuda fabulosa, linda, o cartaz era simplesmente Fabuloso, falou-se um bocado por ela não ser portuguesa, acho que era de um intercambio qualquer,pois bem, a realidade é que temos de atrair turistas e ganhar dinheiro. com esta menina na fotografia eles vão é fugir. os nossos comerciantes que se cuidem
Zé Alberto disse…
Pois é. Aqui estão os poetas da desgraça da da minha Terra. Limitaram-se a ficar dentro de portas e não conseguem fazer outra coisa que não a de criticar tudo e todos sem que pelo menos uma vez na vida levantem o cu da cadeira para fazerem qualquer coisa em defesa do bem comum.

Sou o pai da Mordoma Maior das Festas d'Agonia de 2008 e estou muito orgulhoso por uma rapariga de fora ter contribuido para o engrandecimento das festas da minha terra.

O que acho que está aqui a acontecer é uma manobra no sentido de eventualmente se também estar a denegrir a imagem de todos quantos são de fora de Viana e que tanto gosto têm em dar por Ela o seu melhor.

De uma coisa tenho a certeza. Se não fossem os de fora e aqueles que partiram e se orgulham da terra que os viu nascer a Princesa do Lima não passaria nunca de uma terrinha onde viviam só poetas da desgraça e onde nada se teria feito. (salvo raras excepções)

José Alberto Lima Gonçalves
Zé Alberto.
Não anónimo. Só é anónimo quem defende o tacho.
Anónimo disse…
Cada comentario mais indecente que outro........................................................agora até num cartaz representativo de uma festa tem que haver modelos..........não têm filhas..netas.. irmas!!!!!

-
Não têm certamento é problemas para se estarem a preocupar com um promenor dentro da grandiosidade que são as nossas festas..

--
Os turistas vão fugir por causa de um cartaz??

Vão deixar de ir a esta esta por causa do cartaz?


Por favor.. dediquem-se a causas decentes..
Anónimo disse…
Alto lá. Afinal a miúda não é assim tão feia. No vídeo que foi incorporado aqui no blogue pude comparar com o cartaz. Quem a fotografou para o cartaz é que não deve perceber nada de fotografia. Em vez de favorecer a modelo ainda a prejudicou.
Anónimo disse…
Bem, deve ser de facto o cartaz mais comentado de todos os tempos e até já chegou à emigracao!! Por isso os meus Parabéns!

Depois, também acho que a Diana é mais bonita do que na fotografia!

E achei uma óptima ideia essa do concurso com a gente do IPVC!! só que ao passo que as coisas por aí andam só lá para 2095!!
Anónimo disse…
Como vianense, e mulher orgulhosa do traje, da cultura, das festas, da gastronomia....é só mais um cartaz, não vale a pena os insultos pois não vai ser feito outro cartaz.
Já tive oportunidade de ver todos os cartazes da romaria da senhora d'agonia. Este sem dúvida que não foi bem pensadao....no entanto não é o cartaz que vai deixar de chamar pessoas a romaria, até porque as mulheres vianenses não se resumem a menina que está no cartaz.

Espera-se melhor no próximo ano.
Manuel disse…
O cartaz está todo, mas mesmo todo mal. Pra mais que a mordoma está muito desfavorecida, na realidade não é feia como lá está representada. Ou foi uma vingança do fotógrafo ou é pura incompetência.

Concordo que é inacreditável ter sido aprovado, a começar pelo próprio avô da modelo... como é possível?

Reconheçam o erro e mudem o cartaz, já. Usem a mesma mordoma, mas através de trabalho profissional e ajudem a limpar a imagem dela.
Anónimo disse…
Ontem conheci este blog, e como Vianense que sou decidi deixar um comentário a criticar sem ofender os autores deste cartaz. Pelos vistos o responsável pelo blog decidiu censurá-lo. Gostava que agora tivesse a coragem de publicar este comentário e que explicasse porque é que o meu comentário foi censurado, pois não ofendi ninguém com o mesmo.
Anónimo disse…
Existe pessoal que está contra os protestos não sei porque!? Eu também fiquei escandalizado mal pus os olhos no cartaz de 2010. Acho que a modelo também não está muito favorecida naquela foto e penso que esta devia ser tirada de outro ângulo! Coloquem pessoal novo na Comissão de festas que existe muito em Viana com grandes ideias! Eu já sei como vai ser o programa das festas dos próximos 10 anos...vai ser praticamente igual aos 10 anteriores!
Vão dizer que se tem de manter as tradições, e eu concordo com isso mas deve existir um pouco de inovação!

Vergonha de cartaz. Mais parece uma festa de aldeia!
Anónimo disse…
Realmente está tudo errado neste cartaz, a modelo, as proporções, enfim. Sou filha de pescador, nasci na ribeira e não me parece que o mar esteja aqui retratado de qualquer forma, é uma vergonha e um ultraje àqueles que deram o nome à festa e que muitas vezes são desconsiderados:os pescadores, as suas famílias, e as gentes da ribeira, esses sim verdadeiros sofredores, e devotos de Nª Sra D'Agonia. O resto é para os turistas!!É vergonhoso!!
Já agora gostaria de perguntar a todos aqueles que nos amedrontam no inicio de todos os cortejos, com o facto de não estarmos bem trajadas, e até ameaçam algumas pessoas que tanto querem participar no evento de não as deixarem desfilar, se já repararam que a mordoma do cartaz até os ganchos do cabelo tem à mostra?? Está mal vestida, o lenço mal posto... Enfim, tudo, tudo mal! É verdade que Viana tem uma mentalidade pequena, mas acharam que ninguém ia reparar???? Gastem o dinheiro em coisas que valham a pena, afinal somos todos nós que pagamos.
nada desta vida disse…
é lamentável o clientelismo dos meios de comunicação social, deste pedaço de lixo jornalístico. perante a polémica do cartaz inibem-se de fazer as perguntas que interessam e só querem saber das respostas que agradam ao poder instituído.
Maria José Braga disse…
Se a memória não me falha, a Diana participa no Cortejo da Senhora d'Agonia desde os 4 ou 5 anos. Era muito pequenina e já vivia intensamente as festas. Pode ser que existam muitos casos iguais, mas ninguém devia ter a coragem de por em causa o direito que ela tem de estar no cartaz das festas. Ela não tem que ser penalizada e posta de parte, só porque o avô faz parte da Comissão de Festas. A Diana não merece ser tratada assim.
Outra coisa é o cartaz, de facto, feio, de muito mau gosto. Não percebo a sua aprovação.
Anónimo disse…
Costuma se dizer muito tens ,muito vales,nada tens nada vales.Temos os nossos comerciantes de Viana que têm lindas filhas(muitas delas que não são formadas,ainda estudam)essas ainda não tiveram a possibilidade de estar no cartaz das Festas da Agonia.Quando se lembram delas?Quanto a moça corage não é assim tão feia apenas o cartaz esta mal.E ja agora esqueçam o cartaz e pensem em ajudar a trazer o mercado municipal para o centro da cidade para assim ajudar os comerciantes que precisam.Isso é que é importante e não um cartaz que só valera para 3 dias de festas,depois toda a gente esqueçe.
HelenaRodrigues disse…
Tenho a dizer que as acabo de ler comentários de pessoas com muito baixo nível..
A rapariga é como é.. pode não ser muito bonita mas merece ser respeitada e não ofendida desta maneira... agora sabesse lá se o problema aqui não é de quem fez o cartaz?
E outra coisa... deviam de dar oportunidade aos jovens vianenses de monstrar o que valem... e não a pessoas "Amigas" como dizem...

Antes de mandarem os outros mudarem e tratarem-se mal...

Mudem a vossa maneira de pensar... porque é a primeira coisa para viana evoluir..
Anónimo disse…
Resposta do autor do blogue “ Olhar Viana do Castelo” ao leitor que diz ter tido um seu comentário “censurado”.
No cimo do blogue, inseri um pequeno texto a explicar a razão da necessidade que tive em moderar os comentários a partir do dia 02.07.2010.
Desde Janeiro de 2008, data início da criação deste blogue, que todos os leitores tiveram oportunidade de comentar o que muito bem entenderam sem eu ter necessidade de censurar ou remover o que quer que fosse.
Como pode verificar, a notícia sobre a apresentação do cartaz da Romaria da Srª D’Agonia 2010, tem publicado 90 comentários, que se se der ao trabalho de os ler verificará que na sua grande maioria critica os autores do cartaz e não foi por isso que deixei de os aceitar. Acontece que tive a necessidade de recusar mais de trinta comentários que utilizavam linguagem menos própria. Aceito que, entre as muitas dezenas que tive que ler, houvesse algum que inadvertidamente tivesse removido por engano. Por isso, aconselho-o a escrever novamente o comentário, se assim o entender, pois pode ter a certeza que se o conteúdo do mesmo não contiver linguagem menos próprio, não terei problemas em o aceitar e publicar.
Ricardo disse…
Para Mª José Braga:

Se o facto de participar nas festas d'Agonia vale como estatuto para poder ser considerada para modelo do cartaz, então muitas muitas raparigas Vianenses então nessa situação, entre elas até a minha própria irmã... que desde pequena participou no cortejo, e já de maior contribuiu para as festas, trabalhando no museu do Traje nas exposições e para além disso participacom alguma assiduidade na organização do cortejo... A princesa Diana já alguma vez deu o "couro" pelas festas a troco de nada...? Isso é gostar da Cidade e das suas festas, não é desfilar todos os anos num carro de cortejo, colocada sempre de forma a que fique visível pela tribuna na Avenida dos Combatentes... Quanto à aprovação do cartaz, pergunte ao avô da jovem, o Sr. Joaquim Ribeiro, que a par de poucos elementos da comissão de festas, o escolheu, apresentou à câmara Municipal e só depois de estar tudo acertado e decidido e apresentado, o apresentou (ou mehor, mostrou) ao resto da comissão, mas só quando estava já decidido... Cartazes a concurso precisam-se!! Muitos e variados para que a qualidade aumente!!
Anónimo disse…
O cartaz é mesmo mau. Na da de novo para os lados de Viana.
E Já agora, o folclore exibido pelos grupos de Viana, todos sem excepção, é um produto pretensamente cultural para turista ver e bater palmas. O "Folclore" de Viana não é Folclore, é uma treta muito bem inventada, tão bem inventada que até parece verdade.
O único grupo que de facto representa Folclore é o grupo das Cantadeiras de Vale do Neiva.
De r4sto estou farto da caca colorida e dos chinelos dourados patenteados pelos grupos dançantes de Viana e arredores, o espaço deles deveria resumir-se ao comércio parolo-folclórico de santoinhos, malafaias e afins.
Anónimo disse…
Caros amigos vianenses, é com muito orgulho que em Agosto posso presenciar as nossas lindas festas da Srª da Agonia. É um previlégio para todos vós viver e saborear essa terra linda, por isso, não falem mal da nossa terra e das nossas gentes.
Viana tem mulheres lindissímas e claro que atendendo que o cartaz tem uma considerável exposição mediatica, a menina contemplada deveria certamente ser mais graciosa. Dar oportunidade a quem merece estar num cartaz como este.
Amenina não tem culpa dos seus traços fisionómicos, mas quem a escolhe para cartaz tem toda a culpa do mundo. O cartaz é indecente e envergonha qualquer mulher que não tem vergonha de dizer que é minhota.
Anónimo disse…
Realmente a menina não têm culpa da sua fisionomia e claro têm seguramente virtudes, contudo, para um cartaz deste nível deveria de haver alguém que tivesse uma apresentação de maior captação. Será que a organização não vão ao Pingo Doce? A publicidade deles é seguramente o contrário, nos cartazes não falta forma de chamar pessoas.
Afinal a quem pertende a organização agradar?
Anónimo disse…
Infelizmente dos cartazes piores conseguidos que vi até hoje.. já que se trata de uma festa conhecida internacionalmente! As cunhas hoje em dia falam por si...e claro que os trabalhos são na maioria dados a fracos profissionais! em relação à modelo até era capaz de ficar interessante mas se ela por acaso nao fosse nada a ninguém da organização..visto que mostra perfeitamente o tradicional lol! Um conselho: coloquem gente nova na organização, e não gente de idade que não sabe avaliar nada em condições! e com certeza olhou para o cartaz e disse com o maior sorriso: está muito bonito! sim sim...está muito bonito! ;) Continuem assim que um dia hão-de lá chegar...
Concordo com tudo escrito.
Só voltarei a Viana do Castelo quando essas demissões alguma vez aconteçerem.
Não sou anónimo nada tenho a esconder, já que ando de norte a sul do País e além fronteiras e arrasto o peso de Viana do Castelo e seus governadores incompetentes atrás de mim, maldita praga.
Ser recusado numa feira por todos os motivos menos por burrice.
Este ano vai haver mais stands de artesanato do que no ano passado !!!!!!!!
Aumentou o lucro dos chineses na Povoa do Varzim ??????
Pois chinesises isso mesmo compram la tudo e depois Feira de artesanato de Viana do Castelo ou compram barro na fábrica Devica e vão eles todos contentes para uma feira medieval,,,,, para o parólo ver.
Podem tb ficar a saber que só existem 10 artesões certificados na região de Viana. Para tantos stands ????????
Pago 100 euros pelo stand com direito a o quê ? Nada, enquanto nas outras feiras os Artesões da terra pagam entre 30 e 50 euros. Os de fora têm direito a dormida e comida, pagando os 100 euros. Vale a pena estar em Viana ????? Nem pensar. Pago mais em Barcelos é por onde vou estar mas não vou para uma cidade onde é o cumulo da incompetencia e dos padrinhos e madrinhas.
Sou mais bem tratado por onde passo que na minha "Viana"
Talvez um dia as coisas venham ao cimo por meios que nem eles pensam.
Não sou melhor nem poir que os outros apenas diferente. Numa arte milienar e estar entre os melhores 50 de todo mundo, simplesmnete me dá o estatuto de dizer o que sei e o que ainda fica por dizer......
De facto não é o "modelo" fotográfico que está em questão, até a menina fica muito desfavorecida no enquadramento geral da montagem deste cartaz. O Cartaz é que está horrivel!!!! Mau gosto, mesmo Muito Mau Gosto.
*Paulo Pacheco
Anónimo disse…
Tanta gente com tanta criatividade e empenho e logo nos havia de calhar o cartaz mais feio... A miuda culpa é evidente que não tem mas alguém com dois dedos de testa poderia ter pensado que toda esta contestação iria acontecer, até porque nao deve ser nada facil enfrentar todos estes comentários sobre o cartaz... Enfim... Seja ou não o país que temos, todo e qualquer principio do marketing é vender e posso dizer-vos que este pedaço de papel que é o "rosto" das festas, está completamente descabido de todo o colorido e beleza das Festas. Desde o mar que mais parece o mar revolto de inverno, o tipo de letra, as cores, enfim.... não há nada que esteja bem!
Pelo menos que se aprenda alguma coisa com este erro!!
Anónimo disse…
Nos 100 anos da República merecíamos um cartaz mais liberal, não um símbolo da "Monarquia" institucional que se instaurou em Viana (já para não falar do "profissionalismo" do fotógrafo, criador desta "obra de arte"). Ribeiro(a) sucede a (Ribeiro). Uma criança gritará no desfile: olha, olha, O Rei Vai NU, o Rei vai NU!!
Anónimo disse…
O problema deste cartaz é que, em Portugal, tudo é feito mais ou menos. Noutros países como Espanha, França ou Itália, os cartazes de festivais de folclore são entregues a nomes sonantes do design como Javier Mariscal (Espanha) ou Philippe Starck (França). Porque os nomes sonantes do design também vendem a imagem do lugar. Aqui, não se percebe... parece que o fotógrafo, porque é fotógrafo também percebe de design gráfico! Porque não convidaram um designer como nos dois anos anteriores? O ano passado foi o designer Rui Cunha, este ano o trabalho deveria ter sido entregue a um designer. Porque se o design tem o dever de dignificar a cultura, também tem o direito de ser dignificado.
Anónimo disse…
..por favor..quero um cartaz desses..é unico e fantástico..ilustra bem a nossa terra.
Anónimo disse…
Depois de ter lido e ouvido muita coisa sobre este lamentável cartaz que em nada dignifica Viana, resta-me uma consolação... a moça não tem cáries á vista!!!!!
Emmanuel Lomba disse…
Viana do Castelo, és anfitriã da mais bela Romaria de Portugal. Mas este cartaz, que agonia!!!
Rafa disse…
A moça ate pode nao ter culpa d nada.. mas s foi o avô que a escolheu, aconselho-o a ir ao oculista.. mas pior de td nem e a moça, e o fundo do cartaz, nunca vi um cartaz seja de q festa for tao mal feito como este.. inflizmente a organizaçao nao pensou no q os vianenses poderiam pensar.. agora so nos resta q o cartaz de 2011 seja muito bem pensado i feito por profissionais..
Anónimo disse…
A culpa não é da jovem, a culpa não é só do inconpetente que elaborou o cartaz, os culpados são os membros da Vianafestas que concordaram com o cartaz e tambem os membros da Vianafestas que não concordaram e remeteram-se ao silencio.
Parabens ao cartaz das festas da Meadela, candidato nº1 oa melhor cartaz das festa do nosso concelha de 2010.
Anónimo disse…
MCTC
Annus horribilis dos Cartazes em Viana do Castelo
È certo que quando vi o cartaz pela primeira vez, fiquei como que estarrecida.
Tentei perceber o que era aquilo, que mensagem ali estava. Mas com tanta “informação” visual acumulada no fundo do cartaz torna-se um difícil exercício.
Aquele amontoado, composto pela imagem de Nº Srª D`Agonia, do ramo de flores, da vela votiva também ornamentada com flores, do peito da menina com as peças de ouro, tudo concentrado numa tira de imagens sobrepostas é difícil processar a informação. Quando se consegue desviar o olhar mais para cima vê-se o que parece um mar encapelado e uns barquitos a tentarem flutuar no meio de uma qualquer tormenta, quais naus a fazerem-se ao cabo da tormentas…para além do qual o mundo supostamente terminaria – é o que parece aquela espécie de queda de água que se precipita sobre a imagem da Santa das flores, da vela e do nosso aparvalho cérebro: o fim do mundo.
Lamento, lamento muito, mas o cartaz é terrível. Nada percebo de design, nada mesmo, mas acho que qualquer pessoa se sente quase ultrajada ao ver o descalabro que ali está.
Sobre a modelo não me pronuncio, por desnecessário, além disso, o todo fala por si.
Mas que esta falta de qualidade não vos espante este foi sem dúvida o annus horribillis dos cartazes em Viana do Castelo. Procurem os outros e verão. O de Stª Marta de Portuzelo é indescritível, assustador, só visto! Mas só visto mesmo. Tem uma Santa (digo eu!) vestida de cetim (foleiro) branco puro, com um manto/véu do mesmo tecido e se não estou em erro com uma tiara na cabeça. A modelo nem sei se é bonita ou menos bonita porque se perde naquela profusão de mau gosto que é o cartaz na sua totalidade; aos pés um dragão de bronze da boca do qual sai uma espécie de fogo feito de tecido entre o vermelho e o amarelo pálido.
O de Carreço não lhe fica muito atrás, tem um barco feito de cetim azul bebé pregueado, que sai de uma nuvem de fumo que por sua vez paira sobre as cabeças de umas quantas meninas sentadas na relva duma alameda que conduz a uma igreja.
Anónimo disse…
Este cartaz vem apoiar literalmente o nome das nossas festas: AGONIA! Vem também comprovar que a beleza é mesmo um dom desta família: tal avô, tal neta...
Fora com os compadrios da VianaFestas, que estão a cristalizar a maior romaria de Portugal há anos. Vejam as Feiras Novas a crescer e a atrair cada vez mais jovens e, pelo contrário, as nossas festas a definhar de ano para ano! Proponho uma assobiadela monumental à Comissão de Festas no cortejo, para lhes mostrar o desagrado dos vianenes.
Já agora, vale a pena pensar nisto...
Anónimo disse…
ponham lá a cara do padre... afinal é uma festa religiosa
Anónimo disse…
A "Sra. da Agonia" é o "Papa e o futebol" dos Vianenses, mas não exageremos no provincianismo, na mesquinhez, no ressabiamento, na xenofobia e na "parolice"...
Há 40 anos o mesmo ressabiamento existia contra os "queques" da assembleia e os "meninos dos solares"...
Não mudou nada entretanto?!
Não aumentaram, em Viana,o desemprego, o I.V.A, o I.R.S e as desigualdades socias?!
Nada contra se entreterem a discutir o cartaz!Mas, ao menos façam-no em termos estéticos de produçao publicitária...
A miúda que lá está não tem nada a ver com as vossas frustações e se calhar com as v. grandes "panças"...
Melhorem o nível, por favor!
Ao avô da miúda, só deviam agradecer o que tem feito em vez de arrastar o rabo pelo Café Bar...
Não se admirem que no resto do país continuem a dizer que vão à provincia...
Lutem, mas lutem por melhor qualidade de vida!
lm
Anónimo disse…
Recentemente o autor do cartaz veio dizer que a escolha da modelo serviu para homenagear a Diana, pela participação activa nas festas desde pequena. Deixem de ser hipócritas! Alguém acredita que se ela não fosse neta do Sr. Ribeiro estaria ali???
Isso faz-me lembrar a curiosa (para não lhe chamar outra coisa) ligação da filha do Rego à Câmara Municipal no tempo do Dr. Defensor Moura. Se calhar também foi uma homenagem!
Enfim, mas isso são outras contas...
Anónimo disse…
Para o proximo cartaz, sugiro o famoso "Manél da Praça", sempre é mais popular, e não é tão feio!!!
VIVA AS CUNHAS... VIVA O RIBEIRO... VIVA VIANINHA!!!!
Anónimo disse…
Um "Post" sobre as repercussões dos P.E.C.s na vida dos vianenses duvido que tivesse tanta adesão desta gentalha...
Anónimo disse…
Os comentários da Aurora do Lima serão dum sucessor da Vera Lagoa?!
Anónimo disse…
eu só queria perguntar se a piKolina não estaria disponível pois fazia melhor figura e ó menos é uma figura típica cá da terra, carago. atão!!!
Tone Biana
Anónimo disse…
Não se queixem... com tanta publicidade que este cartaz está a ter as festas de Viana vão estar em grande!!! Tudo vai lá parar!!!
Anónimo disse…
Como designer gráfico, o que me impressiona mais pela negativa é o mau uso da tipografia, o desrespeito das margens e alinhamentos, a ausência de uma grelha estrutural que equilibre a mesma e o corpo pequeno da mesma que faz com que se perca no cartaz.
É possível usar tipografia com serifa (clássica, ex: times) e sem serifa (moderna, ex: arial) num mesmo trabalho mas é necessário respeitar algumas regras.

Mas no fundo só podia acontecer isto quando se juntam os compadrios, o fazer barato e o usar fotógrafos para trabalhar em design gráfico.
Mas isto também é muito culpa dos designers, se houvesse um Ordem dos mesmos, acabava-se esta pouca vergonha.
Concluindo, é claramente um excelente exemplo de falta de profissionalismo!
Anónimo disse…
Só espero que depois de tanta polémica com o cartaz deste ano, que os responsáveis pela organização das Festas D'Agonia 2011, tenham o bom censo de promover um concurso aberto a todos os interessados e que sejam isentos e escolham o melhor.
Estou convencida que com tanta indignação (nota-se pelos comentários aqui colocados) a Vianafestas não tem outra alternativa senão tornar a escolha do cartaz mais transparente.
Anónimo disse…
O que mais me impressiona é o facto de ano após ano serem mais do que claros e evidentes os casos de "cunhice", "tachismo" e "apadrinhagem". No entanto o "pessoal" vota sempre nos mesmos. Creio que a pergunta a colocar não será bem se Viana está a evoluir no bom sentido, mas sim se o potencial da cidade e dos seus habitantes está a ser bem canalizado. Na minha opinião a resposta a esta ultima pergunta é negativa.
Há, contudo, exemplos positivos a salientar. Veja-se por exemplo o cartaz relativo ao "Perre Open Air Fest" Cartaz
Não será certamente um conceito relacionado com as festas da cidade, mas é sem duvida uma prova de que os jovens de Viana têm ideias e projectos inovadores, conseguindo conciliar uma imagem moderna com as suas raizes culturais.
Anónimo disse…
Realmente?! A minha "Maria" já me tinha falado deste cartaz, que muito tem dado que falar, por isso não deixei de dar uma espreitadela para ver se o cartaz deste ano era assim tão mau.

Realmente, pode-se dizer que anda perto do MEDONHO... Oxalá tenham a Brilhante ideia de o mudar, se ainda for a tempo,claro!
Anónimo disse…
VERGONHOSO!!!
AGORA VIANA JÁ NAO É AMOR ... VIANA É HORROR ...
Viana terra de camponios que nunca foram à cidade... disse…
Viana não é amor nem horror... É sim uma aldeia de pacóvios que nunca saíram, nem querem sair de Viana, convencidos que tudo o que tem por cá é o melhor do mundo... a começar por estas festas... que isso sim, é a maior concentração de bimbalhada do mundo! Por isso até acho este cartaz o melhor de todos o que já se fez até hoje! é a festa e Viana do Castelo passado a papel químico!
Anónimo disse…
Meus caros. Este cartaz falha em tudo. A menina, que me desculpe, não é bonita e muito menos tem cara de minhota. O trabalho fotográfico e de design é uma miséria. Só não percebo é como é que alguém não disse "Alto e pára o baile". O certo é que o mal está feito, e agora há que esperar que erros deste não sejam cometidos no futuro. Mas o que mais me custa é ver tanto a menina como os seus familiares a andarem na internet a defenderem a honra. Provavelmente se tivessem ficado no seu cantinho e admitissem que o cartaz, no seu todo, é um horror, talvez não tivessem dado origem a tantos comentários maledicentes. Porque há coisas que, muito se queira, não se pode negar: O cartaz é feito, está mal feito, a modelo não é adequa e tem ligações familiares à Vianafestas. Porquê desmentir aquilo que é verdade?
FINA disse…
Pensava que já tínhamos perdido um pouco (só um pouco) do nosso provincianismo e que o nepotismo tivesse sido banido da sociedade vianense...mas não!!!!
É tudo caseirinho...a menina (que já é crescidinha e portanto com uma palavra a dizer sobre o assunto - uma palavra que só poderia ser NÃO), o fotografozinho, o ourinho, o tsunamizinho (já repararam que o mar parece um tenebroso tsunami a formar-se???) É um Deus nos acuda! Para quando uma postura profissional, cultural, neste sec XXI que já leva quase uma década de existência?
Misabel disse…
Este cartaz mostra bem o que se passa nas instituições públicas em Viana do Castelo, tudo se pauta e se concorre pelo velho sistema da "cunha". É pena para uma fantástica Romaria como é a Sra. da Agonia, que tão bom nome tem a nível nacional, dar-mos este "atestado" de que na nossa cidade o que vale mesmo é a família onde se nasce. O cartaz nem deveria ter uma "vianense", apenas surgiu esta tradição porque as famílias influentes e os interesses associados resolveram fazer uma espécie de "rainha da bateria" isto numa alusão ao Carnaval brasileiro.
Enquanto vianense e também participante das festas, é com tristeza e vergonha que vejo este cartaz da minha cidade, nem é por causa da falta de beleza dele, mas pela gigante demonstração da falta de saber fazer, de saber organizar e dignificar a nossa cidade e maravilhosa romaria.
Viva a Sra. da Agonia e que ela ilumine muita gente.
rita monteiro disse…
mas a comissao de festas e cega? nao vêem que a rapariga mete medo ao susto! podem ter a certeza que este ano nao atingirão 1 milhao de pessoas como previsto.
Anónimo disse…
SOU DE VIANA E CUSTA-ME LER ISTO TUDO É SIMPLESMENTE UM CARTAZ MAL CONSEGUIDO ,MAS NAO DA O DIREITO DE SE FALAR ASSIM DA NOSSA TERRA. TRABALHO NO CENTRO DA CIDADE E TENHO TANTO ORGULHO NELA,QUEM CHEGA SO ELOGIA,O VIANENSE SO DIZ MAL .POR FAVOR AMEM VIANA ,A CIDADE MAIS LINDA DO PAIS...
È triste ver uma festa com a dimensão da festa da Srª da Agonia, ser liderada por gente com falta de criatividade, sem pensar no futoro e nos vianenses. Pergunto, até quando poderemos contar com tantos visitantes?
Contamos com a galinha dos ovos de ouro, mas um dia se a galinha não for cuidada pode morrer....
Viva as festas, Viana e a sua gente.

Sergio Jesus
F Nando disse…
Eu ás vezes sou distraido mas este cartaz não me passou é que sendo a mulher minhota uma mulher bonita não havia mais ninguém?
A maioria dos comentários são anónimos o que tambem não deixa de ser um sinal dos tempos e é pena...
Anónimo disse…
Lamento a forma primária e mesquinha usada na crítica do cartaz.
Críticas Construtivas -SIM,
Insultos - NÃO.
Não conheço a jovem,mas peço-lhe: NÃO VALORIZE, MANTENHA-SE IGUAL A SI PRÓPRIA, SEJA SUPERIOR.
Sr. Ribeiro,conheço-o apenas da cidade e de pertencer à Comissão de Festas da NOSSA CIDADE.Obrigada pelo seu empenho,dedicação e por certo muitas horas que retira ao conforto do lar, ao convívio com a família e com os amigos... para, com os outros elementos, as pôr ao serviço da nossa cidade.
CONTINUEM. MUITO OBRIGADA.
Misabel disse…
Também não concordo com insultos e mal-dizer sem fundamento, mas que esta acção da VianaFestas deixou muito a desejar no quesito profissionalismo/qualidade, isso deixou.
Não é a beleza do cartaz, porque ele vale o que vale, é a falta de qualidade e seriedade que ele representa. Vivemos numa sociedade cada vez mais injusta, onde o mérito é coisa ultrapassada, o que interessa são as "relações" e o "compadrio". É isso que este cartaz representa, há apenas que louvar este mesmo cartaz por uma coisa, ser a declaração viva do sistema de "cunhas" reinante, esse sim uma verdadeira agonia.
Anónimo disse…
Só me apraz dizer que, se o feio doesse, a menina passava a noite a berrar...
Quem se presta à figurinha, ouve o que quer e ouve o que não quer.
E quanto ao avô, está visto o grande contributo que dá aos festejos: a instituição da "Cunha", sempre prevalecente sobre a transparência exigida a quem quer estar no cargo que o dito senhor exerce.
Espero que, dado o fiasco, tenha a decência de se afastar voluntariamente, ou todos seremos obrigados a afastá-ló, com a manifestção pública de desagrado, no dia "D"...
Anónimo disse…
Muito se tem falado do cartaz deste ano da Romaria d´Agonia... Comentar e criticar a beleza da Diana Ribeiro e a criatividade do fotógrafo está na ordem do dia, mas eles são os que menos culpa têm de tudo isto. A raíz do problema está em quem escolheu o fotógrafo (pois há profissionais excelentes aqui na cidade), em quem escolheu a mordoma (porque não usou os critérios que deveria usar) e em todos os que compactuaram com estas escolhas porque não lhes convinha discordar delas. Mas como estas escolhas também são feitas muitas outras pouco ou nada transparentes e que em nada contribuem para valorizar a Romaria d´Agonia. Eu sou apenas uma jovem vianense, acompanho e participo nas festas há mais de 15 anos e confesso que me entristesse bastante saber que há pessoas com uma cultura enorme sobre as tradições vianenses, pessoas que talvez se estivessem nos cargos merecidos fizessem os vianenses sentir ainda mais orgulho na sua Romaria. Todos os anos desfilo na mordomia e no cortejo etnográfico e vejo coisas que são no mínimo vergonhosas (lenços mal colocados, algibeiras do lado errado, maquilhagem na cara, verniz nas unhas) e se alguém da organização lhes diz alguma coisa as meninas ficam muito ofendidas... Deveria ser elaborado um texto pela comissão de festas (ou encomendem a quem o saiba fazer) com a descrição de cada traje e das regras que devem ser cumpridas por quem os veste e desfila quer no cortejo etnográfico quer na mordomia. Penso que toda a gente ficava a ganhar: quem assite porque via pessoas bem trajadas e quem desfila porque não fazia "figuras tristes" ou então só fazia porque queria e não porque não queria fazer melhor. Quem está na organização faça o favor de explicar aos vianenses como trajar correctamente, escrevam num placard e coloquem na praça da república, distribuam panfletos ou ponham um artigo no jornal, façam é qualquer coisa por favor. Se nada for feito das duas uma: ou continua a haver participantes a cometer erros na forma como trajam, ou se se impedir que desfilem por estarem mal trajados começa a haver falta de participantes. A melhor solução parece-me mesmo apostar na formação para todos sairmos a ganhar! Mais vergonhoso que o cartaz deste ano e que tanto é comentado pelo povo é termos na mordomia e no cortejo vianenses que não sabem as regras de bem trajar nem conhecem os trajes e a sua história.
Faça-se alguma coisa pelo bem da tradição!!! Mas ainda este ano por favor....
Anónimo disse…
Há muita maquilhagem a desfilar na Mordomia!! :-)

Claro que algumas são vistas com pinturas nos olhos e nas unhas. Isso é que não está certo!! Mas também há maquilhagem que "não se vê..."
Muitas das raparigas trajadas parecem que não têm qualquer pintura... Estão naturais. Pelo menos, assim parece... :-)
Sim! Devem estar naturais!! Mas nem toda a gente tem a pele perfeita. Algumas colocam um pouco de base na cara para disfarçar as imperfeições da pele. Acho que isso não é muito mal. O mais importante é que não se note o mais possível... De resto, pinturas nos olhos e verniz nas unhas...é que não deve ser permitido!!!
Trajar bem é muito importante!...
Anónimo disse…
Realmente a moça é um bocado... grossa. Se continuam a querer basear o cartaz das festas numa foto, pelo menos que escolham uma moça bonita, pois em Viana é algo que não falta. Faltam-lhe sim serem netas de alguem...
É uma tristeza
Nuno Gomes disse…
O problema é os membros da Viana festas e todos aqueles por quem o cartaz passou até ser eleito como oficial serem desprovidos de tomates e não terem dito ao Joaquim Ribeiro que a neta dele por melhor pessoa que possa ser não tem os atributos necessários. A propria moça também não se exergou e aceitou este papel sabendo os atributos que não tinha?
Enfim, uma vaia para os destomatados da comissão de festas que tiveram medo do Ribeiro. E um cartão vermelho ao Ribeiro, vai-te embora de uma vez para sempre.
Ana Dias disse…
Tenho de confirmar o que uma senhora aqui disse, pois no mesmo ano eu tambem fui nesse carro!!Fui a frente porque ja fui operada 2vezes a um dos joelhos e o outro tambem tem de ser e estava no meio porque era onde tinha mais segurança (visto que o joelho por vezes falha e eu tinha receio de cair)! Nessa altura estavam mais 3ou 4 moças no carro que chegaram depois de mim!!A que esta no cartaz foi das ultimas a chegar mandou-me sair do meio porque aquele lugar era dela por direito (segundo ela) visto ser neta d alguem supostamente importante e pelo caminho ainda se gabou que este ano ela seria cabeça de cartaz!!Nao sei como funciona mas pelo que me disseram eles fazem genero de um casting (por assim dizer) mas esta ja o tinha feito nas festas do ano passado!!!!
Anónimo disse…
Relativamente ao comentário anterior: Parece que a menina Diana Ribeiro ainda tem o descaramento de reclamar o melhor lugar do carro apesar de este já ter sido ocupado por outra mordoma! Considero isso uma grande falta de respeito para com as outras participantes.
E não é a primeira vez que soube disso. Já houve muitos casos desses! Parece que a menina Diana Ribeiro leva muito a avante pelo facto de ser neta de alguém muito importante da Vianafestas! Chama-se a isso arrogância e armar-se em superior!

E vou dar um conselho à menina Diana: De futuro, seja mais modesta e respeite as outras mordomas. Seja igual a elas e não se arme em superior! Ser um pouco mais humilde mas manter a simpatia!
Aliás, qualquer mordoma pode escolher o lugar que quiser no carro!! E a menina Diana não deve ter a audácia de expulsar outra mordoma que já ocupara primeiro o lugar que supostamente quer para se evidenciar só porque acha que tem esse direito por ser neta de um importante membro da Vianafestas! Isso não se faz!!!
Além disso, esse tipo de atitude faz com que as outras mordomas fiquem ofendidas e desrespeitadas! E há sempre alguém que pode oferecer resistência em ceder o seu lugar! Portanto, o melhor seria que a Diana fosse a primeira a chegar e a entrar no carro e poder ocupar o lugar que quiser! Assim ninguém levará a mal. Mas se o lugar já está ocupado... então sujeita-se a procurar um que esteja vazio!!!...
Portanto mude essa atitude!!
Anónimo disse…
O melhor mesmo sería convocar uma manifestação de vianenses contra os P.E.C.s!
Tirar uma fotografia...
Os que lá ficassem eram "DE FACTO" os melhores!
Anónimo disse…
Já li muitos destes comentários anteriores. Concordo com alguns e discordo com outros! Aliás nem vou comentar o cartaz porque já dei a minha opinião acerca dele...

Mas gostaria de dar uma palavrinha ao autor do comentário feito no dia 13 de Julho de 2010 18:17 que se intitula "Viana terra de campónios que nunca foram à cidade..."

Mas afinal porque é que o seu comentário está a discriminar e a rebaixar Viana do Castelo, a minha cidade, a dizer que é uma terra de gente atrasada que não quer sair de Viana??? Porque é que está a falar mal dos vianenses?! E das nossas belas tradições!! Por acaso também és vianense? Se és, achas bem falar mal da tua terra?!
Pois eu acho que pessoas que pensam assim e que se armam em individuos modernos não merecem respeito de ninguém! Viana até pode ser uma cidade pequena ainda a evoluir, mas é rica em história e tradições que faz maravilhar os milhares de forasteiros que a visitam. E as Festas da Senhora d' Agonia é sem dúvida em grande evento tradicional, reconhecido em todo mundo e que nos enche de orgulho! Só não aceito o facto de alguns vianenses falarem mal de Viana do Castelo. A sua própria cidade!!
Se não gosta de viver e ser de Viana... então muda-te para outro lado!!
Gu.VIANADOCASTELO disse…
..Tenho vergonha e sinto tristeza,os nossos cartazes sempre foram os melhores,em todos os aspectos,trata-se da nossa imagem!A nossa cultura é demasiado rica para se estragar desta forma..até parece sabotagem!É um cartaz frio,seco,vazio e sintético..ah!e labrego!É a natural riqueza da cidade de Viana e seu povo,a desvanecer pelas mãos de pessoas insensíveis a qualquer valor e respeito pelo património aqui existente,existem demasiadas demonstrações físicas deste.."movimento anti-conservação/recuperação de origens e sua conciliação" espalhadas pelo nosso território,adulterações ás origens,pequenas/grandes fugas na moderação desses mesmos valores..estamos lixados meu povo!eles andem aí!..como exemplo,lembram-se do outro?.."e que tal,trocar o nome para Viana..só!.." pois é,pode-se considerar que foi um aviso,imaginem como estaria a cidade neste momento,se já na altura não havia problema em mudar o nome de uma cidade com ..750 ANOS!!..meu deus..depois disso,era um fartote,acreditem!Sempre que vou ao Natário,á Jardim,assim como muitos outros locais públicos e vejo fotos da cidade á alguns anos atrás..ui..que linda!Jardins,casas,praças,calçadas,monumentos..tudo estragado ou desaparecido!Até custa, sério,se continua assim,Viana passa a ser mais uma cidade banal e sem riqueza cultural,pelo menos,visível,perceptível,conservada e restaurada,não fica de certeza!Pronto,creio que deixei o meu ponto de vista,deixo-vos com o tal gostinho de uma Viana bonita e original na mente e com o gostinho das bolas de berlim do natário na boca!Acima de tudo,lutemos contra esses princípios destrutivos!!abraço deste vianense.
Em que estou a pensar ?
Eu não penso vejo para depois então pensar.
Como é que em Viana do Castelo existem 9 Artesões encartados.
Com carta profissional passado por entidade penso eu credivel a PPART .

...http://www.ppart.gov.pt/principal.aspx?pagina=sub_menu&tipo=1&cod=13

E no site da Camara Municipal apareçem 82 Artesões ?????

http://www.cm-viana-castelo.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1808&Itemid=748

Penso então

Qual o critério de selecção !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quem teve o knowhow para o fazer !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Com que autoridade a Camara passa por cima de outra entidade estatal !!!!

Penso e digo o Cartaz de Viana do Castelo continua e vai continuar.
Anónimo disse…
Vinha ver se encontrava o programa das festas e deparo-me com esta tristeza. Eu nunca vi a rapariga, não sei se é assim feia ou se teve azar na fotografia, mas o design do cartaz também não a favorece nada.
Cartaz horrivel, sem gosto nenhum, parece que foi feito em 10 minutos. O que vale é que eu vou à festa todos os anos, porque se não a conhecesse achava que era uma festinha da aldeia.

Uma vergonha.

Mensagens populares deste blogue

ROMARIA D’AGONIA | Rasto de lixo depois da Procissão ao Rio e Serenata

ROMARIA D’AGONIA | Tapetes Floridos “enchem” a Ribeira de visitantes

Romaria D’Agonia 2017 | Programa provisório

ROMARIA D’AGONIA | Começa a 17 de agosto e já tem programa