Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Romaria D'Agonia: Cartaz das Festas de 2011 vai ser alvo de concurso público


O cartaz da Romaria D’Agonia 2010 foi o principal mote de discussão na última reunião do executivo municipal vianense. A questão foi levantada pelo vereador do CDS-PP. Aristides Sousa diz que o cartaz foi infeliz, e reclama que a Câmara de Viana não descure as questõe4s relacionadas com a promoção da imagem da cidade e, nomeadamente, da Romaria de Nossa Senhora D’Agonia.
O executivo socialista respondeu às críticas da oposição e anunciou que, já no próximo ano, o cartaz da Romaria vai ser alvo de um concurso público, como sublinha a vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro. A própria vereadora da Cultura admite ter “algumas reservas” em relação ao cartaz deste ano, mas também considera que muitas da críticas são injustificadas. Apesar disso garante que, para o ano, vai ser escolhido o melhor cartaz do concurso que será lançado propositadamente para o efeito.

Fonte: Rádio Geice (13.07.2010)

Comentários

Anónimo disse…
Parece que a contestação surgida a partir do cartaz das festas deu resultado. Espero que o concurso para a selecção do próximo cartaz seja "transparente" e que não aconteça como os concursos de recrutamento de pessoal (por exemplo no PEPAL) onde os lugares são criados em função de quem querem colocar(Câmara). No ano passado no Pepal, quando vi a lista de candidatos para um determinado sector, fiquei a saber logo para quem seria o lugar. Quando saíram os resultados do concurso as minhas suspeitas confirmaram-se... Foi coincidência??? Esteve aberto recentemente um concurso, na Câmara, na área de comunicação social e, quase de certeza, que sei quem vai ser colocado. Façam concursos como o PEPAC onde houve rigor e não favores e conhecimentos.
Anónimo disse…
Na verdade, há muitos jovens DESIGNERS com qualidade, em Viana. E não apenas os designers, também os artistas plásticos e os fotógrafos. Tudo se faz bem (melhor) se existir um intercambio saudavel de conhecimentos com o contributo de diferentes origens. O problema são as Comissões de Festas (e não apenas as da Agonia) que sobrevivem à custa de “adamastores” e “velhos de restelo” insubstituíveis e intocáveis, que, se por um lado, entregando-se de alma e coração a um trabalho que não querem ver morrer, já não se sentem com forças e capacidade para INOVAR, e modernizar, por outro lado, mantêm-se "presos" a uma função que lhes dá estatuto social e presos a uma tradição e uma pseudo dignidade das festas que afasta as ideias mais inovadoras que até podendo ser, muitas vezes, irreverentes, conseguem manter os vínculos da tradição. Porque apesar de tudo até os jovens (os de Viana sobretudo) são muito tradicionalistas / conservadores. Está nos genes das famílias de Viana.
Este “adamastor” cedeu (?) perante as críticas (algumas pouco simpáticas e tão pessoais que perderam a razão de ser).
Que para o ano (finalmente) tudo seja mais claro e aberto à diversidade de valores estéticos, que tenham o cuidado de seleccionar um júri “isento de romarias”... Que sejam capazes de abrir as portas não só pelo cartaz mas pela própria organização do programa de festas. Tenham a coragem de não queimar TANTO fogo e fazer render melhor os dinheiros da romaria com outro tipo de ofertas. Preservem e respeitem a tradição sem dela serem prisioneiros. Aceitem os jovens sem os acorrentar ao passado.
Haverá críticas com toda a certeza, porque “gostos discutem-se”!! Mas tudo será mais transparente e correcto.
Sim , como alguém disse, o cartaz de “Perre open air fest”, não sendo uma excelência é um bom princípio de abertura.
Anónimo disse…
A câmara, continuando a sua ideologia "abrangente e dominante", se o cartaz tiver uma menina, devia impôr que seja ariana ou celta até à 5ª geraçao!

A título de curiosidade, o "centro" converteu-se à democracia participativa!?...
Anónimo disse…
SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS 2011: LUCAS & MATHEUS (dupla brasileira) site www.lucasematheus.com, LÉO & LEANDRO (dupla brasileira)sitewww.leoeleandro.com.pt e AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON site www.ivason.com. Contactos: ANTÓNIO LOPES 960195669/913729192, endereço electrónico:antonio.alproducoes@gmail.com.
Faculto orçamento desde que solicitado.
Agradeço o favor de acusarem a recepção deste conteúdo.

Mensagens populares deste blogue

VIANA | A Praça da República já foi assim...

VIANA | Sugestões para o fim de semana