Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Museu de Arte e Arqueologia vai fazer tapete em honra da Romaria d’Agonia

O Museu de Arte e Arqueologia de Viana do Castelo e a Junta de Freguesia de Monserrate vão preparar, a partir do dia 13 de Agosto (sexta-feira) às 16h00, um tapete com doze metros para evocar e dar a conhecer uma das principais atracções da Romaria d’Agonia: os tapetes floridos da ribeira.
A iniciativa do Museu, que conta com a participação dos funcionários mas também dos habitantes da ribeira, terá o desenho de uma flor em sal tingido e será elaborado no jardim do Museu de Arte e Arqueologia. A iniciativa, que conta com o apoio do horto municipal, tem como principal intenção dar a conhecer esta tradição das gentes da Ribeira.
O tapete, que será feito a partir de sexta-feira e que estará patente até dia 22 de Agosto, dia em que termina a Romaria d’Agonia, inclui ainda uma exposição de fotografias sobre esta temática e a ideia é abrir portas do Museu a todos os que quiserem participar.
Os tapetes floridos são, decerto, uma das principais atracções da Romaria d’Agonia, que decorre de 20 a 22 de Agosto em Viana do Castelo. Durante toda a note, as principais ruas da Ribeira engalanam-se para receber a procissão no dia do feriado municipal: 20 de Agosto. Por isso, pela noite dentro, os populares criam tapetes de flores, sal e instrumentos da faina para que, no dia 20, ali passe a Senhora d’Agonia em procissão.
No feriado municipal, e para além da procissão ao mar e ao rio com os barcos das gentes da ribeira enfeitados, sai à rua o Desfile da Mordomia com mulheres vestidas com os trajes de Viana (mordoma, morgada e luxar) que visitam as autoridades, desfilando pelas ruas da cidade.
No dia 21, há cortejo, este ano dedicado ao tema “Na rota do Jacobeu/Ano Santo 2010”, a Festa do Traje e o Fogo da Santa ou do Meio. Já a 22 de Agosto, e para além da revista de gigantones e cabeçudos, sai à rua a procissão solene da Senhora d’Agonia e decorre mais um festival de concertinas e cantares ao desafio. As festas terminam com a Serenata no Rio Lima.

Fonte: C. M. Viana do Castelo

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Hoje é o dia da LUZIA, a Santa dos Olhos

VIANA | À beira da estrada

“Sentidos de Viana” promete animação de Natal e Ano Novo para vianenses e turistas