Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Romaria D'Agonia 2010: Procissão e cortejo esgotados


Não faltam interessados em tomar parte em alguns dos principais quadros das Festas da Agonia, em Viana do Castelo, romaria que arranca depois de amanhã, prolongando-se até domingo. As inscrições para o cortejo histórico e procissão estão já encerradas.
A três dias do arranque das festas, a azáfama era, ontem, grande nos espaços da Casa de S. José, firma de Viana do Castelo que há muito disponibiliza os trajes para alguns dos principais quadros da romaria, casos do cortejo e da procissão. As inscrições, divulgadas mesmo pelas paróquias do concelho, estavam já encerradas.
“A afluência foi superior à do ano passado, com as mulheres à cabeça”, revela, sem se poupar a um sorriso, a responsável pelo estabelecimento, Adelina Nunes, justificando a ocorrência com “a vaidade” da mulher minhota: “Os homens serão mais tímidos. Não serão todos”, graceja, afiançando que “muitos, porém, são os que preferem ver a envergar os trajes”.
Para cada uma das manifestações da romaria vianense, são disponibilizados pelo estabelecimento cerca de quatro centenas de fatos históricos e religiosos, destinando-se a maioria das criações a adultos e as restantes às crianças, o que não sucedia até recentemente. “Até há bem pouco tempo, a procissão contava apenas com crianças, que nela tomavam parte vestidas de anjinhos. Porém, devido a uma crescente diminuição do número de crianças, a procissão passou, há cerca de uma década, a integrar adultos, que serão, actualmente, em número superior”, vaticina. O mesmo sucede, afiança, no cortejo histórico, onde os adultos são em maior número que as crianças.
Para a romaria deste ano, Adelina Nunes garante que “há mais gente nova” que nas festas do ano passado, bem como visitantes, pessoas essas que escolhem Viana como destino de férias e não se poupam a envergar um traje e tomar parte na romaria. “Alguns fazem-no há já algum tempo. E tem muito gosto nisso”, garante.
Refira-se que, para tomar parte nos quadros da romaria, os interessados nada desembolsam pelo aluguer dos trajes, cabendo esses custos à organização das festas.

Fonte: Jornal de Notícias (18.08.2010)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MÚSICA | O coração bate forte em Viana

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”

VIANA | O que há para ver hoje na cidade