Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Jovem Vianense destaca-se na área da programação

Há muitos Vianenses que se destacam nas mais diversas áreas, quer residam em Portugal ou no estrangeiro. A maioria deles não aparece nas páginas dos jornais e por isso não lhes é dada a devida atenção, apesar de terem carreiras profissionais extraordinárias e de tal forma bem sucedidas que deveriam servir de motivação para muitos portugueses.
É o caso do Vianense José Castro, que acaba de ser notícia no suplemento do Jornal “Correio da Manhã”, do dia 12.09.2010.

"Português singra na programação

AOS 32 ANOS, JOSE CASTRO
É UM DOS MAIORES ESPECIALISTAS A NÍVEL MUNDIAL DA LINGUAGEM PERL


Deslumbrado pelo mundo dos computadores desde tenra idade, José Castro é um verdadeiro guru do sistema perl, ou seja, uma linguagem de programação informática de alto nível. São poucos os portugueses que a dominam mas mesmo entre um painel de especialistas a nível global, o jovem minhoto de 32 anos conseguiu o prestigiado White Camel Award, uma espécie de Óscares da informática.
"A perl foi criada em 1987 e é muito interessante pela sua flexibilidade, comunidade e por permitir exprimir-me de forma quase semelhante ao modo como penso”, explica.
Hoje em dia é usada em todo o Mundo por empresas como a Amazon ou a Booking.com, serviços como o Internet Movie Database (IMDb) ou pelos sites da BBC e do jornal 'Financial Times'.
Natural de Viana do Castelo, José percebeu que a informática era a sua praia desde que lhe ofereceram o primeiro computador, andava então no 11º ano. “Até ali nem sabia o que queria ser. Depois nunca mais tive dúvidas. Sempre me dediquei a tudo com demasiada intensidade e a informática não foi excepção”, confessa. Ingressou na Universidade do Minho - onde teve o primeiro contacto com a perl, e actualmente trabalha como “evangelista tecnológico” no Sapo, ao mesmo tempo que organiza o mega-evento técnico SAPO Codebits 2010.

FORMAÇÃO ACADEMICA
Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação
PROFISSÃO DOS PAIS
Mãe Técnica de Contas. Pai Electricista embarcado
LIVRO QUE ESTÁ A LER
‘The Short Story of Nearly Everything’, de Bill Bryson
INSPIRAÇÃO
"Quando alguém sabe fazer algo melhor do que eu”
PROJECTO
Ir à ‘YET ANOTHER PERL CONFERENCE’ em Riga, na Letónia em 2011."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nove praias em Viana com “Qualidade de Ouro”

Sábado Florido em Viana

WRC Vodafone Rally de Portugal 2018 passa amanhã em Viana