Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Em Viana do Castelo estacionar nos passeios é legal?

Em Viana do Castelo, é muito vulgar presenciar-se viaturas em cima dos passeios. Ora, como qualquer cidadão sabe, o passeio é uma zona pedonal e é proibido estacionar nele. Para os veículos, o estacionamento deve efectuar-se nos locais especialmente destinados a esse efeito.
Na nossa cidade até parece normal estacionar em cima do passeio, pois constatamos com muita frequência, as autoridades serem muito lestas a multar automobilistas por terem ultrapassado 5 minutos o tempo do pagamento do parquímetro ou estarem estacionados em locais proibidos mas que não estragam o património nem obstruem o bom andamento do trânsito nem de peões, e fecharem os olhos àqueles “xicos espertos” que mesmo tendo lugar de estacionamento por perto, preferem colocar a viatura em cima do passeio criando dificuldades de mobilidade e segurança aos outros cidadãos.
Todos estamos de acordo que os agentes devem actuar quando há uma infracção ao Código da Estrada, estão a fazer o seu trabalho, mas seria mais razoável que fossem mais firmes com as situações que implicam destruição do património ou resultem num prejuízo efectivo dos direitos dos peões.
Veja-se o caso em baixo. Esta viatura está estacionada há pelo menos duas semanas, neste local (EN13 – Areosa – Viana do Castelo) ocupando a totalidade do passeio, tendo local bem definido destinado a estacionamento de veículos tanto num lado como do outro da estrada.
Todos os dias passam várias viaturas da GNR e PSP neste local, mas pelos vistos assobiam para o lado, até parece que está tudo bem.


Comentários

Anónimo disse…
E estacionar em segunda fila na Rua de Aveiro com o beneplácito e nas barbas da PSP? E estacionar em cima dos passeios nas imediações do hospital? E estacionar na Estrada de Santa Luzia em local com placa que indica proibição de estacionar e parar, impedindo muitas vezes a passagem de ambulâncias? Devo continuar a enumerar exemplos?
Anónimo disse…
Pois é finalmente o meu PC veio dos estaleiros e cá me encontro de novo a navegar por onde me apetece...
quanto a esta foto é bem elucidativa do que se passa na nossa Cidade,quer-me parecer que as leis não são para todos iguais, pois uns podem e outros não,vemos estes abusos por toda a Cidade,é uma vergonha e ridícula a actuação das autoridades e mais por agora não digo que já me subiu a tensão...
Anónimo disse…
E o estacionamento no antigo BC9? E o estacionamento na Rua do Trigo e Rua da Vedoria durante todo o dia, onde vemos sempre as mesmas matrículas... Quanto fotografos bem conhecidois da cidade foram já multados? Não prometo um doce a quem adivinhar porque a resposta é tão fácil...
É vergonhoso...
PJviana disse…
Se eu e os meus colegas de trabalho colocarmos os nossos carros em frente ao trabalho em pleno centro histórico e os comerciantes vizinhos fizerem o mesmo nem as pessoas conseguem lá passar! Se eu não posso estacionar o carro em frente à minha empresa porque será que outros podem? Os carros mal estacionados todos os dias sempre pelas mesmas pessoas que se acham superiores as restantes e não querem cansar as pernas!

Mensagens populares deste blogue

MÚSICA | O coração bate forte em Viana

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”

VIANA | O que há para ver hoje na cidade