Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Praia Norte - Viana do Castelo

Ontem, durante mais um passeio matinal pela Praia Norte, em Viana do Castelo, na companhia de alguns amigos, recordamos alguns pormenores sobre esta praia que os mais jovens desconhecem.
Como o da Praia Norte, há algumas dezenas de anos atrás, localizar-se junto aos estaleiros Navais de Viana do Castelo, a sul do Bairro dos Pescadores. Era a praia mais frequentada da cidade, pois as pessoas podiam deslocar-se a pé, enquanto para ir à Praia do Cabedelo, por ser mais distante, tinha-se que utilizar o autocarro, o que naquela altura muitas pessoas não podiam pagar. Contribuía também para a Praia Norte ser muito procurada, o facto de ser rica em iodo, motivo pelo qual era aconselhada por médicos.
O local onde hoje está localizada a Praia Norte era de difícil acesso, com muitas rochas e pedras e ausência de areia. Na altura, neste sítio, o que causava mais curiosidade eram as enormes rochas conhecidas por “Pedras Ruivas” (presentemente parecem mais pequenas, penso eu devido à erosão).
Às “Pedras Ruivas” também está associado um acontecimento passado há mais de cem anos, que era contado pelos mais velhos, que tem a ver com um crime lá ocorrido (ver aqui).
Em baixo, fotos da Praia Norte, na actualidade.





Nesta imagem pode ver-se ao fundo, à direita, as ditas "Pedras Ruivas"

Comentários

Anónimo disse…
É notório que nos últimos anos esta praia tem sofrido alguns melhoramentos.
Foi anunciado recentemente que, através do Programa Polis do Litoral outros melhoramentos irão lá ser efectuados. Não sei quais vão ser esses melhoramentos, mas penso que não era má ideia se nos terrenos junto à praia, mas do lado da Veiga da Areosa e do IPVC, se criassem alguns campos para se poder praticar modalidades desportivas (basquetebol, Voleibol , futebol de salão, etc.)como se verifica aqui na nossa vizinha Galiza (Praia de Samil-Vigo) que estão sempre repletos de gente.
JARRA disse…
Mas a praia Norte muito frequentada antigamente, não me parece que fosse no local da actual Praia Norte, mas sim numa área atualmente ocupada pelos estaleiros!
Anónimo disse…
Mas Sr “JARRA” é isso mesmo que escreve o autor(a) do blogue (pelo menos é o que eu interpreto).
“Como o da Praia Norte, há algumas dezenas de anos atrás, localizar-se junto aos estaleiros Navais de Viana do Castelo, a sul do Bairro dos Pescadores. Era a praia mais frequentada da cidade…”

Mensagens populares deste blogue

GIL EANNES | Um Navio com história e memórias

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”