Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Escola Secundária de Monserrate: Obras concluídas até Março

Já estão quase concluídas as obras na Escola Secundária de Monserrate, que nos últimos meses foi alvo de uma profunda remodelação. Depois de ter iniciado o ano lectivo com 2/3 da sua capacidade, tudo indica que os trabalhos deverão estar encerrados entre o final de Fevereiro e o início de Março. Um facto que, de acordo com o Director da Escola, José Luís Carvalhido da Ponte, vai também implicar uma “revolução” na própria forma de funcionamento do estabelecimento de ensino.
Recorde-se que as obras de remodelação da Escola Secundária de Monserrate, já com 45 anos, estão orçadas em 14 milhões de euros e vão permitir a duplicação do espaço escolar, passando dos anteriores 7000 para 14 mil metros quadrados. A escola é frequentada por cerca de 1800 alunos.

Fonte: Rádio Geice (14.01.2011)

Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo

Comentários

  1. Apesar das maiores valências com que esta escola ficou dotada, é pena que o edifício existente tenha ficado completamente descaracterizado... Infelizmente irá acontecer o mesmo com o Liceu e, deste modo, Viana irá perder mais um edifício representativo da arquitectura do período do Estado Novo.

    ResponderEliminar
  2. O comentador anterior, talvez dotado de pouca formação na área acabou por, como é normal, falhar na sua análise. Fosse este crítico um pouco atento e perceberia que:
    1- no caso do 'liceu' trata-se de um edifício património nacional e como tal nenhuma fachada poderia sequer por lei ser alterada, quanto mais descaracterizada.
    2- No caso da monserate, não se tratando de património classificado, a estrutura foi ainda assim mantida e isso é perfeitamente legível.
    3- As escolas de hoje necessitam de novos espaços e a duplicação da área destas escolas é antes de mais uma necessidade para os desafios do futuro.
    Algo bem mais importante do que qualquer tipo de saudosismo ou revivaismo arquitectónico.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Viana do Castelo 8.º concelho mais exportador do norte em 2016

VIANA | O sonho e arte de nove trabalhadores dos ex-ENVC em exposição

VIANA | Semana do Mar e Aniversário do Centro de Mar arrancam hoje