Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Escola Secundária de Monserrate: Obras concluídas até Março

Já estão quase concluídas as obras na Escola Secundária de Monserrate, que nos últimos meses foi alvo de uma profunda remodelação. Depois de ter iniciado o ano lectivo com 2/3 da sua capacidade, tudo indica que os trabalhos deverão estar encerrados entre o final de Fevereiro e o início de Março. Um facto que, de acordo com o Director da Escola, José Luís Carvalhido da Ponte, vai também implicar uma “revolução” na própria forma de funcionamento do estabelecimento de ensino.
Recorde-se que as obras de remodelação da Escola Secundária de Monserrate, já com 45 anos, estão orçadas em 14 milhões de euros e vão permitir a duplicação do espaço escolar, passando dos anteriores 7000 para 14 mil metros quadrados. A escola é frequentada por cerca de 1800 alunos.

Fonte: Rádio Geice (14.01.2011)

Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo

Comentários

Anónimo disse…
Apesar das maiores valências com que esta escola ficou dotada, é pena que o edifício existente tenha ficado completamente descaracterizado... Infelizmente irá acontecer o mesmo com o Liceu e, deste modo, Viana irá perder mais um edifício representativo da arquitectura do período do Estado Novo.
Anónimo disse…
O comentador anterior, talvez dotado de pouca formação na área acabou por, como é normal, falhar na sua análise. Fosse este crítico um pouco atento e perceberia que:
1- no caso do 'liceu' trata-se de um edifício património nacional e como tal nenhuma fachada poderia sequer por lei ser alterada, quanto mais descaracterizada.
2- No caso da monserate, não se tratando de património classificado, a estrutura foi ainda assim mantida e isso é perfeitamente legível.
3- As escolas de hoje necessitam de novos espaços e a duplicação da área destas escolas é antes de mais uma necessidade para os desafios do futuro.
Algo bem mais importante do que qualquer tipo de saudosismo ou revivaismo arquitectónico.

Mensagens populares deste blogue

MÚSICA | O coração bate forte em Viana

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”

VIANA | O que há para ver hoje na cidade

VIANA | Serviço de limpeza da Praia Norte desagrada utentes