Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Aqui viveu Carolino Ramos


Foi nesta casa, situada na Rua Frei Bartolomeu dos Mártires em Viana do Castelo, que viveu o artista plástico Carolino Ramos. Com uma vasta obra, focou particularmente as realidades do Alto Minho, mais especificamente motivos da cidade de Viana e da sua Ribeira.

"Carolino Ramos, de entre os artistas plásticos naturais do município, foi um dos que melhor captou e traduziu, de uma forma profunda e vasta, o viver e sentir da comunidade vianense das décadas de 30 a 60 do século XX.
Nos seus apontamentos a lápis e crayon, nas aguarelas suaves e transparentes, nos desenhos à ponta de tinta, nos óleos de tons doces, nas exactas e sucintas caricaturas e cabeças, na pintura decorativa de obras arquitectónicas (Sá de Miranda, Café Beira-Mar), nos cartazes e decorações das Festas de Nossa Senhora da Agonia - em todos estes trabalhos se espalha com perspicácia, realismo, exactidão e colorido, a realidade de Viana do Castelo com um pormenor e requinte que, antes ou depois dele, outros não terão conseguido.
O facto de sempre ter vivido em Viana, só ter pintado Viana, só ter conduzido os seus lápis, os seus pincéis, as suas cores para as gentes, paisagens e coisas da sua terra, terá constituído para o grande artista vianense, uma limitação? Carolino terá perdido com isso universalismo em favor de uma visão local ou regional dos homens e dos acontecimentos?"

Texto retirado do livro "Viana do Castelo 75 Décadas de História 75 Figuras Notáveis" de Euclides Rios e Edgar Afonso


Desenho de Carolino Ramos, datado de 16.10.1952

Comentários

  1. Não entendo porque é que aqui se publicita este evento e não se publicita os próximos concertos do Dr. Luís Pipa no Teatro Sá de Miranda.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Viana do Castelo 8.º concelho mais exportador do norte em 2016

VIANA | Semana do Mar e Aniversário do Centro de Mar arrancam hoje