Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Exposição “O Vinho e a Vinha em Imagens e Objectos”

Continua patente até ao próximo dia 09 de Fevereiro, nos antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a exposição “O Vinho e a Vinha em Imagens e Objectos”.
Esta mostra, que integra as comemorações anuais da distinção “Viana do Castelo Cidade do Vinho 2011”, inclui imagens de várias épocas clássicas e contemporâneas, desenhos de lagares, fragmentos de ânforas romanas que serviam para transporte de vinho de longo curso e ainda copos romanos em bronze de Castelo de Neiva (Castro de Moldes).


“(. . .) havendo dito (André de Laguna -1570) muitos males do vinho acabou afirmando que, quando bebido com descrição, é alimento muito substancial e saudável tanto ao corpo como à alma, pois, se bem repararmos nos seus efeitos e faculdades, aquece os friorentos, fortifica os exaustos e os desconsolados, engorda os magros, dá cor aos pálidos, desperta engenhos tardios e preguiçosos, faz bons poetas, alegra os tristes e melancólicos, dispõe bem os velhos quezilentos e os muito embirrentos, digere-se e espalha-se pelas veias antes das outras coisas das quais o corpo se alimenta, em suma, é o único sustentáculo da vida humana. Além das ditas bondades, tem o vinho outra digna de ser celebrada, como conciliador de amizades, ao fazer esquecer rancores e inimizades."

in Font quer, P.; Plantas Medicinales. EI Dioscórides Renovado.
Editorial Labor. Barcelona/Madrid. 1980


(texto retirado da exposição)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MÚSICA | O coração bate forte em Viana

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”

VIANA | O que há para ver hoje na cidade

VIANA | Serviço de limpeza da Praia Norte desagrada utentes