Avançar para o conteúdo principal

Conselho Superior de Magistratura admite que falta de pessoal está a atrasar processo do Prédio Coutinho

O Conselho Superior de Magistratura (CSM), admitiu, em resposta à queixa apresentada pela sociedade VianaPolis que as «dificuldades criadas pela falta de pessoal» estarão na origem da demora no processo relativo à demolição do Prédio Coutinho.
Em declarações à RAM, o director de intervenção da VianaPolis, Tiago Delgado adiantou que na resposta «ao apelo de celeridade» lançado o mês passado pela sociedade que gere o programa Polis de Viana do Castelo, o CSM acrescentou que «irá desenvolver esforços tentar o que o processo seja acelerado no tribunal onde estão a decorrer as acções judiciais».
A demolição do edifício de 13 andares, instalado no centro histórico de Viana do Castelo, está prevista desde 2000 no programa Polis mas o processo está suspenso, à espera das decisões dos tribunais, depois de os moradores terem movido várias acções para tentar assegurar a manutenção das suas habitações.
Nesta altura, aguardam decisão judicial quatro providências cautelares movidas em 2006 pelos moradores que, tentam assim impedir a declaração de utilidade pública que permitirá a expropriação e demolição do Coutinho.
De acordo com Tiago Delgado, duas destas quatro providências «estão em condições de ser decididas» mas o responsável não arrisca um prazo.
«Estamos à espera a todo o momento que se produzam factos que possam indicar o caminho que o processo vai seguir», sustentou.
No prédio Coutinho viviam cerca de 300 pessoas, mas a esmagadora maioria já abandonou o edifício, após negociações directas. De acordo com Tiago Delgado, das 105 fracções do edifício, 61 já estão na posse da VianaPolis.
Os proprietários das restantes 44 fracções não chegaram a acordo com a VianaPolis, que nesta altura tem apenas a demolição do prédio e a construção do novo mercado como único objecto social.
O impasse de cerca de onze anos é, para a Câmara, responsável pelo empobrecimento daquela zona por «prejudicar seriamente” o comércio e a actividade económica. O executivo pretende demolir o edifício para construir, no local o novo mercado municipal, “um equipamento imprescindível para activar o tecido socioeconómico do Centro Histórico».
Os encargos deste impasse representam «uma factura significativa» para a VianaPolis. Todos os meses, a sociedade gasta cerca de 1.500 euros com o condomínio, para além das despesas com os processos judiciais, os encargos com as 22 fracções cativas, para a eventualidade de realojamento de moradores, entre outros.

Fonte: Rádio Alto Minho (23.03.2011)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Páscoa Doce em Viana de 23 de março a 1 de abril

Entre 23 de março e 1 de abril, Viana do Castelo volta a viver a “Páscoa Doce” com uma programação que integra diversos momentos religiosos, feira de iguarias, desfile, procissões, música e animação, numa proposta que promete encantar vianenses e visitantes, unindo o religioso e o profano. Organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Diocese de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo, com a colaboração da Vianafestas, o programa conjuga fé e devoção com alegria e animação. Programação completa na imagem em baixo:

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Viana do Castelo fiel à tradição pascal: Igrejas e capelas abertas à noite na quinta-feira santa

Uma das principais tradições da páscoa em Viana do Castelo vai novamente trazer às ruas da cidade na quinta-feira santa à noite, milhares de pessoas para a tradicional visita a igrejas e capelas.  De entre as 20 que compõem o roteiro deste ano, fazem parte as capelas da Casa da Carreira (integrada no edifício da Câmara Municipal), do Museu Municipal, de Nossa Senhora da Conceição da Rocha e das Malheiras que abrem ao público pela primeira e última vez no ano. Também é nesta altura que os templos abertos à visita e oração são enfeitados com flores, havendo mesmo uma “competição” saudável entre eles para ver quem consegue ter a igreja/capela mais bonita.  Esta iniciativa de visitar as igrejas e capelas da cidade está integrada na programação da Semana Santa e do programa Páscoa Doce em Viana do Castelo.  Roteiro das igrejas e capelas de portas abertas das 19H00 às 24H00 na quinta-feira santa:  Sé Catedral, a Capela de Nossa Senhora do Resgate, a Igreja de Nossa Senhora da

Andando pela cidade…

Degradados e ao abandono há vários anos. A necessitarem de intervenção de reabilitação e/ou manutenção. Há que “dar vida” a estes edifícios antigos sem uso. Apesar de se verificar que, alguns dos edifícios degradados da cidade foram recuperados nos últimos anos, ainda há muito por fazer na reabilitação urbana. As fotografias em baixo dizem respeito a três edifícios degradados e abandonados há vários anos que precisam de ser recuperados, todos eles situados na rua Sacadura Cabral, no centro histórico da cidade de Viana do Castelo.

A tradição voltou a cumprir-se…

Nesta noite de Quinta-feira Santa, 6 de abril, entre as 20h00 e as 24h00, mais de duas dezenas de capelas e igrejas de Viana do Castelo, voltaram a abrir este ano as portas à visita e oração, numa das principais tradições da Páscoa no concelho. É com grande empenho que a comunidade de cada Templo trabalha na ornamentação das Igrejas e Capelas, dando uma atenção especial neste dia. As capelas e igrejas apresentam-se enfeitadas com arranjos de flores e passam por uma limpeza mais cuidada, por forma a que, ao inicio da noite, quando as suas portas se abrirem, recebam os milhares de visitantes.