Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

O primeiro dos seis navios de patrulha oceânica (NPO) encomendados pela Marinha portuguesa aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) vai zarpar

A informação avançada à RAM pelo presidente do Conselho de Administração da empresa. Veiga Anjos adiantou que nos próximos dias a embarcação irá realizar a última prova de mar depois de vários meses de formação da guarnição.
A cerimónia de entrega provisória do NPO, baptizado com o nome de Viana do Castelo, à Marinha ocorreu em Dezembro de 2010 com mais de cinco anos de atraso em relação à data inicialmente prevista.
Dificuldades de adaptação à construção naval militar e as exigências da Marinha, com várias alterações ao projecto foram responsáveis pelos sucessivos adiamentos.
Em Dezembro passado nos ENVC, o Ministro da Defesa Augusto Santos Silva fez questão de explicar a demora.
Santos Silva sublinhou que se tratou de um «projecto totalmente novo para a empresa». Por ser o primeiro de uma série «obrigou a um conjunto de requisitos e de acertos mais morosos mas a manifestar confiança de que os seguintes já sairão com uma cadência adequada».
O protótipo de seis navios de patrulha oceânica (NPO) encomendados pela Marinha portuguesa vai zarpar dos Estaleiros Navais no próximo dia 22 Abril.
O NOP atinge uma velocidade próxima dos 20 nós, autonomia de 5000 milhas, 83,1 metros de comprimento e 1870 toneladas de peso são alguns números do Navio.
Tem capacidade para a aterragem de um helicóptero até 5.400 quilos e, como armamento, apresenta uma peça de artilharia de 40 milímetros, já com cerca de 50 anos, aproveitada de outras embarcações da Marinha.
A fiscalização da pesca, o combate ao tráfico de droga, contrabando e imigração ilegal e operações de busca e salvamento são as principais missões que esperam o NPO.
A guarnição será constituída por 38 elementos, distribuídos por cinco oficiais, oito sargentos e 25 praças.
O segundo NPO, também já se encontra em fase adiantada de construção. A ultima informação conhecida aponta o final do verão como data de entrega.
Estes navios vão substituir as corvetas das classes Baptista de Andrade e João Coutinho, com mais de 40 anos.

Fonte: Rádio Alto Minho (17.03.2011)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MÚSICA | O coração bate forte em Viana

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”

VIANA | O que há para ver hoje na cidade

VIANA | Bolas de Berlim do Natário são notícia no jornal Inglês “The Guardian”