Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Viana: Câmara faz concurso de criação do cartaz da Romaria da Senhora D’Agonia para evitar polémicas


Para evitar polémicas como as que acontecerem no ano passado, nas redes sociais, em relação ao cartaz da Romaria da Senhora D’Agonia, este ano a Câmara Municipal de Viana do Castelo optou por realizar um concurso para escolher o cartaz oficial das festas. O concurso é aberto a todos os interessados, quer individualmente, quer em equipas. Os cartazes a concurso devem ser apresentados até 15 de Abril.
O júri é composto por 7 elementos, representando a Câmara Municipal, a VianaFestas, Comissão de Festas, Real Irmandade de Nossa Sra. D’Agonia, Associação Empresarial de Viana do Castelo e Associação Portuguesa de Design. Existem dois temas obrigatórios para o concurso: A Marca de Viana, tendo por base o slogan “Quem gosta vem / Quem ama fica / Fica no coração” e o tema “Viana do Castelo, Cidade do Vinho 2011”. O objectivo é que o cartaz expresse o espírito da romaria e tudo o que envolve esta festa. Francisco Sampaio, Presidente da Comissão de Festas, diz que os dois temas escolhidos são fortes e representam bem a cidade. Maria José Guerreiro, vereadora da Cultura da Câmara de Viana, espera que o concurso chegue a todo o país. José Maria Costa diz que esta é uma experiência “a nível nacional”. O autarca diz que as polémicas do ano passado em relação ao cartaz, criadas nas redes sociais da Internet, não fazem qualquer sentido. José Maria Costa diz ter ficado “muito honrado” com a escolha do cartaz e da mordoma. Não há prémio monetário para o concurso pois, segundo a Câmara, o maior prémio é fazer o cartaz da maior romaria portuguesa. Os resultados do concurso vão ser conhecidos publicamente na segunda semana de Maio.

Fonte: Rádio Geice (11.03.2011)
Leia aqui os vários comentários ao Cartaz da Romaria D'Agonia 2010, deixados neste blogue.

Comentários

Anónimo disse…
Uma pergunta..o que estes dois temas tem haver com as festas??
slogan de viana (que na minha opinião é muito mau) e vinho???
Já querem transformar as nossas lindas festas com cultura nas rambóias das feiras novas..cera isso???
Anónimo disse…
para evitar polemicas, e para nao gastar dinheiro!
é uma vergonha isto, andam designers a gastarem fortunas num curso carissimo, para instituiçoes virem abrir concursos em que o unico premio é o cartaz ser publicado! ainda por cima uma autarquia, que devia promover o contrario...
sou estudante de design e uma iniciativa desta (digo mesmo que) enoja-me! querem trabalho bom e de graça. descem exactamente ao mais baixo nivel de empresas que necessitam designers entao promovem estagios nao remunerados que dizem com perspectiva de integraçao nos quadros da empresa, e depois na realidade acaba o estagio manda vir outro nao remunerado.
Gosto muito de viana do castelo, mas para isto só tenho a dizer DEVIAM TER VERGONHA! se espero uma censura ao meu comentario, claro, é no pais que estamos
Anónimo disse…
....se não tiverem pago aos "pseudo-designers" de todos os cartazes anteriores...!!! Se até aqui NUNCA ninguém ganhou dinheiro com o cartaz das Festas...!!!??!! Caso contrário, o concurso será mesmo uma afronta.
Anónimo disse…
Concordo com tudo o que foi dito! Só tenho a acrescentar que uma vez um concurso público aberto a todos os interessados e profissionais, é também legítimo que sejam todos os Vianenses a votarem nas propostas apresentadas, e não tão somente 7 elementos do júri.
Anónimo disse…
É legítimo que sejam os todos Vianenses a votar na melhor proposta de Cartaz !
Anónimo disse…
Ridículo!! Depois da polémica do ano passado só faltava mesmo abrirem o concurso sem qualquer contrapartida.. Aposto que o 'artista' do ano passado recebeu para fazer aquela obra-prima, agora querem os profissionais a trabalhar de graça!!! Uma vergonha..
Era o Vinho ! disse…
Puseram como slogan de viana ( o Vinho)
Durante as festas das feiras novas, as tascas vendem vinho sem conta e sem medida aos estudantes e mocidade nova.
Para disfarçarem apresentam o vinho em garrafas de cola- cola para contornar a venda de vinho a granel.
Durante a noite é comum ver raparigas e rapazes completamente alcoolizados numa escadaria a ouvir musica toda a noite,sem terem noção do que fazem e onde estão.
Ninguém põe regras ,e quando surgir um acidente ou morte dum adolescente vamos o que vai acontecer e ver as desculpas que se vão argumentar.
Não façam desta terra uma terra de alcool , já vamos vendo garrafas deixadas nas ruas e copos abandonados na marginal do jardim e Praça da Republica, á porta de casas.Como não há urinois, os cantos das casas e estabelecimentos servem para os desordeiros emporcalharem as portas quando fazem as necessidades.
Noutros tempos nada disto acontecia a cidade era calma e pacata e ordeira.
Agora começa a ter "Bandalheira " , durante a noite,para manter lucro e interesses para alguns.
Anónimo disse…
Sim, concordo plenamente, é vergonhoso esse ser o temas das festas, eu sou de Viana e digo isto, concordo plenamente com o ultimo comentário... que eu saiba o tema de viana foi sempre a cidade da paixão ou do amor ou lá o que é, e vão por agora o vinho? pois , é porque dá mais lucro....

Para o ano, isto podia ser repensado....

Mensagens populares deste blogue

PRAIA NORTE | Marginal pedonal vai abrir ao público

VIANA | Bicicletas desafiam os degraus do escadório de Santa Luzia

Funicular de Santa Luzia | A transportar pessoas desde 1923

VIAGENS À MINHA PRAIA | Na Praia do Cabedelo com Melânia Gomes

VIANA DE ANTIGAMENTE | Chafariz da Praça