Avançar para o conteúdo principal

Antigo bairro de trabalhadores da CP em Viana transformado em zona habitacional de luxo.

O antigo bairro de trabalhadores da CP, em pleno centro da cidade de Viana do Castelo, vai ser transformado num complexo habitacional de luxo pela empresa Festa e Festa que adquiriu o espaço à Refer Património S.A., empresa de capitais públicos da Refer, que tem por objecto gerir o património a cargo Rede Ferroviária Nacional. Não são conhecidos os montantes do negócio acordado entre o promotor e empresa pública. O contrato promessa de compra e venda está formalizado há algum tempo. A escritura deverá ser assinada em breve. O projecto de arquitectura, agora a dar os primeiros passos, deverá dar entrada na Câmara Municipal dentro de três meses. O início da construção da nova zona residencial da cidade deverá acontecer no próximo ano ou, no pior dos cenários, em 2013. Em declarações à RAM, o arquitecto Silvano Festa adiantou que o objectivo passa por reconverter o espaço «numa zona habitacional de grande qualidade». O bairro com cerca de cinco mil metros quadrados é constituído por 12 edifícios, que antigamente eram habitados por trabalhadores da CP. O espaço está votado ao abandono há mais de duas décadas. A Câmara Municipal aplaudiu a iniciativa e adiantou que a «empresa que dá garantias de qualidade». O presidente José Maria Costa sublinhou que a intenção do promotor vem ao encontro dos planos que o município traçou para aquela zona da cidade. Segundo o autarca já houve “uma troca de impressões”, no sentido de articular o projecto do novo empreendimento, com a intervenção que o município vai promover no espaço público circundante. Costa explicou que o objectivo dos primeiros contactos foi o de “adequar” o complexo e respectivos arranjos exteriores com a requalificação da Avenida Capitão Gaspar de Castro, cujo concurso deverá ser lançado ainda em este ano. Esta requalificação inclui a construção de uma ciclovia, a reformulação viária e a qualificação do espaço público, para melhorar as condições de circulação pedonal. Sem destino há mais de 20 anos, as casas e os terrenos do antigo bairro foram palco das mais variadas actividades marginais e até de depósito de lixo. Em 2008 a Refer deu por concluída a selagem de todas as habitações. A empresa justificou a decisão com a necessidade «de minimizar os efeitos da utilização das casas por indigentes e prevenir actos de vandalismo». A degradação daquela zona chegou mesmo a ser levada à Assembleia Municipal, em 2006, tendo sido aprovada uma moção que apelava à Refer para acabar rapidamente com aquele «foco de insalubridade» na cidade.

Fonte: Rádio Alto Minho (08.04.2011)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul