Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Cartaz da Romaria d'Agonia recebeu 36 propostas



A "VianaFestas", entidade municipal encarregue da organização da Romaria d'Agonia, em Viana do Castelo, recebeu 36 propostas para a concepção do cartaz da festa de 2011, que pela primeira vez foi a concurso público.
"É um número que vai de encontro ao que esperávamos. O que se nota é que há muitos concorrentes que são estudantes de design e de vários pontos do país", explicou António Cruz, da "VianaFestas".
O responsável admite que este interesse dos mais jovens "poderá servir, provavelmente, para dar um novo ar ao cartaz".
Pela primeira vez, em mais de cem anos de história, a concepção do cartaz oficial da Romaria será feita por concurso público, que decorreu até 15 de Abril. Até 2010 era da responsabilidade da "VianaFestas" convidar, directamente, algum especialista, fotógrafo ou designer a elaborar o cartaz.
Esse formato foi criticado em 2010, nomeadamente nas redes sociais, não só devido ao tema do cartaz, o mar de Viana, mas em relação à estética da jovem mordoma que nele figurava.
Ainda antes da edição anterior da festa, que leva um milhão de pessoas à cidade minhota durante três dias do mês de Agosto, a "VianaFestas" anunciaria a realização de um concurso público para, futuramente, escolher o cartaz.
"Estamos a falar do rosto da festa, visto em todo o mundo. Só em cartazes e programas são mais de 70 mil em que esta escolha vai aparecer", acrescenta António Cruz, sublinhando que a vitória não prevê qualquer compensação financeira.
Para já, garante, todos os 36 trabalhos recebidos estão ainda lacrados e só serão abertos a partir da próxima semana pelo júri do concurso, com elementos de sete entidades com responsabilidade na Romaria, que deverá decidir o vencedor até 15 de Maio.
No mês de Agosto todos os restantes 35 trabalhos apresentados a concurso vão ser expostos na cidade.

Fonte: Jornal de Notícias (27.04.2011)

Comentários

Anónimo disse…
Não deve ser muito dificil fazer um cartaz melhor do que o do ano passado.
Depois de toda a polémica espero que desta vez saia alguma coisa de jeito.
Não resisto a comentar a foto que acompanha esta notícia. Na realidade os nossos fatos regionais são dos mais bonitos que há em todo o Portugal e as mulheres Vianenses não ficam atrás.
Anónimo disse…
Citando:"Esse formato foi criticado em 2010, nomeadamente nas redes sociais, não só devido ao tema do cartaz, o mar de Viana, mas em relação à estética da jovem mordoma que nele figurava".
É pena que seja esta a ideia que ficou das críticas que se fizeram porque na verdade, e no meu entender, nem a temática nem a jovem tiveram nada a ver com a"revolta" de alguns (verdadeiros)críticos. Porque aquilo que foi um lavar de roupa suja ou um desabafar de gente recalcada, não interessa para a qualidade gráfica que deve ter o cartaz da maior romaria, como dizem. Continuam a ser mesquinhos na abordagem que fazem a este assunto.É lamentável.
Aquilo que se espera é que DE FACTO, a qualidade visual, gráfica do cartaz melhore consideravelmente (ou passe a existir finalmente) e que não se ligue a quem figura no cartaz, se é filha ou enteada de A ou B. Espera-se, nos tempos que correm, que haja mais profissionalismo na elaboração do cartaz. O resto são mexericos.

Mensagens populares deste blogue

GIL EANNES | Um Navio com história e memórias

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”