Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

...e cumpriu-se a tradição: o judas foi queimado!

Centenas de pessoas assistiram hoje à leitura do Testamento e Queima do Judas, na freguesia de Monserrate, Viana do Castelo.
A Queima do Judas que, como habitualmente, teve como palco principal o Campo do Castelo, em plena zona da Ribeira, é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Monserrate que não deixa morrer uma tradição com fortes raízes na Freguesia.
O Judas, um boneco do tamanho de um humano, vestido a rigor, feito com uma estrutura em arame, cheia com jornais, palha… é transportado em ombros por populares que percorrem diversas ruas de Monserrate e depois de lido o testamento (onde não faltam as sátiras a pessoas e acontecimentos locais) é enforcado numa árvore e finalmente queimado.






Comentários

Inés disse…
Em Braga isto também se faz (ou fazia-se, não tenho bem a certeza), por altura da Páscoa queima-se o Judas mas penso que não há leitura de testamento! E por altura do Carnaval queima-se o "Homem", onde se lê o seu testamento no coreto da Avenida Central.
Anónimo disse…
Gostava de saber do conteudo do testamento caso fosse possivel !
Temas por cá não faltam, gostava de saber que camisola de clube vestem os organizadores para saber se são facciosos ou não !

Mensagens populares deste blogue

VIANA | A Praça da República já foi assim...

Símbolos da construção naval de Viana