Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Ourives de Viana vai doar mais de 500 peças ao Museu do Traje

O proprietário da ourivesaria e do museu do ouro Viana, que em Setembro de 2007 foram alvo do mais violento assalto à mão armada de que há memória na cidade vai doar um espólio composto por mais de 500 peças ao Museu do Traje.
A doação deverá ser formalizada antes da edição 2011 das Festas da Agonia depois de constituída uma Fundação que para além do ourives integrará também a Câmara Municipal e a Associação Empresarial.
Em homenagem ao filho do empresário a fundação terá o nome de Eduardo Freitas.
Com a criação da Fundação o empresário pretende ver assegurada a preservação do espólio que integra peças actualmente expostas do Museu do Ouro que o próprio criou no centro histórico da cidade.
Há mais de uma década que Manuel Freitas tinha a intenção de doar à cidade o espólio que foi adquirindo ao longo dos anos.
Um sonho que poderá ser concretizado antes das Festas da Agonia. As peças irão ficar guardadas na caixa forte do museu do traje que chegou a albergar a delegação do Banco de Portugal.
A par da doação das 500 peças o ourives de Viana quer também apresentar um livro «Ourar e Trajar», da sua autoria, sobre ourivesaria e os trajes regionais.

Fonte: Rádio Alto Minho (19.04.2011)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRAIA NORTE | Marginal pedonal vai abrir ao público

VIANA DE ANTIGAMENTE | Chafariz da Praça

"World Explorer" made in Viana do Castelo

Romaria D’Agonia 2017 | Programa provisório