Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Ourivesaria Carvalho | Exemplo de longevidade


Atingir mais de dois séculos de existência é um feito cada vez mais raro no panorama empresarial português e que é digno de ser destacado.
Fundada no distante ano de 1809, a Ourivesaria Carvalho situada na Rua da Picota é o estabelecimento comercial mais antigo da cidade de Viana do Castelo e a mais antiga casa do ramo que, no país, permanece em actividade ininterrupta.

Um pouco da longa e secular história da Ourivesaria Carvalho:

“… salienta-se o facto de esta casa comercial ter tido também, até há algumas décadas atrás, uma oficina própria para confeccionar lindas e artísticas peças de ourivesaria que depois eram vendidas no próprio estabelecimento.
O resumo do seu já longo historial consta que a Ourivesaria Carvalho foi fundada em 1809 por João Custódio da Silva.
Após ter falecido o pioneiro em 27 de Fevereiro de 1873, sucedeu-lhe o seu irmão Caetano Luís da Silva, que continuou a manter a tradicional honestidade que o estabelecimento comercial granjeava junto da sua vasta clientela.
Por morte de Caetano Luís da Silva, em 1894, a propriedade da casa passou ao empregado José António Martins que a manteve até 1905. Nesse ano tomou posse da firma o antigo empregado José Maria do Carmo Pereira de Carvalho que lhe impôs o nome de Ourivesaria Carvalho e assegurou a sua manutenção até 1935. Após esta data, a ourivesaria passou para as mãos do também antigo empregado Luís Augusto da Costa que mantendo o título deu ao estabelecimento um notável desenvolvimento, modernizando as instalações de modo a acompanhar o progresso urbano da cidade.
A partir de 1941, o estabelecimento comercial, mantendo a designação de Ourivesaria Carvalho, passou á posse e a ser gerido pelo técnico ourives Antonino Campos Alves Leão, também antigo empregado e genro de Luís Augusto da Costa…”

Extracto de texto retirado do livro “Acontecimentos que Viana Sentiu” de António de Carvalho”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GIL EANNES | Um Navio com história e memórias

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”