Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

A outra Viana do Castelo

Em Março de 2009 a cidade de Viana do Castelo, num artigo escrito na revista inglesa Wallpaper, foi muito elogiada pela qualidade da arquitectura de certas obras contemporâneas, nomeadamente o edifício da Biblioteca Municipal, da autoria do arquitecto Siza Vieira, do conjunto de edifícios da Praça da Liberdade, projectados por Fernando Távora e mais algumas construções, utilizando mesmo a expressão “Meca da Arquitectura”, referindo-se a Viana.
Muitos Vianenses gostaram dos elogios, mas acharam a expressão um pouco exagerada.
É certo que a cidade tem sido valorizada com algumas novas construções e principalmente o seu centro histórico tem sido alvo da recuperação de alguns edifícios emblemáticos (Casa dos Nichos e Igreja das Almas) e de intervenções em diversos prédios de particulares, mas não se pode ignorar o número de habitações degradadas que se encontram um pouco por todo o lado.
As imagens em baixo reflectem a outra Viana do Castelo.






Comentários

Joana Vasconcelos disse…
Eu que percorro a cidade a pé todos os dias, sou confrontado com uma quantidade enorme de prédios em adiantado estado de degradação.
Reconheço que muito se tem feito nos últimos tempos no sentido da recuperação de alguns desses edifícios em ruínas, mas só não compreendo qual a razão de muitos deles se encontrarem há muitos anos naquele estado, sem que ninguém faça nada. A agravar a situação é que esses edifícios estão implatados em plena zona nobre da cidade, o que convenhamos não é um bom cartão de visita.
José Castro disse…
Esperemos que a ninguém lhe caia alguma telha ou beiral na cabeça,pois alguns prédios estão mesmo a cair...mas depois da casa roubada meteremos trancas nas portas.
capitão disse…
É uma vergonha nacional e não só de Viana do castelo, que as cidades mantenham os seus centros históricos desabitados e degradados.
Tal deve-se a uma política onde o lobby dos construtores civis e as próprias câmaras vão tirando dividendos, à custa da população que se vê atirada para a periferia e obrigada a custos acrescidos em deslocações. Para cúmulo o estacionamento vai aumentando de preço.
Neste sentido, Viana não é uma "cidade amiga"!
Esperar para ver disse…
Muitos edificios antigos foram adquiridos em tempos que a imobiliaria atingia valores consideráveis( a especulação era uma constante ), Hoje não é assim , o valor real das coisas desceu abruptamente e quem comprou imóveis nos ultimos 15 anos se os vender no momento actual perde dinheiro!
Alguns dos prédios em questão vão levar anos a ser rentabilizados.
Viana vai ter de se habituar a ver as casas a cair pois vai ,levar tempo a recompor-se da crise que atravessa.
A vida está dificil para quem constroi , para quem vende, e para quem compre.
Se alguem quiser dar uma ajuda , recebemos propostas e ideias para tentar solucionar o problema..

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Bicicletas desafiam os degraus do escadório de Santa Luzia

Funicular de Santa Luzia | A transportar pessoas desde 1923

VIAGENS À MINHA PRAIA | Na Praia do Cabedelo com Melânia Gomes

VIANA | Quinhentos dançarinos juntam-se para mais um Festival de Folclore Internacional