Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

A renovada Escola Secundária de Monserrate

A Secundária de Monserrate está prestes a completar 123 anos e o seu actual edifício 47. Depois de passar por profundas obras de requalificação e ampliação, eis que a renovada Monserrate vai ser novamente “inaugurada”.
Num investimento de cerca 14 milhões de euros a escola foi alvo da primeira intervenção de fundo da sua história.

"A actual Escola Secundária de Monserrate tem as suas raízes na primeira Escola Industrial e Comercial que existiu no distrito de Viana do Castelo. Fundada com a designação de Escola de Desenho Industrial de Viana do Castelo, por decreto de el-rei D. Luís I em 13 de Junho de 1888. Inaugurou em 21 de Outubro de 1888 num dos mais belos edifícios do século XVIII, o palácio que foi do Tenente de Armas General Luís do Rego Barreto e, à data da aquisição pelo Estado, em 24 de Março de 1878, propriedade de D. Isabel Cândida Neves, viúva de Sebastião da Silva Neves e sogra do poeta e secretário-geral do Governo Civil, Guerra Junqueiro. O primeiro director da Escola foi o escultor Serafim de Sousa Neves que havia sido professor da Academia das Belas Artes do Porto onde fora discípulo e companheiro de Soares dos Reis, e cujo nome anda também ligado à fundação do Museu Regional de Viana do Castelo, onde tem uma sala que lhe é consagrada pela valiosa colecção de louça de Viana que lhe pertencera e a Câmara adquiriu à família deste artista e coleccionador…"

Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo

Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo

Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo

Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo

Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo

Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo

Comentários

  1. Uma acção meritória do Governo, que só peca por tardia.
    De facto a requalificação das escolas e dos equipamentos públicos devia ter prioridade em relação às auto-estradas que tanto nos custam.

    ResponderEliminar
  2. Estudei nessa Escola. Ainda cheirava a nova quando a frequentei. Já lá vão 40 e tal anos. Na altura era um espectáculo. Mas a realidade, como em tudo na vida, nada é eterno há que renovar e adaptar às novas realidades. Há já alguns anos que estas instalações estavam muito degradadas e a precisarem de ser adaptadas às novas exigência.
    Não a vi ainda por dentro, mas pelo que me dizem tem excelentes condições.
    Por fora está mais atraente e moderna.
    Parabéns a todos que tornaram possível esta ampliação e requalificação.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Os Monumentos Nacionais da Praça

VIANA | O sonho e arte de nove trabalhadores dos ex-ENVC em exposição

Viana do Castelo 8.º concelho mais exportador do norte em 2016