Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Escola Secundária de Monserrate: Escola de «excelência»,«de sonho para professores e alunos»

As obras de requalificação, iniciadas em Junho de 2009 estão concluídas num investimento que ronda os 16 milhões de euros.A inauguração está prevista para este sábado às 15 horas, para já com a presençã confirmada da Ministra da Educação.
O espaço escolar em Monserrate duplicou de sete para 14 mil metros quadrados. Os jardins interiores os espaços exteriores, a cantina que serve cerca de 500 refeições diárias, são apenas alguns exemplos que levam o director do estabelecimento a considerar que hoje o edifício «parece mais uma universidade do que uma secundária».
O projecto foi desenhado pelo arquitecto Marques Franco que privilegiou «soluções inovadoras» e de eficiência energética. A luminosidade é um dos aspectos sublinhados por José Carvalhido da Ponte.
O aproveitamento das águas pluviais para os autoclismos e a instalação de painéis solares e fotovoltaicos são alguns exemplos de soluções inovadoras.
Em termos de climatização, a escola «foi toda embrulhada em esferovite, para não deixar entrar o frio». Há ainda tectos acústicos em todo o edifício, uma solução «particularmente importante» para os professores, «já que se farão ouvir muito melhor com metade do esforço que actualmente são obrigados a fazer».
Entre obras e apetrechamento a intervenção custou cerca de 16 milhões de euros.
O único inconveniente diz o director da Escola de Monserrate é o esforço físico que preciso empregar para percorrer o novo espaço.
Criada em 1888, a Secundária de Monserrate foi alvo da primeira «intervenção de fundo» da sua história que deverá ser dada a conhecer à cidade em Junho ou em Outubro.
A remodelação dotou ainda a Secundária de Monserrate de uma nova zona de laboratórios o centro de recursos, oficinas e salas de arte, centro de aprendizagem, biblioteca e ginásio com salas de aeróbica e musculação.

Fonte: Rádio Alto Minho (04.05.2011)

Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo

Comentários

Joana Vasconcelos disse…
Estão de parabéns todos aqueles que contribuiram para que esta obra se realizasse.
Agora é preciso que quem lá estuda, faça por merecer todas estas excelentes condições que lhes são proporcionadas.

Mensagens populares deste blogue

MÚSICA | O coração bate forte em Viana

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”

VIANA | O que há para ver hoje na cidade