Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Passeios ocupados pelos carros


A foto em cima documenta o que acontece todos os dias, desde que fizeram a requalificação daquela zona da Ribeira de Viana, já lá vão alguns anos. Tudo o que é veículo ocupa abusivamente o espaço envolvente da Capela de Santa Catarina.
É banal assistirmos ao triste espectáculo de viaturas a circular pelo passeio à procura do seu lugarzinho de estacionamento.
É revoltante esta falta de civismo destes espertinhos, pois a poucos metros há no Campo da Agonia e nos terrenos envolventes do Castelo Santiago da Barra, muitas dezenas de lugares de estacionamento gratuito (pelo menos até ver).
Só vejo uma solução para acabar com esta vergonha, é o local receber mais visitas de agentes da PSP (até agora têm tido uma actuação manifestamente insuficiente), pois talvez assim se conseguisse algum sucesso no combate a este problema.
Já não é a primeira vez que abordo este assunto aqui no blogue e tinha prometido a mim mesmo não voltar a falar nele, pois mesmo após ter dado conhecimento da situação à Câmara e à PSP (esta agradeceu o alerta e actuou durante uns dias, mas depressa desistiu), considerei esta causa perdida.
A razão de voltar ao tema deve-se ao facto de na passada 5ª Feira, estando eu mais uns amigos a conversar no passeio junto à Capela de Santa Catarina, eis que de repente pára junto a nós uma viatura e o seu condutor gesticulando (com modos não muito pacíficos) e buzinando ruidosamente, para que nós desobstruísse-mos o passeio para o senhor poder estacionar o seu automóvel.
O sentimento de impunidade desta gentinha é de tal ordem, que se julgam com todo o direito de circular nos passeios e a ocupar abusivamente, com as suas máquinas, os espaços que não lhe estão destinados.

Comentários

  1. É verdade sim senhor,a mim já me aconteceu o mesmo até parece que é o peão que está a transgredir,contudo tenho visto várias vezes a polícia a passar e fazer de conta que nada vê!!!
    Esta é mais uma vergonha na nossa Cidade,nem Autoridades Policiais nem Junta de Freguesia nem a Câmara actuam,porque será???

    ResponderEliminar
  2. Como é zona pobre da Cidade não se faz caso de nada,contudo ao redor do Prédio do Coutinho é uma autentica caça à multa e por vezes a automoveis que nada de mal nem de estragos fazem aos passeios como no caso de Sta Catarina...

    ResponderEliminar
  3. e não esquecer o triste espectáculo na Praça da República onde muito frequentemente as viaturas ocupam todo o espaço em redor do Museu do Traje!

    ResponderEliminar
  4. Excelente post, não podemos deixar que isto seja constante na cidade..Não deixe de abordar este tema...Isto também é muito comum na rua General Luis do Rego...

    Concordo também com José Castro em relação aos carros em frente ao Museu do Traje..

    ResponderEliminar
  5. É uma vergonha o que se passa junto a esta Capela. Últimamente são às dezenas as viaturas que estacionam ao redor de toda a Capela.
    O piso (que não foi feito para andarem viaturas em cima dele) em certas zonas encontra-se todo esburacado. A boca de incendio que se encontra junto à Capela, já não tem conta as vezes que automobistas mais azelhas a estragam.
    Só não entendo a razão dos agentes da PSP (que passam lá algumas vezes), assobiam para o lado e não actuam.

    ResponderEliminar
  6. Um problema que merece muita atenção em Viana do Castelo.
    É uma doença que podia ter remédio, mas vá lá percerber-se porque a P.S.P não actua. Devia ser rigorosa, exemplar e não o é. Quase nunca - porque existem bons agentes - pois basta sai à rua e ver a vergonha, a falta de respeito pelos peões e o incumprimento do código. Basta ver o fundo da Avenida. A Avenida do s Combatentes. O Campo da Agonia. A Conde Carreira. A rua dos Bombeiros. O estacionamento de café. De Quiosque e para terminar de alguns locais que parecem ser ministérios tal é a faculdade e invisibilidade perante carros-patrulha, motociclos e agentes apeados.
    É urgente acabar com isto. Revolta ver quem trabalha muitas vezes ser aborrecido por agentes que não sabem o que é bom senso e depois ver meninos, meninas e outros que tal não pagarem 0,40 cêntimos de parque e por exemplo irem passear ao jardim.
    Quanto a caça à multa concordo com o comentário, mas não chega. Não podemos querer ter sol na eira e chuva no nabal.
    Agora que é necessário repensar toda o trânsito de forma a satisfazer e permitir a sobrevivância da "cidade" é tarefa primordial.
    Uma palavra ao Shopping. Faltava referir essa artéria. Um caos. Para cima e para baixo. E aquela passadeira sistemáticamente ocupada por automóveis?
    Tudo isto irrita.
    Mas basta todos começarmos a exigir e depois não criticar as autoridades. É que oiço muitos falarem, mas quando toca na sua "quinta" é o cabo dos trabalhos.

    ResponderEliminar
  7. Muitos "trastes " ocupam a via publica e ninguem toma providencias.
    Logistas põem coisas na rua embaraçando a rua e o percuso pedonal.
    Regularmente vemos pessoas que inicialmente colocavam poucas coisas e agoram montam outra loja do lado da Rua até pondo bancas.
    Quem se der ao cuidado em todo a zona histórica vemos estes artigos expostos regularmente na via publica.
    Não são só os veiculos que ocupam espaços e passeios, mas todo o tipo de artigos e bugigangas.

    ResponderEliminar
  8. Vianense trabalhador2 de agosto de 2011 às 22:05

    E os carros que se encontram na avenida dos combatentes estacionados o dia todo no local de cargas e descargas sem nada se passar por serem do barbeiro e outros lojistas da avenida!! Já chamei uma vez a PSP para fazer uma descarga viram a viatura e como era conhecida o agente pegou no telemóvel colocou-se a telefonar e não multou os mesmos. Está tudo "minado" na PSP e principalmente pelos gestores dos parques privados. Por isso é uma caça a multa em redor do prédio Coutinho. Desistam dessa guerra...

    ResponderEliminar
  9. Por ordem no estacionamento de carros por detras do Predio do Coutinho3 de agosto de 2011 às 21:05

    Por detrás do Predio do Coutinho há um parque de estacionamento.
    Raramente faço estacionamento no local ,mas na semana passada deparei-me com um problema, queria tirar o carro e não podia tirar o meu carro, porque tinha outro na minha frente.
    Depois de uma espera longa veio o dono de disse-me que no tablie do carro da pessoa tinha o numero do telemovel, para eu telefonar .
    Que grande lata e má criação eu é que tinha de telefonar!
    Porque é que a policia não põe ordem no respectivo local, muitas vezes passo lá a pé e os estacionamentos são de bradar os céus.
    Se a policia actuasse convenientemente teria trabalho no local para todos os dias basta impor disciplina e ordem para os automobilistas se respeitarem.
    O local precisa de ordem, vasta passar lá para ver a pouca vergonha de estacionamentos feitos regularmente e ver carros abandonados que estão á mais de um ano no local.

    ResponderEliminar
  10. Vandalos da noite fazem estragos30 de agosto de 2011 às 15:56

    Nesta fotografia critica-se por os carros invadiram espaços da via publica que se destinam unicamente a peõs.
    Junto ao edificio do Predio Jardim há um passeio com dois espaços completamente destruidos pelos vandalos da noite.
    Como resultado é quedas constantes de pessoas idosas que regularmente passam no local.
    Estes buracos com as pedras levantadas já se arrastam desde Julho e já vamos em Agosto .
    Se forem concertadas como as anteriores , vão levar mais de um ano a arranjar.
    Essa gente estupida que passa o tempo a degradar e a vandalizar os passeios , não repara que os prejudicados são as pessoas que passam no local sujeitando-se a todo o tipo de quedas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Viana do Castelo 8.º concelho mais exportador do norte em 2016

VIANA | Dia de Feira

VIANA | Atleta vianense recebe apoio para “atacar” Jogos Olímpicos