Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

“CAFÉ SPORT”, o café mais antigo de Viana do Castelo


Para encontrar o café mais antigo de Viana do Castelo em actividade até hoje, é preciso ir ao “Café Sport”, que já no ano de 1879 era referido (com o nome de Café Restaurante Europa) como sendo o mais antigo.
O Café Sport fica situado na Rua dos Manjovos, no coração de Viana do Castelo. Com mais de 100 anos, para se ter mantido aberto ao longo destes anos todos, é por que certamente tem oferecido à sua clientela, um ambiente acolhedor, um bom atendimento e com certeza boa comida.

Saiba um pouco da história do “Café Sport”, lendo o extracto de texto retirado do livro “Acontecimentos que Viana Sentiu” da autoria de António de Carvalho.

"...Este histórico estabelecimento que no longínquo ano de 1879, já era considerado o café mais antigo de Viana, tinha à frente António Cardielos que o apelidou de Café Restaurante Europa. Foi ali que aquele homem de negócios prosperou e ganhou dinheiro para mandar construir de raiz o Hotel Europa, no gaveto das ruas da Picota e Manuel Espregueira, em funcionamento a partir de 1885, até à segunda década do século, substituído depois pelo edifício do Banco de Portugal, a servir actualmente de Museu do Trajo.
Mais tarde, aquele café pioneiro pertenceu a João Bento Correia de Almeida, até que foi tomado por José Gonçalves de Carvalho e então ficou a ser conhecido pela designação de ”Café do Zé”. Tinha bons bilhares. Era tido como ponto de reunião de democratas e ai pontificaram durante anos, personalidades como Salvato Feijó.
Por 1949, depois de ter passado por várias gerências, ficou na posse do respeitado e empreendedor empresário de panificação Joaquim Alves que, introduzindo-lhe grandes obras de remodelação passou a denominá-lo Café Sport.
Finalmente, em 8 de Abril de 1955, foi adquirido por uma conceituada figura que Viana bem conhece e já muito deve, não só pelo seu dinamismo empresarial, como também por se ter evidenciado, primeiro como desportista, depois como empenhado dirigente associativo e posteriormente, como apaixonado e benemérito promotor dos clubes desportivos mais representativos da cidade - Zé Natário".

Comentários

  1. Algumas correcções9 de janeiro de 2012 às 01:03

    O Sr António Cardielos " Poeta " e abastado proprietário possuia imensos haveres.
    Possuia uma grande quinta com Capela na freguesia de Funtão , vem próximo de Viana.
    Foi uma das familias mais abastadas da cidade.
    Teve uma filha que foi casada com o falecido Sr Eugénio Pinheiro da qual não teve geração.
    Para além do Hotel Europa teve negócios ligados a fazendas e texteis na Rua Manuel espregueira com ligação á Rua da Picota.
    Mais tarde deu continuidade o Sr Eugénio Pinheiro a essa actividade tornando-se num importante industrial com armazêns no Porto , Coimbra e Lisboa.
    Em Frente à Pastelaria Manuel Natário, na Rua Manuel Espregueira Nº10 foi montado " um Bar-Café com a designação de Europa nos anos 20de uma pessoa com o apelido Cardielos, penso que era um familiar da pessoa atrás mencionada e que lidou de perto " como o Sr .Manuel Natário.
    Cheguei a conhecer a pessoa em questão usava uma boina na cabeça .

    ResponderEliminar
  2. histórias para contar8 de abril de 2012 às 23:47

    Uma revista de 1948 evoca as comemorações das festas das bodas de ouro do Sport Club Vianense. Além do conteudo historial apresenta também propaganda das diversas casas comerciais da cidade de Viana do Castelo dessa época .
    Um reclame diz o seguinte;-

    -Europa-
    Bar - Restaurante
    Especialidade de Mariscos
    Serviço à lista
    Rua Manuel Espregueira 8-10
    Viana do Castelo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Os Monumentos Nacionais da Praça

VIANA | O sonho e arte de nove trabalhadores dos ex-ENVC em exposição

Viana do Castelo 8.º concelho mais exportador do norte em 2016