Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Dia Europeu Sem Carros traz principais marcas de veículos eléctricos a Viana do Castelo

Carros, bicicletas, scooters, segways, quadriciclos, bicicletas, e skates eléctricos das principais marcas estão, entre hoje 22 de Setembro e 25 de Setembro em Viana do Castelo para assinalar o Dia Europeu Sem Carros. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade e servirá como espaço de apresentação dos principais veículos eléctricos disponíveis em Portugal sob o lema “Mobilidade Alternativa”.
Assim, na Praça 1.º Maio estarão expostos veículos de quatro rodas (automóveis e quadriciclos) eléctricos, enquanto no Largo da Estação, onde existe um ponto de carregamento eléctrico da MOBI-E, estarão automóveis para test drive, nomeadamente um I-Miev (Mitsubishi), um Leaf (Nissan) e um Ion (Peugeot). Na Praça da República, poderão ser vistos e utilizados outro tipo de veículos eléctricos como bicicletas, scooters, scooters de mobilidade, segways e skates eléctricos.
Também a Câmara Municipal se vai associar à iniciativa com uma pequena mostra da sua frota de viaturas eléctricas ao serviço, uma vez que estão ao serviço municipal dois autocarros eléctricos que circulam no centro da cidade desde 2005 e cinco veículos eléctricos.
Esta iniciativa inclui marcas e empresas como a Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Soma, Stressoff, Lavarinhas, VianaCycles, Green Target, Ecobalance, Zero Kit, Ecoveículos e Gingabike, que trarão a Viana do Castelo viaturas para test-drives e para exposição, tornando Viana do Castelo uma cidade de veículos eléctricos.
Recorde-se, a propósito, que Viana do Castelo integra o projecto-piloto MOBI-E e possui um Plano Municipal para a Mobilidade Eléctrica, que previa, numa primeira fase, a instalação de dez áreas de carregamento (já disponíveis) e prepara uma segunda fase a implementar até 2015.
As comemorações do Dia Europeu Sem Carros de hoje integram ainda diversas iniciativas como a inauguração do percurso laranja da “Pegada Saudável” na Praça da República, pelas 21h00, com música nos mini-autocarros eléctricos dinamizado pela Escola de Música Amadeus com a participação da tuna feminina Tunice. Decorre ainda um atelier de medição de qualidade de ar/ruído e uma campanha de sensibilização junto dos funcionários da Câmara Municipal de Viana do Castelo “Na cidade sem o meu carro”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GIL EANNES | Um Navio com história e memórias

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”