Avançar para o conteúdo principal

Russos interessados nos Estaleiros de Viana do Castelo

O presidente da Câmara de Viana do Castelo admitiu hoje o interesse de investidores russos nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, os quais já reuniram com a administração daquela empresa pública. Segundo José Maria Costa, este contacto foi feito através do município por uma empresa de consultadoria internacional que representará investidores russos na área das energias. "Fizemos chegar essa informação [do interesse] aos estaleiros e na passada sexta-feira houve um contacto da empresa russa junto da administração. Eu próprio recebi essa delegação na Câmara Municipal, antes da reunião", explicou o autarca. José Maria Costa acrescentou que esta movimentação poderá estender-se a outras propostas, no âmbito da economia do mar, apresentadas pelo município que mereceram "grande interesse dos investidores". Sobre as propostas em cima da mesa, a administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) nada adianta, mas José Maria Costa, que igualmente na sexta-feira reuniu com o novo presidente do conselho de administração, Jorge Camões, diz-se agora mais sereno. "Fiquei bem impressionado com o interesse e a motivação do novo presidente e parece que de facto está a ser estudada uma solução de viabilidade para os estaleiros, o que nos deixa mais sossegados", apontou José Maria Costa. O Ministério da Defesa decidiu esperar até Outubro por uma proposta para a viabilização dos ENVC, a propor pela administração. Em Junho, a anterior administração, liderada por Carlos Veiga Anjos, chegou a anunciar um plano de reestruturação prevendo a saída de 380 dos 720 trabalhadores, como forma de diminuir os custos fixos, tendo em conta o prejuízo acumulado de 240 milhões de euros. O plano foi entretanto suspenso, e segundo informação da Empordef, 'holding' pública para as indústrias da Defesa, surgiram agora várias propostas de parcerias e outras soluções de negócio para os ENVC. "Só ficaremos totalmente sossegados quando tivermos em cima da mesa uma proposta que vá de encontro às aspirações da cidade e dos trabalhadores, em que não se percam empregos numa situação tão difícil como a que o País está a atravessar", afirmou hoje o autarca socialista de Viana do Castelo.

Texto: DN online (19.09.2011)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Páscoa Doce em Viana de 23 de março a 1 de abril

Entre 23 de março e 1 de abril, Viana do Castelo volta a viver a “Páscoa Doce” com uma programação que integra diversos momentos religiosos, feira de iguarias, desfile, procissões, música e animação, numa proposta que promete encantar vianenses e visitantes, unindo o religioso e o profano. Organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Diocese de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo, com a colaboração da Vianafestas, o programa conjuga fé e devoção com alegria e animação. Programação completa na imagem em baixo:

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Viana do Castelo fiel à tradição pascal: Igrejas e capelas abertas à noite na quinta-feira santa

Uma das principais tradições da páscoa em Viana do Castelo vai novamente trazer às ruas da cidade na quinta-feira santa à noite, milhares de pessoas para a tradicional visita a igrejas e capelas.  De entre as 20 que compõem o roteiro deste ano, fazem parte as capelas da Casa da Carreira (integrada no edifício da Câmara Municipal), do Museu Municipal, de Nossa Senhora da Conceição da Rocha e das Malheiras que abrem ao público pela primeira e última vez no ano. Também é nesta altura que os templos abertos à visita e oração são enfeitados com flores, havendo mesmo uma “competição” saudável entre eles para ver quem consegue ter a igreja/capela mais bonita.  Esta iniciativa de visitar as igrejas e capelas da cidade está integrada na programação da Semana Santa e do programa Páscoa Doce em Viana do Castelo.  Roteiro das igrejas e capelas de portas abertas das 19H00 às 24H00 na quinta-feira santa:  Sé Catedral, a Capela de Nossa Senhora do Resgate, a Igreja de Nossa Senhora da

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Andando pela cidade…

Degradados e ao abandono há vários anos. A necessitarem de intervenção de reabilitação e/ou manutenção. Há que “dar vida” a estes edifícios antigos sem uso. Apesar de se verificar que, alguns dos edifícios degradados da cidade foram recuperados nos últimos anos, ainda há muito por fazer na reabilitação urbana. As fotografias em baixo dizem respeito a três edifícios degradados e abandonados há vários anos que precisam de ser recuperados, todos eles situados na rua Sacadura Cabral, no centro histórico da cidade de Viana do Castelo.