Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Politécnico de Viana do Castelo receberá o IV FIRMA

Criado com o objectivo de analisar o estado dos recursos marinhos vivos em diferentes países ibero-americanos, o Fórum deste ano pretende promover a ideia de uma exploração sustentada e eficiente das pescas e da produção aquícola.
Nos próximos dias 27, 28 e 29 de Outubro, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] acolherá o IV Fórum Ibero-americano dos Recursos Marinhos e da Aquacultura [FIRMA], criado com o principal propósito de analisar em diferentes países ibero-americanos o estado dos recursos marinhos vivos, para além de realçar o debate acerca de uma exploração sustentada e eficiente das pescas e da produção aquícola. Numa organização conjunta com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental [CIIMAR], o certame será realizado no Auditório Principal da Escola Superior de Tecnologia e Gestão [ESTG] do IPVC.
Manuela Vaz Velho, Directora da ESTG-IPVC e Presidente da Organização do IV FIRMA, ao analisar a importância da realização deste evento na instituição, lembra que este fórum não pretende ser apenas mais um evento na área das ciências marinhas e aquacultura, ou um congresso científico que cubra os circuitos habituais da investigação académica. “O FIRMA pretende fazer algo diferente. Pretende ser um espaço em que os agentes envolvidos (empresas do sector, investigadores, universidades, instituições governamentais, e outros agentes de desenvolvimento regional, nacional e internacional), possam facilmente compreender, divulgar e interagir em prol do desenvolvimento do sector, com o objectivo de optimizar a gestão dos recursos marinhos e o desenvolvimento da aquacultura no espaço ibero-americano”, conclui Manuela Vaz Velho.
Com um vasto programa de conferências, ainda associado ao IV FIRMA, no dia 26 de Outubro, realizam-se vários mini-cursos, sobre diversas temáticas, com formadores nacionais e estrangeiros. As inscrições, no valor de 150€, devem ser submetidas on-line. Estudantes de licenciatura ou mestrado, oriundos de quaisquer instituições de ensino, pagarão um preço simbólico de 50€, tendo direito a informações, assistência e convites para actividades do Fórum, para além de senhas que darão direito a almoço no refeitório do IPVC.
Ainda no âmbito do IV FIRMA, Viana do Castelo receberá o navio Santa Maria Manuela, onde terão lugar os jantares e, no último dia do Fórum, um passeio em alto-mar.

Fonte: IPVC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRAIA NORTE | Marginal pedonal vai abrir ao público

VIANA DE ANTIGAMENTE | Chafariz da Praça

Romaria D’Agonia 2017 | Programa provisório

VIAGENS À MINHA PRAIA | Na Praia do Cabedelo com Melânia Gomes