Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Sr. Armando, há mais de 60 anos a exercer a profissão de funileiro

O Senhor Armando, hoje com 80 anos de idade, exerce a profissão de funileiro há mais de 60 e ainda trabalha na sua oficina de funilaria que abriu já lá vão 58 anos (antes trabalhou por conta de outrem), situada no Largo de Santa Catarina, em Viana do Castelo.
Funileiro é uma arte em vias de extinção, situação que valoriza ainda mais o trabalho deste profissional que presentemente é o único em actividade na cidade.
Foi sempre com muita dedicação que o Sr. Armando produziu ou consertou baús, baldes, regadores, tabuleiros, funis… utensílios em alumínio, chapa zincada ou folha flandres.
Hoje, com avançada idade e pouca saúde, limita-se a fazer pequenos serviços para passar o tempo. Como actualmente a procura dos utensílios que produz é muito diminuta, fica a maior parte do tempo sentado a ver quem passa ou a conversar com fregueses e amigos.
Na sua oficina ainda podemos encontrar baús (outrora muito procurados pela classe piscatória da Ribeira de Viana do Castelo), regadores, baldes… todos produzidos artesanalmente, mas pouco procurados nos tempos actuais.







Comentários

  1. O autor deste blog foi buscar e muito bem um Mestre Artesão. Apoios a este homem ?
    Alguem da nosso famoso IPVC se lembrou dele para aproveitar a sua mestria e em associação com os tão famosos designers nesta Arte para não se perder ?
    Conheço homens com esta Arte que percorrem o país a mostrar e vender seus produtos. Tudo em promoção da Arte e de uma determinada região.
    São todos bons e todos Doutorados e enginheirados pra se vergarem á sabedoria da vida que este homem tem para lhes ensinar.
    Não é melhor fazer peixinhos em papel e fazer exposições sobre as especies piscatórias existentes na zona e dizer que é ARTESANATO feito pelos alunos.
    Só aberrações por Biana e todos batem palmas.

    ResponderEliminar
  2. Há muitos anos que não vejo o Sr. Armando. Pessoa simples e trabalhadora. As suas mãos faziam e espero que ainda façam maravilhas. Um verdadeiro artista na arte.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Viana do Castelo 8.º concelho mais exportador do norte em 2016

VIANA | Dia de Feira

VIANA | Semana do Mar e Aniversário do Centro de Mar arrancam hoje