Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Dragagens de canal para viabilizar exportação da Enercon até final do mês

Porto Comercial, Viana do Castelo
A administração do Porto de Viana do Castelo (APVC) vai arrancar até ao final do mês com a dragagem de um canal de navegação, indo assim de encontro à pretensão da alemã Enercon, que pretende incrementar as exportações.
A informação foi dada por fonte da APVC, que acrescentou que a operação para retirada de 45.000 metros cúbicos de inertes, custará 270 mil euros e a empresa vencedora do concurso público já tem em curso a «mobilização dos equipamentos».
Esta pretensão tem vindo a ser reclamada nos últimos meses pela Enercon, líder mundial na produção de componentes e geradores eólicos, que pretende aumentar a exportação a partir de Viana do Castelo.
Para tal, necessita, segundo o administrador da empresa em Portugal, de «melhorar a competitividade logística» destas operações, através da carga de componentes diretamente para os navios que atracam no cais na margem direita.
Até agora, apenas os navios com menor calado, e portanto menor capacidade, podem carregar no cais da empresa, e prosseguir o processo na margem contrária, onde funciona o porto da cidade.
Segundo Francisco Laranjeira, este canal evitará o constante trânsito de viaturas pesadas de grandes dimensões pelo centro da cidade, «apenas» para passarem para a outra margem, onde o canal de navegação permite a atracagem de navios maiores.
«Prevemos que as dragagens comecem ainda antes do fim do corrente mês. É uma ação com prioridade máxima por parte da APVC.

Texto: Rádio Alto Minho (14.11.2011)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Bicicletas desafiam os degraus do escadório de Santa Luzia

Funicular de Santa Luzia | A transportar pessoas desde 1923

VIAGENS À MINHA PRAIA | Na Praia do Cabedelo com Melânia Gomes

VIANA | Quinhentos dançarinos juntam-se para mais um Festival de Folclore Internacional

VIANA DE ANTIGAMENTE | Chafariz da Praça