Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

“Alto do Minho” estreia a 29 de Janeiro, no Teatro Sá de Miranda


“Alto do Minho” estreia a 29 de Janeiro de 2012 às 17H00, no Teatro Sá de Miranda, Viana do Castelo.
O documentário foi realizado para o Museu do Traje, no âmbito de uma candidatura ao QREN, e dá um novo olhar à etnografia local.

...mais do que um documentário é uma impressão. Parte de terras baixas para a época alta, para mostrar diversos matizes. O antes e o depois, que são os mesmos ciclos Atlânticos imutáveis da paisagem montanhosa, apesar de tudo. E o alto. Onde o profano se confunde com a fé como o passado com a actualidade. Alto do Minho, mais do que um filme é um retrato que mexe. Relances que podem ter ao fundo o épico de Gance, mas que são uma observação etnográfica pop, à superfície do sentimento latente. Congela anónimos e paisagens de romarias, geografias em planos numa montagens impressionista, de uma subjectividade a roçar o aleatório. 

montagem e realização MIGUEL FILGUEIRAS / cinematografia PAULO ALEGRIA / produção executiva JOSÉ FILGUEIRAS / música NORBERTO LOBO / som DIOGO AMARO / pós produção sonora PAULO MIRANDA & JÚLIO VIANA / texto adicional EDUARDO SARDINHA / tradução LIGIA MARTINS / ilustração PAULO BARROS

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Viana do Castelo 8.º concelho mais exportador do norte em 2016

VIANA | Dia de Feira

VIANA | Atleta vianense recebe apoio para “atacar” Jogos Olímpicos