Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

“Fins de semana gastronómicos” estão de volta a Viana do Castelo

Está a decorrer até 20 de maio de 2012, a 2ª edição dos “Fins de Semana Gastronómicos”, promovidos pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Associando-se a esta iniciativa, que envolve várias centenas de restaurantes de mais de 60 municípios nortenhos, o Município de Viana do Castelo promove, durante os dias 30, 31 de Março e 01 de Abril de 2012, mais um fim-de-semana gastronómico, sendo que a ementa escolhida terá como prato principal o “Bacalhau à Gil Eannes” e como sobremesa as conhecidas “Meias Luas”.
Aproveite este fim-de-semana para se deliciar com a gastronomia tradicional do concelho, servida em 49 restaurantes aderentes e participe nas várias atividades de animação que estão programadas.


Bacalhau à Gil Eannes: Numa caçoila, leva-se ao lume leite com o bacalhau, até este ficar encalido. Seguidamente, passa-se por água fria. Numa assadeira, coloca-se o bacalhau com cebola cortada, salsa, alho e azeite de forma a cobri-lo. Vai ao forno acompanhado por batatas, previamente encalidas com pele, cortadas às rodelas e regadas com o mesmo azeite. Serve-se logo no mesmo recipiente. A guarnição poderá ser acrescida, com grão cozido, acompanhado de cebola picada, alho e salsa; tudo regado com o azeite da assadura.


Meias Luas: Para a massa peneira-se a farinha e junta-se a manteiga, ligando-se com a água necessária. Faz-se um rolo e corta-se em fatias. Estende-se a massa e corta-se em Meias Luas e fritam-se em manteiga. Quando frias polvilham-se com açúcar pilé. Para o recheio põe-se ao lume o açúcar com um pouco de água até atingir o ponto pérola. Junta-se a amêndoa pelada e deixa-se ferver, adiciona-se a farinha de pau até cozer. Deixa-se arrefecer e juntam-se as gemas. Vai ao lume até ferver.


Animação:
31 de Março – Feirão da Patanisca, na Praça da República, a partir das 10h00, onde são vendidos produtos gastronómicos artesanais, confeccionados essencialmente com bacalhau. Animação pelos Grupos Folclóricos locais. 
1 de Abril – Animação de rua, a partir das 10h30, com Bombos, Concertinas e Cantares tradicionais. Atividades culturais e de lazer.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRAIA NORTE | Marginal pedonal vai abrir ao público

VIANA DE ANTIGAMENTE | Chafariz da Praça

VIANA | As piscinas de marés

"World Explorer" made in Viana do Castelo

ESCADÓRIO DE SANTA LUZIA | Descer 659 degraus de bicicleta... uma proeza de cortar a respiração