Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.

Aniversário dos ENVC: Empresa faz hoje 68 anos


Numa altura em que atravessam um período bastante difícil, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo completam hoje mais um aniversário. Fundada no dia 4 de junho de 1944, esta importante unidade industrial de Viana do Castelo muito tem contribuído, ao longo da sua existência, para o desenvolvimento sócio - económico da cidade e de toda a sua região. 
Com o futuro muito incerto, os seus trabalhadores não têm grandes motivos para celebrarem esta data. 
Recorde-se que os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) em dezembro de 2011, apresentavam um passivo total de 254,6 milhões de euros. 

"Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) foram fundados em Junho de 1944 no âmbito do programa do Governo para a modernização da frota de pesca do largo, na forma de uma sociedade por cotas de responsabilidade limitada com o capital social de 750 contos, por um grupo de técnicos e operários especializados oriundos dos Estaleiros Navais do Porto de Lisboa, encabeçados por Américo Rodrigues, seu mestre geral. Juntar-se-lhes-iam, como sócios capitalistas Vasco D'Orey e o vianense João Alves Cerqueira da Empresa de Pesca Proprietária de veleiros para a pesca do bacalhau. Os três primeiros navios construídos pelos ENVC, foram arrastões para a pesca do bacalhau. Eram eles o “Senhor dos Mareantes” e o "Senhora das Candeias" para a Empresa de Pesca de Viana e o "São Gonçalinho" para a Empresa de Pesca de Aveiro, todos eles de 1.480 tdw. E foram todos entregues em 1948."

"Senhor dos Mareantes" primeira construção dos ENVC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIANA | Praia de Paçô é uma das 10 melhores praias secretas para o “The Guardian”

MÚSICA | O coração bate forte em Viana